OI e OPA…

Galeria de Arte Unicamp/IA
apresenta

MAXIMILIANO F. GUTIEZ e RITA DELLA ROCCA


Esta exposição de Maximiliano Gutiez é parte de um projeto maior, a sua Dissertação de Mestrado, “Do poeta asturiano da cor à vaca nos espaços paulistanos”, orientada pelo Prof. Dr. Ernesto G. Boccara.

 

leia texto sobre o trabalho do artista

 

leia divulgação no Portal da Unicamp

Do poeta asturiano da cor à vaca nos espaços paulistanos

MAXIMILIANO GUTIEZ

Defesa de dissertação de mestrado: 29 de janeiro de 2004

9h30 Galeria de Arte

Orientador: Prof. Dr. Ernesto Giovanni Boccara

EXPOSIÇÃO: OI E OPA PELA CIDADE DE SÃO PAULO

As curvas do Tamanduateí e as do Anhangabaú já integraram a paisagem urbanística de São Paulo. Novos ares civilizatórios fizeram, porém, com que fossem escondidos os cursos desses rios, mas não a possibilidade de eles dialogarem com o nosso imaginário, e muito menos com o imaginário que se pinta em telas.
A essas curvas sinuosas e sedutoras, Maximiliano Gutiez acrescenta as figuras vaca e cão. A primeira, vinda do espaço rural e cega; o segundo, filho do espaço urbano e os olhos da outra. Ambos, juntos – e não mais solitários – transitam pelos cantos do centro de São Paulo. Entre uma descoberta e outra, eles começam a entender suas respectivas identidades, ao mesmo tempo que descortinam para nós os espaços visitados. As histórias são narrativizadas pelo que a vaca sente, percebe e interpreta daquilo que o cão lhe conta.
Por meio de uma metáfora visual, com forte emprego de cores e contrastes, Gutiez faz com que o cão e a vaca signifiquem os sujeitos habitantes da rua, abandonados, muitas vezes, à sua própria sorte; além de questionar o nosso próprio modo de ser frente a esses sujeitos. O pintor se apropria de apenas um suporte para manifestar sua pintura, mas os recursos utilizados são provenientes de mais de uma técnica, cuja combinação faz emergir das pinturas uma leveza poética, mesmo nos contrastes e nas cores tão intensamente trabalhados.

RITA DELLA ROCCA

 

Trabalho de mestrado apresentado a UNICAMP, Dobras e Desdobras. A obra de Luiz Sacilotto, busca revelar a estrutura compositiva do trabalho deste artista fundamental do Concretismo brasileiro.

Mergulhar em sua poética percorrendo as etapas de construção das redes compositivas tanto em obras bi como tridimensionais revelam novas possibilidades de apropriações espaciais e novas qualidades matéricas, o denso e o sutil.
Isso conduz à reflexão sobre a criação do espaço como resultante das relações estabelecidas entre os elementos que o compõe indicando um estado dinâmico e indivisível como inerente à realidade dos corpos.Essas interconexões são fundamentais para a percepção do todo.

A exposição é uma etapa do trabalho de dissertação de Rita Della Rocca, orientada pelo Prof. Dr. Marco do Valle, e compõem-se de pranchas da decupagem da obra de Sacilotto e duas esculturas da própria pesquisadora que já indicam a assimilação do processo e a continuação do mesmo na pesquisa da autora.

Leia matéria do Jornal Correio Popular

Leia matéria no Portal da Unicamp