Monotipias

apresenta

NORI FIGUEIREDO

S/título. gravura em metal. 45x60cm
Nori Figueiredo apresenta nesta mostra gravuras em metal e monotipias recentes.

Das gravuras em metal cinco imagens de 20X20 cm em papel de 33X33cm, compõem o álbum Concha & Cavalo Marinho, de tiragem limitada a 20 exemplares, destinados a colecionadores. O álbum datado de 2000 está sendo exposto pela primeira vez. Este conjunto marca uma mudança nos interesses do artista, encaminhando-o para sua obra atual.

As gravuras de porte maior estendem-se desde meados de 2000 até agora.

As monotipias, procedimento recentíssimo no repertório do artista, apresentam formato serial no agrupamento de dez trabalhos intitulados Acteon e numerados de I a X. A imagem básica, a cabeça de Acteon no momento de sua transformação em cervo, é explorada em diversas possibilidades formais e significativas.

Quatro monotipias, as obras de maior tamanho da mostra que embora tratem do tema Acteon não estão presas à série, exploram as variantes da técnica quando empregada sobre tecido, onde apresenta resultados muito interessantes.

Exposição: 22/04 a 14/05/2004

Gravura do álbum “Concha e Cavalo Marinho”.
gravura em metal. 20x20cm
Gravura do álbum “Concha e Cavalo Marinho”.
gravura em metal. 20x20cm
Nori Figueiredo, paulista da capital, pintor desenhista e gravador tem seus primeiros contatos com as artes plásticas ainda na adolescência. Em 1970 realiza algumas xilogravuras sob a orientação de Mário Zanini, tendo desde então trabalhado com as várias técnicas gráficas, das quais escolheu a gravura em metal como seu principal meio de expressão.

A necessidade de uma reflexão crítica sobre o fazer artístico leva-o a Faculdade de Filosofia da USP, que freqüenta de 1970 até 1973.

A partir de 1974 realiza murais em igrejas pelo interior de São Paulo, enquanto participa de salões e coletivas no Brasil e exterior.

Em 1986 organiza a oficina de gravura em metal de Ymagos onde exerce a função de master printer até 1989.

Entre as exposições do artista destacam-se as Bienais de Lubliana e São Paulo em 1989, Intergrafik, Alemanha – 1990; Museu Nacional De La Estampa, México – 1990; Art Gallery of the Brazilian-American Cultural Institute, Washington-D.C., USA – 1991; Pinacoteca Estadual de São Paulo – 1994; Bienal Nacional da Gravura, S. José dos Campos – 1994; Espaço Brasil, São Paulo -1995; Museu Banespa, São Paulo -1998; Mostra Rio Gravura, Rio de Janeiro – 1999; Museu Banespa, São Pulo – 2000; Itaú Cultural, São Paulo -2000; Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino, Piracicaba – 2001.

Radicado a partir de 1990 em Capivari, pequena cidade do interior de São Paulo, dedica-se a edição de álbuns de gravura e ao trabalho didático com arte.

S/título. gravura em metal. 45x60cm