Teatro Laboratório – Projetos premiados

Teatro Laboratório de Artes Cênicas e Corporais

Projetos Premiados

Primeiro
Prêmio
equipe
premiada
Segundo Prêmio

equipe
premiada

Terceiro
Prêmio
equipe
premiada
Menção
Honrosa
equipe
premiada
Menção
Honrosa
equipe
premiada
Menção
Honrosa
equipe
premiada
Menção
Honrosa
equipe
premiada
Menção
Honrosa
equipe
premiada

 

Encerrou-se recentemente o Concurso Público Nacional de idéias para a construção do Teatro-Laboratório de Artes Cênicas e Corporais do Instituto de Artes.   De 160 inscrições recebidas foram selecionados 83 projetos, vindos de todas as regiões do País, que passaram pelo crivo de uma rigorosa banca de especialistas, para a escolha dos três projetos premiados e cinco menções honrosas.

O objetivo deste concurso foi o de selecionar idéias para elaboração do projeto de arquitetura deste Teatro, que representa um já antigo anseio da comunidade do Instituto de Artes.   O teatro-laboratório representa uma parte essencial e imprescindível na formação de profissionais de dança e teatro, condição sem a qual não se cumpre com qualidade a missão do IA, que é a de buscar, sistematizar e disseminar o conhecimento através da expressão artística, em seus aspectos da prática e reflexão crítica, para formar cidadãos capacitados a estimular os processos criativos em todas as áreas de conhecimento, disponibilizando à comunidade o potencial de sensibilização e transformação contido na Arte.    

Com a construção deste laboratório, a Unidade poderá finalmente realizar de maneira plena todo o seu potencial, e ocupar lugar de destaque, em nível nacional e internacional.

Para a Universidade, esta ação representa um importante momento, em que a arte se concretiza como objeto real de pesquisa, discutido e aprovado no ambiente acadêmico com o mesmo respeito com que são tratados todos os projetos das áreas consideradas mais tradicionais, como as das ciências exatas ou tecnológicas.

O concurso foi realizado em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).     Coordenado pelo arquiteto Ronald Tanimoto, do IAB, teve como membros da banca julgadora os arquitetos Joaquim Guedes,     Miguel Juliano e Silva, Márcio Tadeu Santos Souza, Marco do Valle e a coreógrafa e intérprete Júlia Ziviani Vitiello.

leia matéria no jornal Correio Popular de Campinas