Por em página | Percurso Interior – Paisagem

Sala 1 : “Por em página”
Exposição do Grupo Bancada: Fernanda Grigolin, Glayson Arcângelo, Gustavo Torrezan, Natália Coutinho e Rafaela Jemmene.

A exposição, Por em página, é um campo de experimentações gráficas

A exposição tem a intenção estreitar afinidades entre o cotidiano e a arte. O espaço da Galeria foi pensado como um campo aberto de experimentações, como um jogo de páginas em branco nos quais concebe-se, projeta-se e arquiteta-se o trabalho artístico.

Os artistas pesquisadores criam um campo de ativação de diálogos por meio de suas produções e conversas, valendo-se da inexistência de limites entre pesquisa e trabalho artístico.

expoPor-em- pagina-fev2016

Minibios dos artistas:

Fernanda Grigolin: Artista visual, editora e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais pela Unicamp. Já recebeu os prêmios Funarte Marc Ferrez de Fotografia e o Proac de livro de Artista. Por dez anos, foi ativista de movimentos sociais no Brasil e na América Latina. É idealizadora da Tenda de Livros e do Jornal de Borda.

Glayson Arcanjo: Artista visual. Professor auxiliar na Faculdade de Artes Visuais, UFG, Goiânia. Doutorando em Artes Visuais, Unicamp. Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes, UFMG. Tem participado regularmente de congressos, exposições e residências artísticas no Brasil e no exterior. É membro dos grupos de pesquisa Estratégias Expositivas do Desenho em Arte Contemporânea (Unicamp) e do Entrópicos (UFG).

Rafaela Jemmene: Artista visual, Mestre e Doutoranda em Artes Visuais pela Unicamp. Atualmente desenvolve investigações artísticas em um intercâmbio na Universidad Complutense de Madrid, Espanha (Bolsa Pesquisa Capes). Uma das organizadoras da plataforma sobrelivros. Participa dos Grupos de Pesquisa: Arte e Cidade e Pesquisas e Projetos Gráficos: entre livros de artista, gravuras e memórias (ambos da UNICAMP).

—————————————————-

Sala 2 : “Percurso Interior – Paisagem”

Exposição da artista Andrea Ribeiro

Esta pesquisa é o relato de uma experiência com um novo meio expressivo dentro da trajetória da artista, no caso, a gravura em metal. Está calcada na prática do desenho com paisagens e registros do entorno. A cor preta destaca-se como um motivo ou tema importante no desenvolvimento do percurso criativo, no qual consta uma série de desenhos com escritos numa perspectiva de mistura ou hibridação.

Em meio à minha prática artística, que se baseava até então no desenho e na pintura, fiz umas paisagens crepusculares da cidade com grafite, aquarela, pastel seco e giz. Essas imagens me despertaram o desejo de realizá-las em calcogravura ou gravura em metal. Isso se tornou uma motivação para realizar este trabalho, definindo-se assim um caminho. O relato deste caminho se desenvolveu nesta pesquisa de mestrado em Poéticas Visuais e Processos de Criação intitulada PERCURSO INTERIOR – PAISAGEM. Percurso interior no sentido de uma trajetória em busca de meios e recursos expressivos para o desenvolvimento do meu próprio trabalho artístico: processos técnicos e conhecimentos que mobilizo para que se realize uma poética. Essa trajetória está calcada na prática do desenho da paisagem do entorno. Paisagens onde o elemento atmosférico me interessa. A isso se somam, numa perspectiva de mistura e hibridação, as imagens de sonho e imaginação que busco introduzir na poética visual, criando-as através dos esboços que realizo na natureza, na observação ou na manipulação das formas através de desenhos e colagens. Também introduzo pequenos poemas, frases e escritos que anoto enquanto trabalho com os desenhos, havendo assim também uma série mista de pesquisa visual com escritura.

De 17/02/2016 a 02/03/2016