Expressões abstratas

Expressões abstratas no acervo do MAV/Unicamp

José de Souza Oliveira Filho – Macaparana
Sem título
Técnica mista sobre papel e poliestireno
Hércules Barsotti
“N° 03”
Acrílica sobre tela
Hermelindo Fiaminghi
“Permuta 1”
Offset sobre papel
Mario Bueno
“Esboço”
Óleo sobre Duratex

03 a 07 de outubro de 2011

Abertura: 03 de outubro, às 16 horas

A coleção inaugural do Museu de artes visuais da Unicamp é formada por cerca de 1.000 obras, a maioria de caráter bidimensional, de alguns dos mais importantes artistas plásticos brasileiros, como Renina Katz, Geraldo de Barros, Marcelo Grassmann, Hermelindo Fiaminghi, Hércules Barsotti e Anatol Wladislaw, e que também comporta um número significativo de trabalhos de artistas que atuaram predominantemente em Campinas e na região, e cuja ação foi determinante para o fim do predomínio das tradições acadêmicas na cidade, no final dos anos 1950.

Tais obras foram adquiridas ou incorporadas ao acervo da galeria de Arte do Instituto de Artes da Unicamp ao longo dos mais de 20 anos de sua atuação e foram doadas ao Museu de Artes Visuais, que ainda se encontra em fase de implantação, pela congregação do Instituto.

O núcleo inicial do acervo da galeria foi constituído por obras de artistas locais contemporâneos (anos 1980), bem como de integrantes do Grupo Vanguarda, que marcou a história da cidade por seu desejo de renovação artística e por suas ações em prol da difusão da arte abstrata. Essas primeiras obras foram doadas à galeria a partir de um projeto elaborado pelo professor Bernardo Caro, o qual organizou uma exposição coletiva em centro cultural de Campinas, intitulada Acervo Unicamp 1984, e solicitou a doação de trabalhos para os artistas atuantes na região. Desde então, várias foram as doações efetuadas por artistas que aqui expuseram, destacando-se, em termos numéricos, a cessão, em 1990, de 55 trabalhos da série Jogos de dados pelo artista paulistano Geraldo de Barros, um dos fundadores do grupo concretista Ruptura, de fundamental importância para a difusão da arte abstrata no país, bem como a recente doação de 300 obras do pintor de origem polonesa Anatol Wladislaw, também integrante do grupo concreto no início dos anos 1950, feita pela viúva do artista.

Embora jamais tenha tido uma política efetiva de aquisições, algumas ações puderam ser realizadas pelo conselho deliberativo da galeria, em diferentes momentos de sua história, com o objetivo de ampliação de seu acervo. Ressalte-se, por exemplo, a compra, em 2002, de 250 obras do artista campineiro Mário Bueno (1919-2001), como também da coleção Arruda, efetuada em 2007, composta por um total de 46 obras, a maioria de artistas campineiros do grupo vanguarda.

O recorte aqui apresentado privilegia expressões abstratas presentes na coleção do MAV/Unicamp, de artistas reconhecidos nacional e internacionalmente. A partir desta seleção, o público poderá entrar em contato com exemplos significativos da história da arte moderna produzida no Brasil.