“S/ PAPEL” – GAIA nos 50 anos da UNICAMP

O projeto expositivo é um recorte sobre a presença do papel nas pesquisas artísticas de um grupo de professores do Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp.

“S/ PAPEL” é uma nomenclatura técnica empregada na área das Artes Visuais para apresentação das obras, uma espécie de identidade. Caracteriza a relação da linguagem, desenho, pintura, gravura ou outras, com o material, no caso, o papel, sob o qual ou com o qual técnicas são trabalhadas. Usualmente reconhecemos esse material como um suporte e uma superfície que recebe tratamentos plásticos e gráficos na geração da materialidade dos trabalhos, mas também deixa de ser um suporte quando o recorte é empregado no ato de desenhar ou a colagem e a moldagem, além outras técnicas.

Mas o que me instigou nesta proposta foi o interesse pelo momento do “encontro” entre artistas e seus materiais, de questionar meus parceiros sobre suas pesquisas artísticas via a presença do papel em suas obras. Para as perguntas: “como o papel toca você?” e “Há uma escolha, o que a norteia?”

Lúcia Fonseca

A exposição é realizada pela Galeria do Instituto de Artes e faz parte das comemorações dos 50 Anos da Unicamp, sendo uma oportunidade singular de reunir esses grandes artistas brasileiros que trabalham na Universidade Estadual de Campinas.

Curadoria: LÚCIA FONSECA
Artistas convidados: