Pós-defesa

A submissão do arquivo digital da versão final de dissertação ou tese deve ser realizada pelo próprio discente no Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA em até 60 dias após a defesa do trabalho, e é um dos requisitos à posterior emissão do diploma de titulação pela Comissão Central de Pós-Graduação da universidade.

 

Normas aplicáveis: Regimento Geral dos Programas de Pós-Graduação da Unicamp – artigos 42 e 43 

  • Fluxo de conferência de versões finais
    1. Aluno: realiza o upload da versão final de dissertação ou tese via INTRANET/IA, no prazo de 60 dias a partir da data de defesa, para submissão à Biblioteca/IA para obtenção do Relatório de Verificação de Escrita Original (Veja procedimento abaixo);
    2. Aluno: Caso o Relatório de Verificação de Escrita Original esteja dentro dos parâmetros permitidos pela CPG/IA, o aluno providenciará o preenchimento e assinatura (do estudante e do orientador) no Termo de Comprometimento, Anexo II à Instrução Normativa CPG/IA nº 01/2023, devendo anexá-lo na Intranet.
    3. Coordenação do PPG: Deverá aprovar o Relatório de Similaridade na Intranet.
    4. Aluno: realiza o upload da versão final de dissertação ou tese via SIGAno prazo de 60 dias a partir da data de defesa (Veja procedimento abaixo);
    5. Secretaria de Pós-Graduação: confere a formatação do trabalho com base na Instrução Normativa CCPG Nº 002/2021, que regulamenta a edição de dissertações e teses no âmbito da Unicamp, e no Modelo Versão Final adotado pelo Instituto de Artes;
      • Caso identificada alguma necessidade de ajuste, o andamento da versão final é retornado ao discente, para correção e envio de um novo arquivo via sistema;
    6. Orientador: após uma nova conferência e validação pela secretaria, o trabalho é encaminhado ao orientador do estudante;
    7. Pró-Reitoria de Pós-Graduação: após a aprovação do orientador, remete-se a versão final ao setor,  responsável pela última análise documental do processo;
      • Nessa etapa final, a PRPG também poderá atribuir novas exigências de correção e solicitar uma nova submissão do trabalho ao aluno.
  • Orientações para formatação da versão final
Procedimentos para Obtenção do Relatório de Escrita Original (via INTRANET/IA)
  1. Após a conclusão da elaboração da versão final da dissertação/tese a ser submetida para a homologação do título de Mestre/Mestra/Doutor/Doutora, com anuência do orientador, o estudante deverá submeter o trabalho para a verificação de similaridade de escrita através do software de verificação de escrita original disponibilizado pela UNICAMP.

    Os índices de semelhança obtidos no Relatório de Verificação de Escrita Original não deverão ultrapassar 25% do conteúdo geral do trabalho. Saiba mais consultando a Instrução Normativa CPG/IA nº 01/2023 e a Instrução Normativa CCPG nº003/2021.

    A verificação da versão do trabalho para agendamento da defesa será efetuada pela Biblioteca do Instituto de Artes, mediante submissão do trabalho pelo estudante na INTRANET/IA. Segue o procedimento:

    1. Acessar a Intranet/IA e clicar em “Minha Defesa”, localizado no quadro “Comissão de Pós-Graduação”;
    2. No Menu, em 7.Solicitar envio da versão final da Tese, clicar no ícone “Processo de Verificação” e ler as instruções disponibilizadas na página;
    3. No 8º passo, clicar no botão “Enviar versão final da tese”. Observe que a Biblioteca/IA disponibiliza o prazo de até 3 dias úteis para retorno.
    4. No quadro “Envio da versão Final da Tese”, mais abaixo na página, incluir a dissertação/tese nos respectivos campos para upload dos arquivos em formato Texto (DOCX), sendo necessário dividir o trabalho em duas partes: o 1º arquivo contendo as páginas da Capa até o Sumário, as referências e os anexos; o 2º arquivo contendo o texto da dissertação/tese, sem os elementos pré-textuais e a bibliografia. Preencha os campos de Comentários se necessário e clique no botão “Enviar”.
    5. Aguarde a notificação da Biblioteca/IA que irá incluir o Relatório de Verificação de Escrita Original no mesmo módulo na Intranet/IA.
    6.  Após a verificação da Biblioteca e disponibilização do Relatório de Similaridade, retorne à Tela Pós-Defesa (Versão Final), verifique o resultado do relatório junto do seu orientador e, estando em conformidade com o índice de similaridade estabelecido pela CPG IA, preencha o Anexo II da Instrução Normativa CPG/IA nº 01/2023 – Termo de Responsabilidade. CLIQUE AQUI PARA BAIXAR.
    7. Colha a assinatura do orientador no presente termo e inclua o documento na Intranet/IA, clicando em “Enviar termo de responsabilidade”.
    8. Pronto, seu Relatório de Verificação de Escrita Original e o Termo de Responsabilidade foram enviados para a CPG/IA. Após efetuar este procedimento, envie o arquivo da versão final verificada para homologação no SIGA (verifique o procedimento abaixo).

    Nota: Caso o trabalho ultrapasse o índice de similaridade permitido pela CPG/IA, verifique junto do seu orientador se correções serão necessárias de acordo com os itens iluminados no Relatório de Verificação de Escrita Original.

Procedimentos para envio da Versão Final (via SIGA)
  1. Acessar a opção de upload de versão final no SIGA, pelo menu superior Vida Acadêmica e a opção Visualizar Dados de Dissertações/Teses, vide Tutorial DAC – Fluxo de Dissertações e Teses disponibilizado no final desta página;

  2. Anexar o arquivo digital da dissertação ou tese sob um arquivo único no formato .PDF;


  3. Conferir todos os dados acadêmicos apresentados pelo sistema, os quais também serão registrados no diploma;

    • O estudante deverá entrar em contato com a secretaria de pós-graduação (defesaia@unicamp.br) caso localize alguma divergência de informações (por exemplo, nos dados de título, nome, naturalidade, etc.);

  4. Selecionar o botão Enviar.

Arquivos e links relacionados


Contato para dúvidas: Secretaria de Pós-Graduação (Denise), pelo e-mail defesaia@unicamp.br ou telefone (19) 3521-6552.