Instruções para preenchimento do REDU

O REDU é uma plataforma obrigatória para todos os alunos e pesquisadores da Universidade para o registro e compartilhamento dos metadados e dados de pesquisas.

Por que usar o REDU?

  • Organização: Centraliza todos os dados e metadados de pesquisa em um único lugar.
  • Preservação: Garante a segurança e a longevidade dos dados.
  • Compartilhamento: Facilita o acesso e a reutilização dos dados por outros pesquisadores.
  • Reconhecimento: Gera um DOI (Digital Object Identifier) para cada conjunto de dados, aumentando a visibilidade da pesquisa.

Arquivos e links relacionados

Como funciona?

  1. Cadastro: O aluno e o orientador precisam se cadastrar no REDU. No caso do aluno é o orientador que deverá solicitar o seu cadastro diretamente na plataforma.
  2. Definição: O orientador deverá definir quem será o responsável pelo cadastro de metadados e depósito dos dados de pesquisa no REDU: o estudante ou o próprio orientador.
  3. Preenchimento de metadados: É preciso descrever os metadados (o que são, como foram coletados, etc.) e depositar os dados da pesquisa e informar onde eles estão armazenados.
  4. Deposito dos dados: Os arquivos dos dados devem ser enviados para o REDU, salvo em caso de restrições éticas ou legais (consulte a Instrução Normativa CCPG nº 001/2024)
  5. Geração do DOI: O REDU irá gerar um DOI único para cada conjunto de dados.
  6. Inclusão no SIGA: Os DOIs gerados devem ser inseridos pelo estudante no sistema SIGA da universidade no momento do depósito da versão final para a homologação de teses e dissertações. O orientador deverá validar estes DOI no sistema SIGA.

Para mais informações, consulte o manual de preenchimento do REDU e a Instrução Normativa CCPG nº 001/2024.