O desenho na…

ANDRÉIA DULIANEL

“O DESENHO NA CONSTRUÇÃO DE UM PERCURSO SENSÍVEL”
Desenhos – serigrafias – cadernos e livros de artista

Período: 01 a 22 de fevereiro de 2010

Dissertação de mestrado: 22 de fevereiro às 14 h

Orientação: Profa.Dra. Lygia Eluf

PESQUISA: O desenho na construção de um percurso sensível
Olho, percebo e sinto. De toda a movimentação da vida, principalmente do olhar, surge a necessidade de expressar sensações e representar questões internas através da simplicidade e espontaneidade do desenho.
Procuro revelar meu pensamento visual na análise de imagens criadas principalmente em cadernos de desenho e livros de artista. Analiso o processo de construção da linguagem visual através de alguns elementos básicos – linha, superfície, luz e cor – que são estruturados em ações contrastantes, num ritmo circular.
A estrutura ambígua da espiral organiza a reflexão sobre o processo de pesquisa, possibilitando o encadeamento das questões em movimentos expansivos e introspectivos. No avançar e recuar das idéias é possível perceber como o desenho vai organizando meu pensamento e, conseqüentemente, o modo como me relaciono com o mundo sensível.

EXPOSIÇÃO:
A exposição de defesa da dissertação de mestrado da artista plástica Andréia Dulianel traz um conjunto de obras criadas no período de 2004 a 2009. São dez cadernos de desenho, e dez livros de artista, merecendo especial destaque o Livro Concha (2008), livro de artista em espiral que traz uma reflexão sobre o processo de pesquisa e que será exposto no chão da galeria.
Além disso, a exposição conta com 16 desenhos feitos com nanquim (2009- Sem título) e cerca de 13 serigrafias (2009- Sem título) feitas a partir de imagens criadas nos diários de desenho. Estas obras trazem a questão da cor e da linha como elementos fundamentais de expressão.
A exposição é o fechamento de uma pesquisa que surgiu de uma necessidade de aprofundamento do processo artístico, que se iniciou no espaço da universidade.

CURRÍCULO RESUMIDO:
Andréia Dulianel possui graduação em Artes Plásticas. É mestranda em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp e desenvolve um trabalho artístico com ênfase em desenho e livro de artista. Atuou como professora de artes no ensino público e participou do Programa de Estágio Docente (PED C), ministrando aulas de desenho, sob orientação, no curso de graduação em Artes Plásticas da Unicamp. Participante de diversas ações artísticas e exposições em Campinas e Jundiaí.

Principais exposições:

2009 – Jundiaí/ SP – Artes Visuais 2009 – Pinacoteca de Jundiaí Diógenes Dutra;
2009 – Araras/ SP – Fase Regional do mapa cultural Paulista 2009 – Casa da Cultura de Araras; menção honrosa pela instalação “Paisagem como estrutura interna”;
2008 – Londrina/ PR – 3ª Maratona de desenho – Casa de Cultura da UEL, Universidade Estadual de Londrina;
2007 – Campinas/ SP – Dias de Vênus – Espaço Cultural Casa do Lago, Unicamp;
2007 – Campinas/SP – Ronda: 2ª maratona de desenho – O lugar de cada um – Espaço Cultural Casa do Lago, Unicamp;
2007 – Campinas: SP/ Brasil e Londres/ UK – Exposição do projeto: “Unicamp – Chelsea School of Ar” – Instituto de Artes da Unicamp/ Chelsea School of Art;
2006 – Campinas/ SP – Ronda Noturna: maratona de desenho – Galeria do Instituto de Artes, Unicamp;
2006 – Campinas/ SP- O tempo e a construção do espaço – Galeria do Instituto de Artes, Unicamp;
2004 – Campinas/SP – Exposição dos formandos – Galeria do Instituto de Artes, Unicamp;
2002 – Campinas/SP – Mostra de Artes Plásticas – 3o Festival de Artes da Unicamp (FEIA), Sesc Campinas.