Uma poética interdisciplinar

GALERIA DE ARTE UNICAMP/IA

Lygia Saboia

Uma poética interdisciplinar – arte, matemática, simetria e linguagem de programação Postscript
tese de Doutorado – defesa: 29/10/2001

exposição: 26 de outubro a 11 de novembro 2001

LEIA matéria no jornal Semana da UNICAMP

LYGIA  SABOIA
lygias@unb.br

Nasceu na cidade do Rio de Janeiro, RJ.

Graduou-se em Ciências  Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Desenho e Plástica pela Universidade de Brasília.

Tem cursos de aperfeiçoamento em Serigrafia e Litografia na Corcoran School of Arts, Washington DC, USA.

Grau de Mestre  em Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília, com dissertação intitulada “Elaboração de Imagens em Linguagem PostScript: Curvas, Padrões, Texturas, Tintas e Superfícies”.

Atualmente se encontra cursando Doutorado em Multimeios  na Universidade de Campinas, Instituto de Artes, Departamento de Multimeios.

Tem participado de várias exposições coletivas no  Brasil e no exterior, destacando-se:

1- Salão de Verão, no MAM do Rio de Janeiro, em 1972.

2- Primeiro Documento de Arte Contemporânea do Distrito Federal, Funarte-DF, em 1978.

3- Premiados do Primeiro Documento de Arte Contemporânea do Distrito Federal, na Funarte-Rio de Janeiro, Galeria Macunaima, em 1978

4- 4 Mulheres Artistas de Brasília, na Casa Thomas Jefferson, Brasília, DF, em 1980.

5- Terceiro Documento de Arte Contemporânea do Centro-Oeste, na Funarte-Brasília, em 1981.

6- Coletiva de Artistas de Brasília, no Museu de Arte de Brasília, MAB, em 1985.

7- Galeria Las Cabañas, cidade do Mexico, Mexico, em 1986.

8- Professores-Artistas da Universidade de Brasília, no Mezzanino da Sala Vila Lobos, Teatro Nacional de Brasília, em 1991.

9- Clube de Gravura de Brasília, na Galeria Athos Bulcão, Fundação Cultural do Distrito Federal, em 1991.

10- Artistas Gravadores de Brasília, na Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, em Curitiba, em 1994.

11- Galeria Casa Grande, Novos Valores, em 1995, Goiânia, GO.

12- Pesquisa em Arte, na Fundação Cultural do Distrito Federal, Espaço Cultural da 508 Sul, em 1994.

13- Galerias de Arte do BRB, Brasília, DF, 1994.

14- Novos Valores, Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, Brasília, DF, 1995.

15- Sibigrapi – Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica, MG, 1996.

16- Sibigrapi – Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica, SP, 1997.

17- Sibigrapi – Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica, UNICAM, Campinas, SP, 1999.

18- Trabalhos de computação gráfica expostos no site http://www.estado.org.br, do jornal Estado de São Paulo, período 1997/1999.

19- Participação em exposição coletiva na Galeria de Arte de Universidade de Brasília, Brasília, DF, com site de divulgação internacional via WEB, em Janeiro de 2000.

20- Exposição Coletiva na Casa da América Latina, Universidade de Brasília, no primeiro semestre de 2001, intitulada LINHA.  A exposição, cuja curadoria foi elaborada por Wagner Barja, faz um percurso em que vários artistas utilizam a linha para executar suas obras.  Foram apresentadas 3 imagens produzidas com o auxílio do computador e programadas em linguagem PostScript.

21- Exposião Coletiva “Construção” – participação a convite da Fundação Cultural do Distrito Federal, realizada entre os dias 20 de Agosto e 9 de Setembro de 2001, na Sala Athos Bulcão, Teatro Nacional de Brasília.

Exposições Individuais:

1- Gravuras – no Sesc-Brasília, em 1977.

2- Desenhos e Serigrafias – Retratos Brasileiros, na Galeria de Arte da Cultura Inglesa, Brasília, DF, 1981.

3- Desenhos – na Galeria ITAÚ, São Paulo, Av. Brasil, em 1986.

4- Desenhos – na Galeria ITAÚ, Brasília, em 1986.

5- Serigrafias – na Galeria do Espaço Cultural da Prefeitura Municipal de Goiânia, em 1994.

6- Serigrafias – no Espaço Cultural da 508 Sul, promoção da Fundação Cultural do Distrito Federal, em 1994.

Professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília, DF, desde 1979, onde tem lecionado Litografia, Desenho, Serigrafia, Teoria da Composição, Projetos de Diplomação em Desenho e Estágios Supervisionados em Educação Artística e Artes Plásticas.

Desenvolve pesquisas na área de Arte e Computação Gráfica, tendo apresentado  trabalhos  na Galeria Casa Grande, em 1994, que são o resultado das primeiras pesquisas nesta área., cujos resultados consistem de Serigrafias.

As Serigrafias foram primeiramente concebidas e desenhadas no computador, tendo depois as cores separadas por processos eletrônicos para a obtenção dos fotolitos e finalmente foram impressas.

Atualmente desenvolve pesquisas com o objetivo de produzir imagens por meio do uso da linguagem de programação PostScript, baseadas em curvas planas e em Simetria.  Esta pesquisa consiste na interação entre a Matemática, as linguagens de programação e a Arte.

Encontra-se em processo de conclusão do programa de Doutorado em Multimeios do Departamento de Multimeios da Universidade Estadual de Campinas, em processo de conclusão de tese.  A pesquisa em questão dirige-se à criação de padrões por meio de procedimentos relacionados à simetria.