Xilomóvel

Xilomóvel + Cláudio Caropreso

O Xilomóvel é formado por: Márcio Elias, Simone Peixoto e Luciana Bertarelli.

Esta exposição tem como primeiro objetivo apresentar um conjunto de xilogravuras
que evidencie a troca de experiências entre o artista Cláudio Caropreso e o grupo de artistas
que compõem o projeto Xilomóvel – Ateliê Itinerante.

Por meio desse conjunto, os integrantes pretendem confrontar e reunir seus diversos métodos de produção de xilogravuras, tanto através da composição de diversas matrizes, impressas com e sem registro, como através do processo da “matriz perdida”.

O conjunto procura evidenciar os processos de criação, construção e impressão da xilogravura para o público em geral, através do contato com as obras, ferramentas e matrizes.
Ao revelar ao público a origem artesanal dessas técnicas de reprodução de imagens, de onde foram derivadas as atuais tecnologias gráficas industriais, estamos compartilhando uma linguagem artística e também uma maneira de entender e apreender o mundo, através da construção de imagens reproduzíveis.

Outra questão que o conjunto evidencia são as trocas entre os artistas: de matrizes, de informações, técnicas, reflexões, enfim, uma bagagem que é compartilhada e emerge no trabalho individual como marcas de outrem, não como interferências, mas como contribuições e diálogos.

Bate- papo com os artistas: 16 /05, às 15h00.

Cláudio Caropreso:

Formado em Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Paraíba, possui Especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília.
Sua obra de xilogravura em cores trata de temas urbanos, colhidos na rua, marcada pelo corte expressivo no eucatex e das sobreposições de cores da técnica da matriz perdida.

Principais Exposições: 2°Bienal de Gravura, Santo André – São Paulo, SP 2003; 30°Salão de Arte Jovem de Santos – Santos, SP 2003; 9°Bienal de Artes Visuais de Santos – Santos, SP 2004; 31°Salão de Arte Jovem de Santos – Santos, SP 2004; 29°Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo – Ribeirão Preto, SP 2004; 36°Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba – Piracicaba, SP 2004; 1°Salão Aberto Paralelo a 26° Bienal Internacional de São Paulo – São Paulo, SP 2004; 30° Salão de Ribeirão Preto Nacional Contemporâneo – Ribeirão Preto, SP 2005; Fórum Fur Kunst – Heidelberg, Germany 2005.

Luciana Bertarelli:

Fez Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Unicamp (2008).
Integra o Projeto Xilomóvel desde sua concepção em 2009, desenvolvendo projetos e ministrando oficinas de xilogravura e monotipia.
Participou também, de 2004 a 2007 do projeto GRAVURANAKOMBI (projeto do CPGravura da Unicamp), voltado à difusão da xilogravura.
Atua como educadora no Ensino Infantil desde 2008 – atualmente na Maple Bear Canadian School – Valinhos.
Como artista, desenvolve trabalhos que transitam entre pintura e gravura, em especial a xilogravura e a monotipia.

Fez cursos de Gravura em Metal, Fotogravura e Métodos de Impressão, Viscosidade da Cor e Chine-Collé no Museu Lasar Segall, em São Paulo, e participou das exposições coletivas:
Entre Linhas – Formandos Unicamp 2007, no MACC – Museu de Arte Contemporânea de
Campinas (2008), e Encontro Xilográfico no Horto, São Paulo, 2013.

Márcio Elias: Desenvolve trabalhos de pintura, gravura e objetos, com interesse por questões ligadas à cor, desde 1997.
Fez Graduação e Mestrado em Artes pela Unicamp, concluído em 2009.
Atua no Projeto Xilomóvel desde a sua concepção em 2009, desenvolvendo projetos e ministrando oficinas de xilogravura e monotipia.
É Professor de Artes da FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira em disciplinas de desenho, expressão e pintura.
Entre as principais exposições que participou, destaca-se o Salão de Arte de Franca (2003), Salão Universitário de Arte da Unicamp (2007) e Encontro Xilográfico no Horto (2013);
e as exposições individuais A Superfície, o Objeto e a Matéria na Galeria da Unicamp, Campinas (2009) e Coisas que Encontrei, na Galeria da FAAL, Limeira (2011).
Simone Peixoto: Fez Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Unicamp (2002). Mestrado em poéticas Visuais no Instituto de Artes da Unicamp (2009).

Atua no projeto Xilomóvel desde 2010. É professora de desenho e gravura na FAAL- Faculdade de Administração e Artes de Limeira desde 2009.

Como artista, seu trabalho caminha entre o desenho e a gravura.

Entre as exposições que participou destacam-se a exposição coletiva “Encontro Xilográfico no Horto” no Horto Florestal de São Paulo (Abril de 2013- SP Estampa 2013) e as exposições individuais Cada Lugar, terceira versão Casa de Cultura de Uberlândia (Agosto de 2012) e Cada Lugar, Galeria de Artes da Unicamp (2009).