Da sensação à percepção

A Galeria de Arte UNICAMP/IA e a Comissão Organizadora do VII SENABRAILLE convidam:

Exposição: “Da sensação à percepção – Ângela Barbour e Paulo Pitombo”

Programação dentro do evento: VII SENABRAILE. Tema central: Bibliotecas: espaços acessíveis a múltiplos usuários.
27 a 30 de novembro de 2011.
Site:

Organização: UNICAMP – Coordenação Geral da Universidade (CGU) e Sistema de Bibliotecas (SBU) – e pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e equipe da galeria de arte UNICAMP/IA.

Abertura da exposição: 27 de novembro/2011 – DOMINGO.

Período: 27 a 30 de novembro de 2011

Currículo dos artistas:

Ângela Barbour, nasceu, vive e trabalha em São Paulo. Mestre em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Doutoranda em Artes Visuais, orientada por Lygia Arcuri Eluf, no Instituto de Artes da UNICAMP. Artista plástica, já mostrou seu trabalho na Alemanha, Argentina, Brasil, Eslováquia, Finlândia, França, Inglaterra, Peru e Romênia. Dirige a Galeria Marta Traba da Fundação Memorial da América Latina onde desenvolveu Metodologia para Produção de Imagens Táteis para deficientes visuais, tendo um de seus trabalhos sido incorporado ao acervo do Museu do Louvre durante sua participação no Ano Cultural do Brasil na França em 2005.
“A Poética de Ângela Barbour democratiza o sensorial, amplia e reorganiza o espaço estabelecendo um diálogo com o entorno. Sua cartografia se apoia no particular para atingir uma universalidade sem limites pré-estabelecidos, a transcendência de gestos nos leva a um infinito, finito.” (Leonor Amarante)

Na exposição na Galeria da Unicamp durante o SENABRAILLE vai apresentar trabalhos que possibilitam a fruição pelo Deficiente Visual: Seres: “Descaminho”, “Luz” e “De olhos fechados”
Portfolio: http://web.me.com/angelabarbour/Portfoglio/Info.html

Contato: Fundação Memorial da América Latina – Galeria Marta Traba – (11) 3823-4708.
e-mail: angelabarbour@gmail.com

Paulo Pitombo

(Paulo Fernando Dias de Toledo Pitombo, baixa visão, Stargard), nascido em São Paulo em 1959 é artista plástico e educador. Dedica-se principalmente às linguagens da pintura e instalações. É professor e coordenador de projetos e programas educacionais e institucionais em artes visuais, incluindo ensino de arte para e com crianças, jovens e adultos, capacitação profissional de jovens e de educadores, humanização hospitalar, educação ambiental e educação especial e inclusiva. É graduado em educação artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, possui especialização em Arte-Educação pela ECA USP e mestrado em artes visuais na linha de pesquisa Arte, Sociedade e Cultura, enfocando o tema arte e deficiência pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Possui formação complementar em pintura com o artista plástico Rubens Matuk (1996 a 2011) e fez curso de aperfeiçoamento em “Instalação e Performance”, com a artista plástica Inghild Kalsen (Noruega), na 22ª. Bienal de São Paulo (1994). Possui participação em vários simpósios, cursos, exposições, ateliês e grupos de estudo, principalmente relacionados aos temas de Arte-Educação, História da Arte e Arte e Sociedade. Dá aulas de artes plásticas em Ateliê (incluindo pessoas com deficiência), desde 1983.Exposição SENABRAILE 2011 CAMPINAS.

Na exposição na Galeria da Unicamp durante o SENABRAILLE vai apresentar as séries de trabalhos em pintura e xilogravuras: ‘FIRMAMENTUS”, “Peixes”, entre outras.

Contatos: (11) 2591-2736 e-mail: paulopitombo@gmail.com