aINDA

De 11 de Setembro a 02 de outubro de 1996.


 

aINDA

 

 

“Destinos”
Cinco peças constituídas de fios de ferro, tecido, pedras e palha de aço. 1994 A exposição aINDA dá continuidade a uma pesquisa que vem sendo por mim realizada desde 1990, pesquisa esta que explora os elementos expressivos próprios dos materiais utilizados, suas relações e reações face a alguns procedimentos, principalmente o da oxidação de metais em contato com outras superfícies tais como o tecido, o papel, o algodão, a gaze, a estopa, o cordão, a linha. Os materiais são escolhidos conforme a riqueza simbólica que eles oferecem.

“E o amontoado de lençóis desmancho” ( Augusto dos Anjos)
Fios de ferro , restos de lençóis, mangueira plástica, palha de aço. 1994
Conceitos da linguagem do desenho, da pintura, da gravura e da escultura estão presentes, sem nenhuma possibilidade de identificação de uma categoria específica para definir este trabalho. A noção da passagem do tempo e dos vestígios por ela criados guiam esta pesquisa. Através dos trabalhos, podemos pensar nossas relações com o mundo, com a fragilidade do corpo, com as incertezas da vida.

A exposição aINDA é consequência da exploração de algumas questões que ficaram em aberto após a realização das exposições INTERSTICES (Paris – 1993) e AVESSOS (Porto Alegre – 1994). Por esta razão, na abertura d e aINDA, estarei lançando uma publicação que envolve o registro destes tres momentos simultaneamente.

O catálogo terá textos de Gilbert Lascault, Gérard Gavarry e Muriel Caron (edição bilingüe português-francês). Por ocasião de sua missão de estudos em Porto Alegre, dentro do projeto CAPES/COFECUB entre o mestrado em Artes Visuais do IA-UFGRS e a Sorbonne , Gilbert Lascault, professor e orientador nos cursos de doutorado de Filosofia, de Artes Plásticas e de História da Arte na Universidade de Paris I, estará presente em Campinas para a seguinte programação :

  • workshop na Galeria do IA: Abordagem Temática e Estudo Formal das Obras de Arte Contemporâneas – 01/10/96, 14h
  • palestra no Auditório do IA: O Imaginário do Pintor Max Ernst – 02/10/96, 10h

leia matéria no Jornal Correio Popular