Sobretudo, cata-ventos (sala2)

“Sobretudo, cata-ventos”

Olivia Niemeyer

“Durante o curso de Especialização em Artes Visuais da Unicamp, escolhi “cata-ventos” como tema principal da pesquisa e explorei essa imagem em desenhos, monotipias, xilogravuras, pequenos livros, reproduções em canvas, Fine Art, entre outros. Cata-ventos indicam a direção do vento, conduzem ao rumo escolhido, ao destino certo. Mas nem todos… Podemos pensar em cata-ventos (críticas de arte? religiões? ideologias?) que desorientam, que apontam para todos os caminhos ou para nenhum. Cata-ventos sem eixos fixos, mudando constantemente, apontando para várias direções ao mesmo tempo, ou nos impulsionando sempre para o Sul, já que, nos dias atuais, perdemos o Norte. Às vezes, param, são mais compreensíveis, dão um tempo… mas o tempo muda e eles voltam a girar. ”
Olivia Niemeyer
Dezembro 2014