Arte em Projeto

Sofia Lotti Carvalho Dias
Verônica Ribeiro Lima

leia matéria no UNICAMP Notícias

Esta exposição coletiva apresenta trabalhos artísticos do grupo de alunos que concluíram sua Graduação no final de 2013. Trata-se, portanto de um projeto que expõe as experimentações práticas e conceituais trabalhadas por este grupo ao longo dos dois semestres do Projeto Experimental em Artes Visuais, disciplinas sequenciais, localizadas no término do Curso e que coroam o desenvolvimento e o aprimoramento poético dos alunos da Graduação.

Durante um ano, embasados na experiência construída ao longo de todo o curso, os alunos são levados a desenvolver um projeto artístico individual que articula conhecimentos da teoria e da práxis artística contemporânea. Neste período, cada orientador trabalha com seus orientandos de modo a promover o aprofundamento das questões históricas, estéticas, técnicas e de linguagem pertinentes aos processos de criação e da pesquisa artística.

Os resultados colhidos apresentam proposições variadas para a cena artística e de pesquisa de nosso país, de modo a garantir a participação da Unicamp, bem como do Instituto de Artes e do Curso de Artes Visuais no processo incessante de fortalecimento do campo artístico e da presença atuante do artista visual no corpo da sociedade.

Participam desta edição 14 alunos que expõem na Galeria de Arte do IA/Unicamp trabalhos em Fotografia, Vídeo, Desenho, Livro de Artista, Objeto, Gravura e demais linguagens híbridas que reforçam o caráter experimentador do jovem artista que deixa a Escola.

“Experimentações em Projeto” evidencia também o caráter prospectivo aplicado a essa fase de formação do artista que busca a Universidade. A partir da premissa da experimentação em arte, o trabalho desenvolvido junto de e pelos alunos reconhece e valoriza o processo continuo e necessário para a construção do trabalho poético em artes visuais.

Juntamente com a exposição será lançada uma publicação que contempla dados técnicos e conceituais dos projetos. Além dos visitantes da abertura, este material gráfico será distribuído a instituições artísticas e culturais, escolas de artes e núcleos difusores das Artes Visuais no Brasil garantindo visibilidade para estes jovens artistas que atravessam os muros da Escola. Seu conteúdo estende-se para a web por meio da disponibilização completa dos estudos que acompanham o resultado visual e plástico aqui apresentado, localizados na plataforma ISSUU.

Sylvia Furegatti (Artista Plástica e Profa. Dra. do Instituto de Artes da Unicamp).