A submissão do arquivo digital da versão final de dissertação ou tese deve ser realizada pelo próprio discente no Sistema de Gestão Acadêmica – SIGA em até 60 dias após a defesa do trabalho, e é um dos requisitos à posterior emissão do diploma de titulação pela Comissão Central de Pós-Graduação da universidade.
Aluno: realiza o upload da versão final de dissertação ou tese via SIGA, no prazo de 60 dias a partir da data de defesa;
Secretaria de Pós-Graduação: confere a formatação do trabalho com base na Instrução Normativa CCPG Nº 002/2021, que regulamenta a edição de dissertações e teses no âmbito da Unicamp, e no Modelo de Versão Final adotado pelo Instituto de Artes;
Caso identificada alguma necessidade de ajuste, o andamento da versão final é retornado ao discente, para correção e envio de um novo arquivo via sistema;
Orientador: após uma nova conferência e validação pela secretaria, o trabalho é encaminhado ao orientador do estudante;
Pró-Reitoria de Pós-Graduação: após a aprovação do orientador, remete-se a versão final ao setor, responsável pela última análise documental do processo;
Nessa etapa final, a PRPG também poderá atribuir novas exigências de correção e solicitar uma nova submissão do trabalho ao aluno.
Orientações para formatação da versão final
Estruturar o trabalho com base na Instrução Normativa CCPG Nº 002/2021, atentando-se a todas as normas previstas nos seis artigos do instrumento;
Procedimentos para envio da Versão Final (via SIGA)
Acessar a opção de upload de versão final no SIGA, pelo menu superior Vida Acadêmica e a opção Visualizar Dados de Dissertações/Teses, vide Tutorial DAC - Fluxo de Dissertações e Teses disponibilizado no final desta página;
Anexar o arquivo digital da dissertação ou tese sob um arquivo único no formato .PDF;
Conferir todos os dados acadêmicos apresentados pelo sistema, os quais também serão registrados no diploma;
O estudante deverá entrar em contato com a secretaria de pós-graduação (defesaia@unicamp.br) caso localize alguma divergência de informações (por exemplo, nos dados de título, nome, naturalidade, etc.);
Selecionar o botão Enviar.
Bolsistas CAPESBolsistas do órgão devem incluir o seguinte texto na seção de Agradecimentos da versão final de dissertação/tese, assim como o número do processo de concessão da bolsa de pesquisa (dado disponível no aplicativo Bolsista CAPES), conforme previsto na Portaria Nº 206/2018 do órgão: “O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.”
Bolsistas FAPESPBolsistas da fundação devem cientificar na página de Agradecimentos o suporte recebido, informando, nos seguintes moldes, o número do processo a que se refere o Termo de Outorga assinado: processo nº aaaa/nnnnn-d, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Dissertações e Teses aprovadas condicionalmenteEstudantes que tiveram suas dissertações ou teses aprovadas condicionalmente pela Comissão Examinadora estão sujeitos à reprovação caso não submetam, no prazo de 60 dias, a versão corrigida do trabalho contendo os ajustes indicados pela banca.