Colação de Grau

IMPORTANTE

  O evento da colação de grau dos formandos do 2º semestre de 2021 dos cursos do Instituto de Artes será nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2022 às 14:00h (dia 23 formandos das Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança; dia 24 formandos da Comunicação Social – Midialogia e Música),  no Centro de Convenções da Universidade***.

***  A cerimônia de colação de grau de modo presencial, dependerá da condição sanitária e da orientação oficial da Universidade no período do evento.

 

É obrigatório participar?

De acordo com o Regimento Geral dos Cursos de Graduação, “a expedição de diploma de graduação depende, obrigatoriamente, de que o aluno haja colado grau”. Ou seja, para que diploma do formando seja emitido é necessário cumprir este protocolo. Lembramos ainda que tal cerimônia ocorre somente duas vezes ao ano. Assim, se o formando não vier ou enviar procurador, só poderá colar o grau na próxima colação oficial. 

 

Preciso confirmar presença?

NÃO É NECESSÁRIO CONFIRMAR PRESENÇA. Se você integralizou/concluiu sua modalidade, o sistema da DAC automaticamente o incluirá na lista de formandos do semestre. Sugerimos que verifiquem na integralização ou histórico escolar, disponíveis on-line na DAC, o cumprimento de todas disciplinas para confirmar sua conclusão. EM HIPÓTESE ALGUMA, O ALUNO QUE NÃO TIVER CONCLUÍDO O CURSO PODERÁ PARTICIPAR DA COLAÇÃO DE GRAU. Em caso de dúvida, entre em contato com a Secretaria de Graduação (edimilson@unicamp.br)

 

O que acontece se eu não puder comparecer à minha colação de grau?

Caso você não possa comparecer, é possível enviar alguém em seu nome, por procuração, para te representar na cerimônia, podendo ser, inclusive, um colega formando ou qualquer outra pessoa maior de idade. Preencher o formulário de “Procuração”, disponível no site da DAC > “Formulários” > “Procuração”, com o texto conforme o modelo de procuração, com firma reconhecida, respeitando o disposto na Resolução GR nº 17/2020, de 19/02/2020. 

No dia da colação de grau, antes do início da cerimônia, o procurador deverá se dirigir ao local da colação e procurar um funcionário da Secretaria de Graduação para entregar o documento. O procurador deverá apresentar um documento de identificação e participará como representante do formando no momento da entrega simbólica do diploma e assinatura da ata de presença.

 

O que acontece se eu não puder comparecer nem enviar um procurador?

Se não puder comparecer ou enviar um procurador, seu diploma não será emitido. Você poderá solicitar sua participação/enviar procurador para a próxima cerimônia. Para isso, pedimos que escreva para a Secretaria de Graduação (edimilson@unicamp.br), informando seu nome completo, RA, curso/modalidade e semestre de conclusão e se virá pessoalmente ou enviará procurador.

Caso envie o procurador para te representar siga os passos apresentados acima. 

 

Como acesso meu certificado de conclusão e diploma?

Através da inserção das últimas notas aprovadas, o sistema da DAC identifica sua conclusão e no dia seguinte disponibiliza on-line o certificado de Conclusão, disponível on-line em Serviços Acadêmicos, no portal da  DAC, o qual comprova o término do curso e tem caráter transitório, ou seja, até que o diploma seja emitido.

O diploma será emitido a partir da participação na colação de grau e disponibilizado on-line em até dez dias úteis após a cerimônia, para àqueles que participaram no ato e não têm pendências de documentos com a DAC. Caso o estudante possua alguma pendência de documento para emissão do diploma, este será emitido em até 30 dias úteis após a regularização. Verifique ao fim de seu histórico escolar se há pendências de documentos com a DAC.

A versão digital do diploma contém assinatura digital e código para autenticação, que poderão ser validados em qualquer site governamental que disponibilize sistema validador, em conformidade com o padrão ICP-Brasil. É possível acessar o diploma no SIGA – Sistema de Gestão Acadêmica, no portal da DAC. É possível conseguir uma autenticação de cópia impressa do diploma em formato digital. Deve-se buscar um Tabelião de Notas e Protesto e solicitar o serviço. Cartórios de Registros não oferecem esse serviço.

Também é possível solicitar uma versão impressa do diploma no atendimento presencial da DAC, sendo que a impressão da primeira via é gratuita. 

 

Tem outras dúvidas? Entre em contato com Edimilson do Carmo, da Secretaria de Graduação: edimilson@unicamp.br

Para informações no site da Diretoria Acadêmica Central – DAC, clique aqui.