PAD – Programa de Apoio Didático

CRONOGRAMA 2° SEMESTRE 2022
Etapa Período Responsável
Inscrição de disciplinas e estudantes
06/06 a 24/06/22
Docentes (via Formulário Google enviado pela Secretaria/IA)
03/08/22
Secretaria de Graduação IA e PRG (Via email institucional e site)
03/08 a 26/08/22
Monitores bolsistas
03/08 a 26/08/22
Monitores voluntários
03/08 a 26/08/22
Docentes
Prazo para aceite de monitores/as selecionados/as após período de alteração
03/08 a 31/08/22
Selecionados/as após período de alteração
Atividades
Início: 15/08/22 (meia bolsa / agosto) | Término: 21/12/22 (bolsa inteira / dezembro)
Docentes e Monitores (bolsistas e voluntários)
Avaliações de docentes e monitoras/es
Início: 01/12/22 | Término: 20/12/22
Docentes e Monitores (bolsistas e voluntários)
SOBRE O PROGRAMA

O Programa de Apoio Didático (PAD) é um programa de monitoria destinado exclusivamente a estudantes de graduação regularmente matriculados na Unicamp. As atividades desenvolvidas pelos monitores visam o aprimoramento do ensino de graduação e devem ter a supervisão do professor responsável pela disciplina. Alguns monitores poderão receber bolsa, mas também é possível desenvolver atividades de forma voluntária. O programa é de responsabilidade da PRG e gerido pela Comissão Coordenadora do PAD.

ORIENTAÇÕES

A seleção para o programa é realizada uma vez a cada semestre letivo. Para participar, o estudante deve procurar o(a) professor(a) responsável pela disciplina em que tem interesse em atuar como monitor. As Grades de Horários dos cursos de Graduação do IA podem ser consultadas AQUI.

O(a) professor é o responsável pela inscrição tanto da disciplina quanto do(a) monitor(a), e para concretizar a inscrição deverá preencher o formulário encaminhado pela Coordenadoria de Graduação dentro do prazo estabelecido e divulgado.

Desta forma, é importante estar atento aos prazos. O cronograma é divulgado pelo site da PRG e do IA e, também, pelo e-mail institucional.

Para facilitar o momento da inscrição, passe as seguintes informações ao professor:

  • Nome completo e RA;
  • Informar se já cursou a disciplina ou equivalente;
  • Preferência em desenvolver a monitoria com:
    • Bolsa obrigatória (o estudante só aceita a monitoria caso seja aprovado com bolsa remunerada)
    • Bolsa preferencial (o estudante aceita a monitoria remunerada ou voluntária)
    • Voluntária (o estudante realizará a monitoria como voluntário)

Observação:

  • O estudante pode ser inscrito em mais de uma disciplina, mas há possibilidade de ser aprovado em apenas uma das disciplinas inscritas, levando em consideração a classificação de disciplinas e status de “titular” ou “suplente/monitor adicional” na solicitação.

Os Institutos e Faculdades da Unicamp recebem a cada semestre um número específico de bolsas destinadas ao programa. No Instituto de Artes, as bolsas são distribuídas equitativamente entre os 5 cursos.

Cada Coordenação de Curso distribuirá suas bolsas entre as disciplinas inscritas de acordo com os critérios estabelecidos, e a distribuição final passará pela aprovação do Representante PAD da Unidade.

Quando mais de um estudante é inscrito(a) em uma mesma disciplina, o professor deve definir quem será o titular e suplente(s)/monitor(es) adicionais da bolsa. No caso, o titular é quem tem prioridade para ser o monitor remunerado, caso a disciplina seja contemplada com bolsa. Seus suplentes podem ser selecionados como voluntários ou optarem por não participar do programa. Caso haja desistência da monitoria por parte do titular, o 1o suplente pode assumir a monitoria remunerada e assim por diante.

Para maiores informações sobre a bolsa, consultar as Orientações para pagamento de bolsas e Termo de Compromisso-Bolsistas - 2°sem/2022 no site da PRG.

O professor orientador deverá informar apenas a não participação dos monitores - bolsistas e voluntários - no desenvolvimento do programa, entre os dias 25 e 30 de cada mês; Não havendo manifestação, a frequência será atestada e a bolsa será paga aos estudantes bolsistas. Para maiores informações, consultar o Termo de Compromisso-Docentes - 2° sem/2022 no site da PRG.

Os estudantes recebem um certificado DAC pela atuação como monitor PAD em disciplinas de graduação após o encerramento do semestre letivo. Para acessar os Certificados já disponíveis, o estudante deve:

  1. Efetuar login no sistema SIGA/DAC
  2. Acessar o menu PED > Certificado PAD/PED

O(a) estudante poderá solicitar o cancelamento da participação no programa a qualquer tempo, devendo fazê-lo via Secretaria de Graduação do IA.

VEJA TAMBÉM

ETAPAPERÍODO
Inscrição de disciplinas e estudantes23/11/21 a 02/01/22
Divulgação do resultado final
Clique aqui para ver o resultado.
23/02/22
Prazo para preenchimento dos Termos de Compromissos, e envio das informações bancárias (bolsistas)
Termo - Monitoria Remunerada
Termo - Monitoria Voluntária
Termo - Orientação (docentes)
23/02 a 16/03/22
Prazo para aceite de monitores/as selecionados/as após período de alteração voluntários23/02 a 25/03/22
Atividades de monitoria
14/03 a 30/07/22
Avaliação de docentes e monitores01/07 a 16/07/22

Tem outras dúvidas? Entre em contato com Karen Menezes, da Secretaria de Graduação: karentm (arroba) unicamp (ponto) br