Pós-graduação em Música

Projetos

DOCENTE LINHA DE PESQUISA PROJETOS
Adriana do Nascimento Araujo Mendes Música, Cultura e Sociedade

Educação Musical: teoria e prática

Resumo: Estudar, refletir sobre e difundir os fundamentos que embasam a formação do educador musical; pesquisar e produzir material didático-pedagógico para o educador musical; organizar e elaborar material para profissionais que atuam em diversos espaços de ensino/aprendizagem com a educação musical em situações de ensino coletivo; contribuir para a democratização do acesso à arte.
O projeto abrange as investigações sobre a formação musical e pedagógica do educador que irá atuar ou que já atua nos diversos âmbitos de ensino musical: escola de educação básica; escolas especializadas de música; projetos sociais; educação inclusiva; terceira idade; educação de jovens e adultos (EJA); educação musical e tecnologia.

Adriana Giarola Kayama Estudos Instrumentais e Performance A Música Volcal Luso-Brasileira nos Séculos XVIII e XIX

Resumo: Tendo como objeto de estudo, a música vocal em Portugal e no Brasil nos séculos XVIII e XIX, quer do ponto de vista da musicologia histórica, quer como fenômeno de execução (práticas interpretativas), este projeto procura articular estudos a ser elaborados atualmente e previstos para um próximo futuro por doutorandos e docentes, nos respectivos países, envolvendo figuras e/ou repertórios comuns.

Canto: aspectos interpretativos

Resumo: Estudo e análise de questões técnicas, pedagógicas e de repertório do canto através de bibliografia especializada, publicações, manuscritos, entrevistas, experiências e observações.

Alexandre Zamith Almeida Estudos Instrumentais e Performance Conexões Entre o Piano e as Práticas Musicais Atuais: implicações performativas

Resumo: O presente projeto visa desenvolver pesquisa – prevendo resultados científicos e artísticos – patches e aplicativos e a utilização de interfaces de controle e processamento sonoro em tempo real, preferencialmente de possibilidades gestuais. A partir dos resultados gerados (patches, improvisações, composições) serão investigadas estratégias de preparo da performance que dêem conta não apenas da complexidade idiomática da música contemporânea, mas sobretudo das novas atribuições do intérprete diante da conjugação de seus instrumentos tradicionais aos novos instrumentos da era digital.

Angelo José Fernandes Estudos Instrumentais e Performance Estilo e Interpretação na Obra Vocal de Inspiração Afro-Brasileira de Carlos Alberto Pinto Fonseca

Resumo: Este projeto tem como objetivo a análise da obra de inspiração afro-brasileira do compositor mineiro Carlos Alberto Pinto Fonseca (1933-2006).

Antonio Rafael Carvalho dos Santos / Hermilson Garcia do Nascimento / José Roberto Za Música, Cultura e Sociedade Música Popular: história, produção e linguagens

Resumo: Com o advento da indústria fonográfica no início do século XX, a música popular transformou-se no seu principal produto. Aos poucos, uma multiplicidade de manifestações musicais populares foi retirada dos seus espaços de origem e convertida em fonogramas. Como produto, a música popular ganhou novos espaços de circulação e fruição. Hoje é praticamente impossível investigar a natureza da música popular sem considerar esse novo contexto. Devido ao alcance dos meios de comunicação, mesmo aquelas modalidades que ainda transitam por circuitos paralelos aos do mercado fonográfico parecem não totalmente isentas de influências do repertório de música gravada. Este grupo de pesquisa pretende investigar as matrizes musicais e culturais formadoras de diferentes estilos e linguagens musicais populares a partir de análises de seus elementos formais, intrínsecos ao material musical, e dos seus diferentes contextos históricos e sócio-culturais.

Carlos Fernando Fiorini Estudos Instrumentais e Performance Regência – Arte e Técnica

Resumo: Estudo da arte e técnica da regência através da retórica do gestual e da pesquisa científica.

Carlos Gonçalves Machado Neto Música, Cultura e Sociedade Memória é Metadado: acervos digitais de música brasileira – coleções Alexandre e Luiz Levy e Família Assad

Resumo: A digitalização da “Coleção Alexandre e Luiz Levy” e “Coleção Família Assad” será o campo de experiência para tratar de um aspecto bem específico sobre a construção de acervos no ambiente da cultura digital – a capacidade que a tecnologia digital trouxe para o armazenamento de informações no campo da música (e arquivos sonoros) na forma do metadado, isto é, as informações (dados) que o documento digital (dado) armazena em si próprio. Em geral, este assunto é desenvolvido nas áreas da ciência da informação (tecnologia) ou arquivística (catalogação). Entretanto, como que a musicologia pode interferir nesta área de conhecimento, convencionada como “técnica”, contribuindo com informações históricas e analíticas que podem ser armazenadas no próprio arquivo digital? O objetivo desta pesquisa é, portanto, criar um banco de dados experimental baseado em “metadados musicológicos”.

Ruído Branco: entre a memória e a história do som e da música

Resumo: O objetivo deste projeto de pesquisa pesquisa é investigar e inserir sentido nas relações entre o som, a música, a memória e a história em diferentes contextos culturais e tecnológicos.

Claudiney Rodrigues Carrasco Música, Cultura e Sociedade Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual

Resumo: O presente projeto reúne pesquisas cujo objeto específico é a música como parte integrante de formas artísticas e veículos de comunicação complexos, cujas mensagens são formadas por um número variado de linguagens. Nesse grupo se incluem tanto as formas tradicionais, restritas ao domínio da produção artesanal, como o são os diversos gêneros dramáticos e dramático-musicais, quanto aquelas pertencentes ao universo da arte industrializada e da cultura de massa, como o são o cinema, a televisão e as recentes manifestações digitais do audiovisual (sítios na internet, vídeo-arte, jogos eletrônicos). O grupo também se propõe a abrigar projetos cujos temas não sejam diretamente ligados ao assunto, mas que possam servir de subsídio às questões por ele tratadas, tais como projetos de teoria musical, composição, cognição musical, entre outros.

Denise Hortencia Lopes Garcia Música, Linguagem e Sonologia Criação Musical: música contemporânea: criação e análise

Resumo: O objeto de pesquisa do projeto é a analise voltada à criação e performance musicais relacionadas à prática musical contemporânea. Este projeto é desdobramento do projeto temático “O computador como ambiente de criação e performance musical” (Fapesp: 2003/01253-8) e reune projetos individuais e coletivos da equipe, destacando-se os projetos com bolsa de Produtividade em Pesquisa que foram conduzidos pelos Profs. Silvio Ferraz e Denise Garcia (“Reescritas: a composição como campo de diálogo” e “Faces da Música Eletroacústica Brasileira: o Estúdio da Glória nos anos 80 e 90”) aos quais foram relacionados os projetos de pós-doutorado, mestrado, doutorado e iniciação científica de membros da equipe.

Emerson Luiz de Biaggi Estudos Instrumentais e Performance Instrumentos de Cordas: aspectos técnicos, estilísticos e pedagógicos

Resumo: Projeto visa aprofundar e difundir conhecimentos sobre os principais aspectos envolvidos no estudo, performance e ensino dos instrumentos de cordas. Aborda diversos aspectos relativos à performance destes instrumentos, contemplando questões fisiológicas, organológicas, idiomáticas e técnicas.

Esdras Rodrigues Silva Estudos Instrumentais e Performance Instrumentos de Arco no Brasil: da rabeca ao violino, a trajetória dos instrumentos de arco na música erudita e popular brasileira

Resumo: O projeto prevê dentre seus objetivos: levantar a história dos instrumentos de arco no Brasil, sua geografia, seus usos mais comuns, suas particularidades e seus personagens principais; analisar obras musicais que corroboram com a construção de uma identidade brasileira para os instrumentos de arco no Brasil, tanto na música erudita quanto na popular; produzir ou encomendar obras ou arranjos que explorem uma linguagem para cordas com sotaque nacional. Propõe-se efetuar: levantamento bibliográfico: partituras, livros, artigos e entrevistas; levantamento discográfico; análise de partituras; mapeamento de compositores e intérpretes;composição e arranjo para os instrumentos.

Fábio Scarduelli Estudos Instrumentais e Performance Meios e Técnicas para a Construção da Performance ao Violão e seu Diálogo com o Ensino de Instrumento

Resumo: Estudo de técnicas relacionadas à performance instrumental ao violão, com aplicações e implicações práticas relativas à precisão, ao gesto e à expressividade, e que acabam se refletindo, a partir de um diálogo constante e convergente de diferentes frentes de pesquisa, no preparo de uma partitura (levando em conta a visão crítica do intérprete violonista), na clareza da execução, mas também na pedagogia do instrumento, sobretudo no curso superior de música. Este projeto abriga diferentes pesquisas correlatas e ocorre no âmbito do Grupo de Pesquisa em Violão: estudos da performance, pedagogia e repertório.

Fernando Augusto de Almeida Hashimoto Estudos Instrumentais e Performance Percussão Brasileira: histórico, estudo interpretativo e seu repertório

Resumo: Este projeto tem como objetivo realizar um amplo estudo sobre a percussão brasileira, objeto de pesquisa que por sua vastidão é dividido neste projeto propositalmente nas sub-áreas: (1) percussão erudita, (2) percussão popular, e (3) bateria. Dentro das 3 sub-áreas o estudo tratará tanto do levantamento histórico de músicos e obras relevantes, bem como o estudo interpretativo e a delimitação e catalogação deste repertório, quer seja ele sinfônico, solista, ou encontrado nas atuações da percussão popular.

Helena Jank Estudos Instrumentais e Performance Pesquisa e Performance na Interpretação Historicamente Orientada

Resumo: Estudo dos elementos teóricos e princípios composicionais observados em obras de períodos anteriores ao romantismo, baseado em tratados de época e textos especializados, visando a aplicação da pesquisa teórica à prática da interpretação historicamente orientada.

Retórica Musical do Período Barroco

Resumo: Estudo dos elementos de retórica na música barroca Figuras retóricas e de representação Relação texto-música Análise de obras do período barroco, baseada na observação dos elementos de retórica musical.

Jonatas Manzolli Música, Linguagem e Sonologia Criação e Análise Musicais a Partir do Estudo de Processos Cognitivos com Suporte de Mídia Interativa e Imersão Digital

Resumo: Trata-se de um projeto de pesquisa ancorado na criação de um laboratório multiusuário que ficará operacional e disponível para equipe do projeto e pesquisadores convidados do Brasil e do exterior. Nesse laboratório estudaremos a cognição humana e processos criativos musicais utilizando interfaces tecnológicas, computação gráfica, captura e armazenamento de movimento e de biossinais. Em linhas gerais, a proposta foca o estudo de processos cognitivos utilizando estímulos de fontes físicas e virtuais para: a) integrar pesquisa teórica e prática e b) estudar novas formas de análise e criação musical mediados por processos tecnológicos. Desenvolveremos esforços metodológicos para estudar interações significativas entre agentes e estímulos gerados no laboratório e explorar seus desdobramentos com visualização e sonificação científica em ambiente de realidade mista. Desta forma, propomos a utilização de narrativas interativas como método de pesquisa, as quais serão analisadas a partir da interação entre os agentes e dispositivos com paisagens sonoras, vídeo interativo, animação e gráficos 3D. A hipótese que avaliaremos é se o comportamento de um agente ou grupo de agentes num espaço imersivo, interagindo com vários dispositivos, indica a maneira como esse espaço afeta suas ações e como significado musical é construído no decorrer da experiência. O projeto conta também com a colaboração de três centros de referência: o Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN), Projeto FAPESP 2013/07559-3 (CEPID), Unicamp, o laboratório IDMIL da McGill University, Montreal, Canadá, e o grupo SPECS da Universidade Pompeu Fabra, Barcelona, Espanha. Em linhas gerais as etapas previstas para o projeto são as seguintes: 1) implementar o espaço físico e a infraestrutura do laboratório 2) testes de captura e análise de sinais multimodais 3) estudar os modelos computacionais de interação com os dispositivos e analisar a informação do banco de dados 4) estudo de caso.

Interfaces e Modelos Cognitivistas Aplicados à Análise e Criação Musicais com Suporte Computacional

Resumo: Trata-se de um projeto de produtividade de pesquisa do CNPq, o qual é ancorado em três eixos temáticos: 1) métodos para recuperação de informação musical, 2) interatividade e interfaces tecnológicas e 3) estudo de processos cognitivos aplicados à composição e análise musicais. A primeira reflexão do projeto apoia-se na dualidade da representação musical simbólica versus o áudio aqui considerado na sua natureza de representação digital, para a qual, podemos desenvolver modelos computacionais, apoiados na análise de descritores de áudio e estudos recentes vinculados às ciências cognitivas e neurociência da audição. Serão desenvolvidos ambientes computacionais para descrever e recuperar informações musicais de um sinal sonoro de referência. Desta forma, durante a vigência do projeto, estudaremos atributos perceptivos do som que não são necessariamente os que tradicionalmente definem o conceito de nota musical (e.g. altura, duração e intensidade), tais como rugosidade, brilho, inarmonicidade. Esses últimos estão atrelados a utilização de técnicas instrumentais estendidas e à composição musical que constrói-se  a partir do ponto de vista sonoro e o nosso objetivo é expandir a noção de textura musical utilizando modelos para composição assistida por computador. Nosso objetivo também é refletir sobre a natureza da criação musical ancorada em processos interativos. Focaremos o estudo de dispositivos e interfaces, o controle de processos de síntese sonora e a análise do gesto musical via descritores de movimento. A metodologia de estudo baseia-se  no desenvolvimento e análise de  sistemas interativos musicais e durante a vigência da bolsa, ampliaremos a produção e os processos criativos que já desenvolvemos no período anterior.

Processamentos Eletroacústicos Baseados em Análises Tempo-Frequência e sua Utilização na Música Mista em Tempo Real

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos ligados à composição, análise e interpretação da música eletroacústica mista, tomando-a como um processo, tendo como referências epistemológicas o modo de existência dos objetos técnicos e o método alagmático de Gilbert Simondon, além do conceito de enação de Francisco Varela. No âmbito dos processos eletroacústicos analisaremos os processos STFT (Short-Time Fourier Transform), de análise e ressíntese de sinais musicais a partir de análises tempo-frequência, com atenção específica aos processos de convolução e phase-vocoder. Como exemplos analíticos, discutimos a utilização em tempo real do phase vocoder baseado em source-filter em ressonâncias (2015), de Jônatas Manzolli, além da implementação por Arshia Cont do processo de pitch-shifting via FFT em Anthèmes 2 (1997), de Pierre Boulez. No âmbito da criação musical, propomos a composição de obras mistas para diferentes formações instrumentais utilizando os processos eletroacústicos e as ferramentas computacionais estudadas, além da transferência de características destes processos para a escrita instrumental. Uma metodologia de análise sobre nossos processos composicionais, via descritores de áudio, será implementada, com o intuito de avaliar o resultado sonoro e a necessidade de alterações na escrita instrumental e nos parâmetros numéricos dos processamentos. Como ferramentas teóricas para os trabalhos de análise e criação, mencionamos o conceito pre-audibilidade de Gérard Grisey, a morfologia do tempo musical de Karlheinz Stockhausen, a descontinuidade entre as escalas temporais de Horacio Vaggione, além da teoria das catástrofes, saliências e pregnâncias de René Thom. Buscaremos, através da epistemologia de Thom, reunir visões musicais aparentemente antagônicas do processo composicional, a fim de concebermos diferentes formas de interação entre objetos, processos e escalas temporais, pensando-os como pertencentes uma única morfologia geral que em seu interior pode apresentar continuidades e descontinuidades.

Jorge Luiz Schroeder Música, Cultura e Sociedade Diálogos Difíceis entre Música e Dança: o trabalho do músico em aulas de dança

Resumo: Este projeto pretende investigar a posição fronteiriça que ocupam as atividades dos músicos em aulas de dança. Utilizando os procedimentos da observação participante e das entrevistas, pretende-se desenlear o jogo intrincado de forças sociais, educacionais, artísticas e das relações de trabalho que se superpõem e se atritam no trabalho cotidiano do músico de dança. A partir da observação e explicitação do complexo confronto de interesses, valores, concepções e discursos sobre o qual trafega o músico que trabalha na área da dança consideramos possível verificar como conhecimentos e habilidades específicas musicais vão sendo constituídos nessa zona instável de fronteira entre linguagens e práticas artísticas, tanto no aspecto profissional quanto educativo.

José Alexandre Leme Lopes Carvalho Estudos Instrumentais e Performance Aulas de Prática Instrumental: uma possível conexão entre a tradição oral da música popular e a academia

Resumo: O projeto tem por objetivo investigar a função e a organização das aulas coletivas de performance em cursos de música, visando: (1) compreender o papel e importância dessas aulas nesses cursos; (2) analisar criticamente as metoddologias e procedimentos utilizados nessas aulas; (3) levantar e classificar repertório; (4) propor técnicas, procedimentos e exercícios que apontem novos caminhos na estruturação dos conteúdos e práticas para aulas de prática instrumental em um curso de música popular.

José Augusto Mannis Música, Linguagem e Sonologia Desenvolvimento de um sistema de reprodução sonora multicanal com imagem sonora horizontal em 360º aplicado a música, artes sonoras e bioacústica

Resumo: Este projeto, com financiamento do CNPq, se destina à (1) consolidação de um dispositivo de projeção sonora espacial com os necessários processos de tratamento do sinal; bem como (2) à sua aplicação nos campos das artes (musica) e da ciência (biologia/ecologia). Para tanto, deveremos desenvolver e aprimorar conhecimentos, técnicas e métodos no campo do áudio multicanal, sobretudo da reprodução sonora em quatro canais em ambiente de imersão. Esta proposta se articula com o projeto de Pós-Doutorado “Dispositivos de áudio multicanal aplicados à música, arte sonora e bioacústica” desenvolvido por este proponente junto à UFF (2016-18) com apoio da CAPES e em colaboração com o Laboratório de Acústica e Artes Sonoras – LASom/DM/IA/Unicamp.

Conforto acústico para inteligibilidade da fala, ensino, prática, produção e audição musical

Resumo: Este projeto envolve estudos, investigações e desenvolvimentos para implementar e aperfeiçoar recursos, métodos e produtos para o conforto ambiental acústico, buscando atender, além da clareza e inteligibilidade da fala, critérios acústicos próprios ou suscitados por expressões artísticas. Num escopo de aplicações amplo, abrange-se teatros abertos e fechados, auditórios, estúdios de produção musical e áudio-visual, salas de pratica musical, salas de reuniões, salas e ambiente de trabalho, câmaras de ensaio, espaços urbanos recorrendo a medições acústicas, análises, simulações, predições, projetos, realizações e desenvolvimento tecnológico de novos produtos.

José Eduardo Ribeiro de Paiva Música, Cultura e Sociedade Tecnologia, Mídia e Criação Sonora

Resumo: Considerando as tecnologias aplicadas à criação e produção sonora surgida dos anos 50 até a atualidade, especificamente as digitais, o projeto tem como objetivo principal determinar as alterações provocadas por tais tecnologias no âmbito da indústria fonográfica e da criação e produção sonora. Além disto, pretende rediscutir as questões referentes às mídias sonoras em toda sua abragência, desde a rádio AM até os sistemas surround de última geração, discussão esta focada principalmente nas alterações de produção proprocionadas pela popularização dos processos tecnológicos. E, por último, pretende promover a discussão sobre a democratização dos meios de produção audiovisual da atualidade e os processos de apropriação tecnológica e inclusão descorrentes desta democratização.

José Henrique Padovani Veloso Música, Linguagem e Sonologia A mímesis na estruturação sonora da escrita instrumental: desenvolvimento histórico, ferramentas analíticas e abordagens práticas

Resumo: A pesquisa propõe investigar processos e paradigmas miméticos na estruturação sonora da escrita instrumental. Tal investigação será realizada a partir de uma sistematização teórico-analítica de tais processos visando: (1) compreender seu desenvolvimento e sua relevância em diferentes contextos históricos, estilísticos; (2) reunir, consolidar e empregar ferramentas analíticas capazes de abarcar a especificidade de peças em que processos miméticos ocupam um papel relevante no processo de estruturação da escrita instumental; (3) organizar e disponibilizar o conhecimento assimilado através de publicações e materiais bibliográficos, visando não apenas a circulação acadêmica dos resultados da pesquisa, como, também, sua aplicação prática em contextos artísticos e pedagógicos — particularmente em aulas de Instrumentação, Orquestração e Análise Musical.

Investigação técnica e criativa de estratégias de machine listening e music information retrieval na exploração de sons e modelos vocais em contextos de experimentação, composição e performance de música interativa

Resumo: Este projeto teve início em 17/11/2014, junto à Universidade Federal da Paraíba, e foi transferido ao Programa de Pós-Graduação em Música da Unicamp quando do credenciamento de seu docente responsável, em 17/05/2016. A pesquisa visa investigar novas estratégias de machine listening e music information retrieval (MIR) para explorar sons e modelos vocais em contextos de música e arte sonora interativa. Ao criar uma relação de retroalimentação entre pesquisa técnica e projetos criativos, a principal ideia é aquela de adaptar, refinar e desenvolver novas estratégias nos campos da machine listening e da MIR que possibilitem o uso de sons vocais tanto como modelo para a composição/instrumentação/orquestração quanto como fonte de parâmetros quantitativos a serem utilizados para controlar algoritmos e métodos computacionais de síntese e processamento sonoro em tempo real.

Leandro Barsalini Música, Cultura e Sociedade A bateria no Brasil: aspectos e linguagens do instrumento em três gerações

Resumo: Este projeto investiga o desenvolvimento histórico do instrumento bateria no Brasil, desde sua incorporação na música nacional até o final da década de 1970. Através do confronto entre dados provenientes de entrevistas, levantamento de documentos, pesquisa bibliográfica e análises musicais, trabalhamos a hipótese de configuração de processos de desenvolvimentos de diferentes linguagens para a bateria. Para tanto, estabelecemos uma divisão temporal em três períodos, cada qual com uma geração de instrumentistas que colaborou com a ampliação, difusão e aperfeiçoamento de técnicas de execução do instrumento.

Lenita Waldige Mendes Nogueira Música, Cultura e Sociedade Comentários ao aparato crítico da ópera Joanna de Flandres de Carlos Gomes

Resumo: O projeto explora a ópera Joanna de Flandres de Carlos Gomes a partir da partitura extraída do manuscrito original e que foi realizada por esta pesquisadora anteriormente com apoio da Fapesp. O projeto foi dividido em duas partes, a primeira delas está focada na história social, no contexto, na recepção e em outros aspectos em torno da composição e montagem da ópera no ano de 1863 no Rio de Janeiro. A segunda parte da pesquisa é dedicada exclusivamente ao trabalho com a partitura propriamente dita, em especial à exploração do extenso aparato crítico produzido quando da montagem da partitura, realizada no projeto Fapesp. Na transcrição realizada a partir das 1054 páginas do manuscrito gomesiano foi produzido extenso aparato crítico que gerou diversas questões, desde as mais simples, tais como notas e ritmos equivocados, até garranchos, correções, muitas delas ilegíveis, inúmeras rasuras, cortes extensos, anotações, etc. É importante salientar que esta pesquisa tem como foco exclusivo o manuscrito original de Carlos Gomes visando posterior elaboração de uma edição crítica.

Música e Músicos do Brasil

Resumo: Este projeto visa a pesquisa e transcrição musicológica de obras de compositores brasileiros, bem como a pesquisa biográfica dos mesmos, propondo a produção de conhecimento acerca do repertório nacional e o reconhecimento e disseminação de aspectos definidores desta produção.

Manuel Silveira Falleiros Música, Linguagem e Sonologia Livre Improvisação, Criatividade e Cognição Musical

Resumo: Projeto propõe investigações acerca da Livre Improvisação, por meio tanto de estudos teórico-reflexivos como por práticas criativas e experimentais. Pretende-se um desenvolvimento em parceria com a ELM-Ciddic/Unicamp e o Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP, com a perspectiva de implementação de coletivo de pesquisa e criação artística voltado à improvisação musical contemporânea.

Mauricy Matos Martin Estudos Instrumentais e Performance Piano: pedagogia e performance

Resumo: O projeto prevê investigações tanto teórico-reflexivas como empíricas e práticas acerca de aspectos de performance e de pedagogia do instrumento piano, integrando docentes e discentes.

Paulo Adriano Ronqui Estudos Instrumentais e Performance Metallumfonia: pesquisa nas diferenciadas áreas de atuação dos instrumentos de Metal – performance, repertório e aspectos históricos

Resumo: O presente grupo de pesquisa discutirá as pesquisas relacionadas aos aspectos relacionados à performance, investigação de repertório e de aspectos históricos nos instrumentos de metal no Brasil. Para esta finalidade, contando com uma equipe Interinstitucional, utilizará de abordagens metodológicas específicas para cada objeto de estudo, tais como: levantamento bibliográfico relacionados à performance nos diferenciados instrumentos de metal ? reflexão, desenvolvimento e aplicação de conceitos; pesquisa de campo – utilizando-se de específicas abordagens para cada projeto com a finalidade de levantamento de repertório e de investigação sobre aspectos históricos.

Panorama Musical Paulista para Trompete: obras solo, música de câmara e trechos orquestrais

Resumo: O propósito do presente plano de pesquisa é investigar o repertório para trompete solo, música de câmara e de trechos orquestrais escritos por compositores paulistas. Para esse fim, quatro diferentes níveis de investigação se relacionam ao objeto de estudo: catalogação de repertório; digitalização de partituras e elaboração de caderno de excertos orquestrais; atribuição de sugestões interpretativas às obras selecionadas; registro audiovisual. A presente pesquisa apresentará um trabalho inédito neste segmento de repertório, pois será oferecida ao intérprete, neste caso ao trompetista e instrumentistas de metal, uma ferramenta interpretativa que poderá ser utilizada também em outras pesquisas de repertório. Com a conclusão do projeto, será apresentado um trabalho performático e informativo sobre as obras pesquisadas, contribuindo sucintamente com a pesquisa, divulgação e compreensão da música brasileira.

Panorama Paulista de Obras para Grupos de Instrumentos de Metal e Percussão: levantamento, sugestões interpretativas e registro audiovisual

Resumo: A pesquisa apresentada neste projeto representa a primeira fase de um estudo sugerido ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UNICAMP e FAPESP pelo autor. Tal estudo se realizará no Laboratório de Instrumentos de Metal da UNICAMP e Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP em três diferentes fases. A primeira fase, foco deste projeto, investigará a produção paulista de música de câmara para instrumentos de metal e percussão, além da aplicação de sugestões interpretativas e gravação das obras selecionadas. Para a realização do projeto, quatro diferentes níveis de trabalho se relacionam ao objeto do estudo: levantamento e catalogação do repertório investigado; digitalização (editoração) das partituras levantadas; sugestões interpretativas às obras selecionadas; registro em DVD das obras escolhidas. Desta forma, o estudo proposto apresentará um trabalho inédito neste segmento de repertório, pois oferecerá, a diferenciados públicos, fonte preciosa de levantamento de repertório.

Paulo José de Siqueira Tiné Música, Cultura e Sociedade Produção Popular Instrumental

Resumo: Reunir produções artísticas, pesquisas acadêmicas e pedagógicas do pesquisador e associados dentro território da música popular instrumental.

Paulo Mugayar Kuhl Música, Cultura e Sociedade Poética da Ópera

Resumo: A proposta do projeto é analisar as maneiras de se conceber o espetáculo operístico, do início do século XVII até meados do século XIX. As referências às poéticas clássicas (Aristóteles e Horácio) são uma constante e apontam para um conflito permanente no que se refere à presença da música e de outros elementos não-verbais. Desse modo, a história do pensamento sobre a ópera é uma constante luta para combater, justificar ou aprimorar os diversos elementos constitutivos dos espetáculos. Dessa tensão, surgem diversos textos teóricos e propostas de criação ou ””reforma”” das óperas, com propostas normativas ou com sugestões para algumas transformações. Ênfase especial é dada ao pensamento sobre a ópera em português, no período que vai de c. 1750 a c. 1850.

Reimagining Italianità: opera and musical culture in transnational perspective

Resumo: Trata-se de uma rede de pesquisas internacional transdisciplinar com o intuito de investigar a ópera italiana do século XIX em uma escala global, discutindo criticamente as relações entre a música e as identidades nacionais.

Regina Machado Música, Cultura e Sociedade Canto e Canção Popular: investigações sobre o sentido

Resumo: Buscar identificar os elos de melodia e letra e os recursos presentes no canto para elucidação desses elos. Identificar os recursos técnicos utilizados pelo cantor para a construção da Qualidade Emotiva da voz. Desenvolver análise cancional, a partir da aplicação da teoria semiótica da canção e do comportamento vocal, a partir da complementação exposta em minha tese de doutoramento.

Silvia Cordeiro Nassif Música, Cultura e Sociedade A Dimensão Estético-Discursiva na Música: uma abordagem teórica e uma proposta de acesso à linguagem musical por não-músicos

Resumo: Essa pesquisa tem por objetivo desenvolver uma linha analítica musical que possibilite uma compreensão aprofundada da música por um público sem formação musical. Tomando como principal orientação teórica a filosofia do Círculo de Bakhtin, mas incorporando também contribuições de diversos outros pensadores da música e das ciências humanas, o projeto tem 3 etapas definidas: 1-elaboração de uma proposta de audição musical que leve em conta tanto questões históricas e contextuais quanto estético-estruturais e veiculação dessa proposta num programa de rádio; 2-investigação sobre os modos de apropriação da linguagem musical por ouvintes do programa; 3- reelaboração da proposta.

A educação musical na perspectiva da linguagem, da cultura e do desenvolvimento humano

Resumo: Este projeto tem como objetivo investigar a educação musical em diferentes contextos educativos (formais e não formais) tendo como principal fundamento a concepção da música como um sistema simbólico, cultural e historicamente constituído e, sob vários aspectos, passível de analogias e homologias com outras formas de linguagem, em especial a linguagem verbal. Embora possa acolher propostas de natureza mais prática, o foco deste projeto são as investigações que permitam um aprofundamento teórico na perspectiva epistemológica que lhe serve de sustentação, cujos grandes pilares são a filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin e a psicologia do desenvolvimento de Lev S. Vigostski. Ancorado nesses alicerces, busca a compreensão dos diversos fatores envolvidos nos processos de apropriação/aprendizagem da música, com ênfase nas relações de significação.

Suzel Ana Reily Música, Cultura e Sociedade O Musicar Local – novas trilhas para a etnomusicologia – Projeto Temático FAPESP

Resumo: O Projeto Temático (FAPESP – 2016/05318-7) visa investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.

Práticas do Musicar Local

Resumo: Faz parte do senso comum pensar a música de uma perspectiva geográfica, particularmente em relação a repertórios tradicionais e populares, posto que, de modo geral, associamos estes repertórios a suas origens (e.g., música tradicional irlandesa, movimento nativista gaúcho etc.). Neste projeto, contudo, as associações geográficas enfatizam as relações entre música e o local em que indivíduos e grupos se engajam com música. Sem dúvida, toda prática musical ocorre numa localidade, na medida em que toda música é feita e vivida em algum lugar. No entanto, ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para as formas como o engajamento musical se relaciona com a localidade em que este engajamento ocorre, seja entre amadores, seja entre profissionais. Ao identificarmos as práticas do musicar local como campo de pesquisa, buscamos compreender como atividades musicais afetam a vida cotidiana dos indivíduos nelas envolvidas bem como dos grupos sociais (ou comunidades) com que convivem. Também buscamos compreender como práticas musicais participam da construção do perfil da localidade e as formas como a localidade é vivida por seus habitantes. Propõe-se um foco sobre práticas musicais precisamente por vermos neste conceito a possibilidade de lidar com uma variedade de abordagens que vem sendo desenvolvidas ao longo das últimas décadas nas diversas disciplinas interessadas em música. Entre estas orientações estão os estudos de práticas de fazer musical, identidades musicais, ?glocalização? musical, música na vida cotidiana, amadorismo musical e sua relação com profissionalismo musical, música e as tecnologias digitais entre outros temas. Trata-se, também, de uma perspectiva que incentiva a interdisciplinaridade, envolvendo a etnomusicologia, a ?nova musicologia?, a antropologia, a sociologia, a geografia, a história entre outras disciplinas. Com efeito, vemos nesta perspectiva a possibilidade de forjar novas maneiras de investigar o papel da música na cultura e sociedade. As perguntas chaves norteando o projeto são: ? Qual é a natureza do engajamento musical no contexto local? O que isto nos diz sobre a construção da localidade e o modo como é vivida pelas pessoas envolvidas no fazer musical? ? Quais são as condições sociais que contribuem para a emergência do engajamento musical e do compromisso com a produção da música a nível local? ? Como os grupos musicais locais operam enquanto associações? Qual é o seu impacto sobre as relações sociais e as formas de fazer musical na localidade? ? Quais são os desafios enfrentados por músicos profissionais que operam no contexto local e qual o impacto destes desafios sobre suas atividades musicais?.

Vilson Zattera Música, Cultura e Sociedade Acessibilidade em Música para Deficientes Visuais

Resumo: O avanço das novas tecnologias tem trazido também inúmeras contribuições para o estudo da música para pessoas portadoras de deficiência visual, porém essas tecnologias no geral ainda não podem ser usadas com autonomia pelos deficientes visuais. Nesse sentido, a dependência que estes tem das pessoas com visão normal para operar esses recursos, os impede que possam os aprender e interagir numa situação de igualdade nos ambientes de escola e profissional. Este estudo visa além da transcrição de partituras musicais e materiais didáticos específicos para o braile, o acesso aos programas de música via computador. Outro aspecto a ser considerado é a elaboração de uma metodologia para o estudo e ensino de violão com alunos deficientes visuais.

Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ANA MARIA RIBEIRO SUZEL ANA REILY RETRANSCRIÇÃO DE DOCUMENTOS MUSICAIS GREGOS ANTIGOS CNPq
BIANCA RUZZENE ANDRÉO JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR Tecnologias de suporte para o professor para o ensino inclusivo de música ICV
CRISTIAN FELIPE ROA LESMES SUZEL ANA REILY Uma Bolívia paulistana: o musicar na Praça Kantuta FAPESP
DANIEL LUIZ DE SOUZA SANTOS JOSE AUGUSTO MANNIS O INÍCIO DA CARREIRA DO DUO ASSAD NO BRASIL EM REGISTROS SONOROS ICV
EDUARDO TADEU SCHIAVON GANDINI CARLOS GONCALVES MACHADO NETO O ​Selo Fôlego​: experiência local para circuitos musicais na cultura digital. CNPq
ESDRAS GARCIA PEREIRA LEANDRO BARSALINI CLUBE DA ESQUINA E SEUS ASPECTOS COMPOSICIONAIS NA BATERIA CNPq
FRANCIELI FERNANDA MOREIRA SILVIA CORDEIRO NASSIF A influência da herança cultural no desenvolvimento musical de alunos graduandos em música FAPESP
GABRIEL ANGELO DA COSTA SUZEL ANA REILY Estudos de exemplos do musicar local: a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas através de seus programas musicais até 1974 FAPESP
GIULIA SOARES MARTINS VINICIUS DE SOUSA FRAGA PANORAMA DA PESQUISA EM CLARINETA NO BRASIL: UM MAPEAMENTO DOS ARTIGOS PUBLICADOS SAE
GUSTAVO SALES ROCHA SANTOS DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA A música eletroacústica de Conrado Silva: primeiros estudos CNPq
ISABELA DOS SANTOS NEVES REGINA MACHADO VOZES SUBVERSIVAS: análise dos padrões acústico-vocais de Pabllo Vittar e Cássia Eller e suas relações de descontinuidade com a binaridade de gênero. SAE
JOÃO HENRIQUE AMANCIO GIÃO SUZEL ANA REILY Bandas de música e preservação cultural: a corporação musical dona Gabriella de Oliveira costa em São João da Boa Vista (SP) FAPESP
JOÃO VICTOR FIGUEIREDO PINTO JOSE AUGUSTO MANNIS VERIFICAÇÃO DA ESTABILIDADE DA ESPACIALIDADE DE IMAGEM SONORA MULTICANAL COM CAPTAÇÃO HEXAGONAL EM REDUÇÃO PARA DOIS CANAIS E EMULAÇÃO EM AMBISONICS DE 3ªORDEM ICV
LEYLSON CASTRO CARVALHO TADEU MORAES TAFFARELLO EDIÇÃO DE TRÊS OBRAS DO COMPOSITOR IGNACIO DE CAMPOS CNPq
MARIA CECILIA LUENEBERG COLLACO LEANDRO BARSALINI A BATERIA DE TUTTY MORENO SAE
MARIA FERNANDA RIBEIRO FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO Estudo interpretativo da “batucada”na obra Choros n.10, de Heitor Villa-Lobos CNPq
NICOLAU VILLAS BOAS CAMARGO SUZEL ANA REILY Pagode da Vó Tiana: linha de frente no samba campineiro FAPESP
THAYNÁ ALINE BONACORSI XAVIER EMERSON LUIZ DE BIAGGI How to use Basics: Análise e classificação dos exercícios contidos na obra Basics de Simon Fischer ICV
VINÍCIUS REZENDE GOULART SERPA VINICIUS DE SOUSA FRAGA O Método Da Capo para Clarineta e sua aplicação no Programa Primeira Nota da SEDUC-CAMPINAS e o Ínstituto de Artes da UNICAMP SAE
YAN MATHEUS DE MOURA MACHADO RODRIGO SPINA DE OLIVEIRA CASTRO Corpo e voz, uma experimentação do corpo em um repertório músico/vocal: o diálogo entre o corpo e a voz para um cantor SAE
VICTOR HENRIQUE ROBONATO SUZEL ANA REILY A cena RAP de Campinas FAPESP
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ADENILSON ROBERTO TELES PAULO ADRIANO RONQUI Exploração Técnica e Musical das obras dos Compositores Marcus Siqueira e Rodrigo Lima
ALEXANDRE RIBEIRO DE OLIVEIRA HELENA JANK Transcrição para teorba da BWV 1007: idiomatismo, danças e regra da oitava
ANA RAQUEL FAGGION ALONSO LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA VOZES DE CAMPINAS: UM PANORAMA DA ATIVIDADE CORAL EM CAMPINAS DESDE OS ANOS 1970 ATÉ OS DIAS ATUAIS
ANDRÉ FILIPE GONÇALVES CARREIRO HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO A guitarra elétrica como instrumento de acompanhamento na canção popular brasileira: um estudo sobre Toninho Horta e Hélio Delmiro
ANTONIO FERNANDO VALERIANO DE SOUZA SILVIA CORDEIRO NASSIF A APRECIAÇÃO NO ENSINO DE CHORO: a importância da audição de gravações referenciais e as rodas musicais do gênero
ARTHUR FARACO MANUEL SILVEIRA FALLEIROS COMPOSIÇÕES TRANS-IDIOMÁTICAS PARA CONTRABAIXO SOLO: O ATO CRIATIVO E ANÁLISES SOBRE A COMPOSIÇÃO TRANS-IDIOMÁTICA
BRUNO DE OLIVEIRA E LEMOS COPPINI LEANDRO BARSALINI Sururu de Capote: O baixo elétrico de Sizão Machado nos sambas de Djavan
DANIEL BAISI HADAD EDMUNDO PACHÊCO HORA Proposta de tradução comentada para o português do tratado de J.D. Heinichen, Der General-Baß in der Komposition (1728)
DANIEL LACERDA FRANCO MARINHO BUENO SUZEL ANA REILY Agência musical e corpo na capoeira: música na vida cotidiana dos capoeiristas da Escola de Capoeira Angola Resistência CAPES/PROEX
DANIEL MOREIRA FELIX JOSÉ ALEXANDRE LEME LOPES CARVALHO CRIAÇÃO DE UM MATERIAL DE APOIO TÉCNICO PARA O MÉTODO DE ENSINO COLETIVO DE INSTRUMENTOS DE ARCO DA CAPO
DENIS QUADRATTI SARTORATO GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES VIOLONISTAS COM DISTONIA FOCAL TAREFA-ESPECÍFICA: Estratégias adotadas para a resolução de problemas técnicos de mecanismo instrumental CAPES/PROEX
EVERTON DE NOVAES ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA Pesquisa de obras e outras peças para violino solo de compositores brasileiros
FELIPE DOS SANTOS SILVA MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Uma performance belga brasileira. Uma análise interpretativa de obras do compositor e flautista belga Mathieu-André Reichert produzidas no Brasil
FERNANDA PERES GILBERTI SILVIA CORDEIRO NASSIF Jogos musicais e processos de aprendizagem da leitura rítmica musical CAPES/PROEX
GUILHERME LUIS BASSI ARCE GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES Obra para violão solo de Osvaldo Lacerda CAPES/PROEX
GUILHERME MASSAO MISINA FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO Estudo interpretativo da obra “A Dança do Dibuk”, de Eduardo Seincman: realização da obra em duo CAPES/PROEX
GUILHERME RODRIGUES BURY CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO Gilberto Gil (Cérebro Eletrônico) e o álbum-obra: Registros fonográficos da música popular do Brasil e suas escutas
HEITOR BASILIO COELHO ANGELO JOSÉ FERNANDES UMA PROPOSTA DE EDITORAÇÃO, ANÁLISE E PERFORMANCE DAS CANÇÕES CORAIS: TVÅ KÖRSÅNGER FÖR BLANDAD KÖR À CAPELLA DE BERTIL HERMAN VAN BOER
HELEN BOVO TORMINA ZANÃO ANGELO JOSÉ FERNANDES Prática Deliberada na preparação de Repertório do Cantor Crossover
ISABELA SISCARI CAMPOS ANGELO JOSÉ FERNANDES QUATRO POEMAS DE MANUEL BANDEIRA PARA SOPRANO E PIANO DE ALMEIDA PRADO: UMA ABORDAGEM SOB O PONTO DE VISTA DO PIANISTA COLABORADOR CAPES/PROEX
IVAN DANIEL BARASNEVICIUS GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES Cheio de dedos: desvendando o cancionista Guinga
ÍSIS NATALI CARDOSO MAURICY MATOS MARTIN Almeida Prado: Ilhas. Um estudo de análise e performance
JEFFERSON LUIS GONÇALVES DA MOTTA GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES Rogério Guimarães e sua obra na formação da linguagem solista do violão brasileiro 1920-1950
JOANA BRAGA SANTOS CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO Maria Rosa e Ilhota, duas canções de Lupicínio Rodrigues como possíveis fontes de documentação histórica
JOAO CASIMIRO KAHIL COHON LEANDRO BARSALINI A bateria múltipla e suas performances
JOÃO PEDRO SCHMIDT ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS A sonoridade e a linguagem musical de Caetano Veloso nos anos 70
JULIANA FREIRES OLIVEIRA SILVA ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA: Uma reflexão sobre a relevância da elaboração do currículo de música nas escolas de educação básica de Itupeva/SP
LEANDRO AUGUSTO CAVINI ADRIANA GIAROLA KAYAMA JARDIM DO AMOR E DA PAIXÃO PARA BARÍTONO E PIANO DE JOSÉ ANTÔNIO DE ALMEIDA PRADO: ANÁLISE E PERFORMANCE CAPES/PROEX
LEANDRO SOUZA DE OLIVEIRA CARLOS FERNANDO FIORINI Cantata n˚140 Wachet auf,ruft uns die Stimme de Johann Sebastian Bach: Análise retórico-musical e interpretação
LETÍCIA FAIS ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA Vinte Estudos para Piano de Philip Glass: linguagem, técnica pianística e análise na construção da performance
LÍVIA PAGLERANI SIMÃO MAURICY MATOS MARTIN A construção interpretativa dos Ciclos Nordestinos I, II, III e IV, de Marlos Nobre CAPES/PROEX
LOURDES REGINA PORTO JOSÉ AUGUSTO MANNIS A linguagem compositiva de Claude Debussy: uma análise comparada na perspectiva harmônica, acústica e espectral
LUCIENE GUITARRARI BASTOS EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN A construção da sonoridade coral e orquestral na música sacra: o regente e a formação de um único corpo sonoro vocal-instrumental
LUIZ CLÁUDIO DE SOUSA JÚNIOR PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ “LONGE DOS OLHOS, PERTO DO CORAÇÃO”:
A produção composicional de Olmir Stocker (Alemão) na década de 1980
LUIZ FERNANDO FIDALGO HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO HERALDO DO MONTE: CONCEPÇÃO E LINGUAGEM NA OBRA “GUITARRA BRASILEIRA”
LUIZA FERNANDES COELHO SUZEL ANA REILY A dimensão política da música: um mapeamento de deslocamentos dos grupos de bumba-meu-boi na cidade de São Luís durante o período junino
MARCOS DA SILVA DE PAIVA JOSÉ ALEXANDRE LEME LOPES CARVALHO OS CONTRAPONTOS DO VIOLÃO DE SETE CORDAS NO CHORO E SUA TRANSPOSIÇÃO IDIOMÁTICA PARA O CONTRABAIXO ELÉTRICO E ACÚSTICO
MARIANA DE LIMA VELOSO CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO Mulheres à tona: a (des)construção do feminino através da música no cenário urbano da segunda década do século XXI (2010-2020) CAPES/PROEX
MATEUS BRUNO ROMAGNOLI HAYASAKA DE GOES MARCOS DA CUNHA LOPES VIRMOND A essência zen em Reflets dans l’eau de Claude Debussy
MATEUS PORTO MORAES HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO A VOZ DE UM MILONGUEIRO NÃO MORRE: A MILONGA FEITA NO ESPAÇO PLATINO CAPES/PROEX
MÁRIO CESAR BORGES MARQUES MANUEL SILVEIRA FALLEIROS UM ESTUDO INTERPRETATIVO DA OBRA PARA CLARONE E ORQUESTRA DE CORDAS “BITTERSWEET BRAZIL” DE FREDERICO ZIMMERMANN ARANHA
MICAEL GUSTAVO PANCRÁCIO DOS SANTOS SUZEL ANA REILY Marcajes y Rasgueos: elementos de correlação entre música e dança no Flamenco no Brasil
MILENA LEME LOPES ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA ALBERTO GINASTERA: A PONTENCIALIDADE INTERPRETATIVA DO PIANO EM SUAS OBRAS
NATÁLIA BRUNELLI DA SILVEIRA LEANDRO BARSALINI RÍTMICAS “COMPLEXAS”: CONTEXTOS E APLICAÇÕES NO ENSINO
PATRICIA KAWAGUCHI CESAR SILVIA CORDEIRO NASSIF Dominação cultural, herança e desigualdades no ensino da música
PAULA FERNANDA ALFARO BARRALES ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Proposta de jogo musical, para crianças estudantes de piano, associado ao

desenvolvimento criativo

CNPq
PEDRO PAULO RIBEIRO D’ELIA FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO As proposições musicais de Tony Williams enquanto integrante do quinteto de Miles Davis (1963-1968): um passo à frente na bateria do jazz
RAFAEL DE MATTOS PONCE EMERSON LUIZ DE BIAGGI Efeitos da Ansiedade na Performance Musical: um comparativo entre alunos dos cursos de música erudita e popular na Universidade Estadual de Campinas
RAFAEL FEITOSA CARDOSO GILSON UEHARA GIMENES ANTUNES A preparação para performance musical da formação violão e contrabaixo – peculiaridades da escrita e execução
RAFAEL MITSURU YASUDA MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Os Choros de Garoto: Sua História e Universo Musical. CAPES/PROEX
RENATO MICHELIN SANCHES OLIVEIRA BORGHI PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ Nordestino e Universal: modalismo melódico e harmonia não-funcional na obra de Hermeto Pascoal
RODRIGO FERREIRA DE SOUZA HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO A INFLUÊNCIA DO FREVO NA FORMAÇÃO MUSICAL: ASPECTOS DA PERFORMANCE NA GUITARRA
SAULO DANTAS-BARRETO LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA VIOLINOS IMPERIAIS: A HISTÓRIA DA LUTERIA NO BRASIL NOS ANOS DO IMPÉRIO
TALES EDUARDO PELISON BOTÉCHIA JÔNATAS MANZOLLI Formulação de uma estrutura sintética do timbre: Uma análise com o uso de descritores de áudio a partir da teoria schaefferiana CAPES/PROEX
TIAGO MORANDI ROSCANI ANGELO JOSÉ FERNANDES OBRAS SACRAS PARA CORO A CAPELLA DE CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA: ASPECTOS INTERPRETATIVOS CAPES/PROEX
VINÍCIUS CÉSAR DE OLIVEIRA JOSÉ HENRIQUE PADOVANI VELLOSO A interação timbrística entre escritura instrumental e eletroacústica: um estudo analítico e composicional. CAPES/PROEX
VÍTOR DA COSTA ZAGO SILVIA CORDEIRO NASSIF A cultura popular como ferramenta para a apropriação da linguagem musical
WILLIAN BILLI STÉPHAN OLIVIER SCHAUB INVESTIGAÇÃO SONORA DOS CONJUNTOS DE CLASSES DE ALTURAS
Aluno: Orientador: Título: Financiamento:
ADROALDO CAUDURO EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN REGÊNCIA E O DISCURSO MUSICAL: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO NOTE GROUPING COMO UM MEIO DE ALCANÇAR MAIOR EXPRESSIVIDADE NA INTERPRETAÇÃO MUSICAL
ALBERT SAVINO KHATTAR PAULO ADRIANO RONQUI O Enriquecimento do Ensino da Tuba nas Universidades Brasileiras: Metodologia, Didática e Prática.
ALEXANDRE HENRIQUE DOS SANTOS ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Educação Musical de Alunos Deficientes Visuais utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de acordo com as diretrizes teóricas do modelo Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) (Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo)
ALEXANDRE MARTINELLO SANCHES JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR Composição para Guitarra Elétrica: Jeu de l’instrumentiste como metáfora para a composição CAPES/PROEX
ANA CAROLINA ROBUSTI SACCO PAULO MUGAYAR KÜHL “Padre João Lyrio Tallarico, vida e obra; Repertório Mariano: um estudo das composições intituladas Ave Maria” CAPES/PROEX
ANA MARIA PAES LEME CARRIJO ABRAHÃO VILSON ZATTERA Educação musical e psicomotricidade: uma alternativa no processo de aprendizagem de crianças com baixo desempenho escolar
ANGÉLICA ANDRADE SILVA MENEZES ADRIANA GIAROLA KAYAMA DO VISÍVEL AO INVISÍVEL, DO INVISÍVEL AO VISÍVEL: EXPERIÊNCIAS SOBRE O CANTO, A VOZ, O CORPO E A CENA.
BRUNA CAROLINE DE SOUZA BERBERT EMERSON LUIZ DE BIAGGI A OBRA PARA VIOLINO DE EDINO KRIEGER: ASPECTOS ESTILÍSTICOS, IDIOMÁTICOS E INTERPRETATIVOS
BRUNO YUKIO MEIRELES ISHISAKI DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA O DESVIO NA CRIAÇÃO MUSICAL CNPq
CAMILLA DOS SANTOS SILVA CARLOS FERNANDO FIORINI Estratégias de aprendizagem autorregulada envolvidas na preparação de repertório avançado de violão: um estudo à luz da teoria social cognitiva FAPESP
CARLOS ROBERTO FERREIRA DOS SANTOS MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Capicuas Rítmicas: Uma ferramenta para a composição musical
CHRISTIANO LIMA GALVÃO FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO ANÁLISE DA INTERPRETAÇÃO DO BAIÃO,MARACATU E FREVO NAS PERFORMANCES DOS BATERISTAS NENÊ E MÁRCIO BAHIA NA MÚSICA DE HERMETO PASCOAL E EGBERTO GISMONTI
CLENIO DE MOURA ABREU REGINA MACHADO Forma musical versus força entoativa: gradações tensivas na construção do sentido por meio do canto popular brasileiro
DIONES FERREIRA CORRENTINO PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ Os arranjos do disco Cartas Brasileiras de Léa Freire: Concepção e Processos Criativos
EDERALDO SUEIRO JÚNIOR FABIO SCARDUELLI Uma sistematização das potencialidades e estratégias do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do instrumento CAPES/PROEX
EDUARDO D’URSO HEBLING JÔNATAS MANZOLLI Do cinema silencioso ao projetor musical: uma reflexão sobre as imagens das coletâneas musicais temáticas em forma de suíte CAPES/PROEX
EDUARDO MANOEL LUSTOSA DOS REIS CARLOS FERNANDO FIORINI SINFONIA APOCALIPSE: A INTERPRETAÇÃO DO MÍSTICO NA OBRA DE ALMEIDA PRADO
ENDRE SOLTI JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR PROPOSTA DE CRIAÇÃO DE MODELO DE ENSINO DE GUITARRA ELÉTRICA NAS LICENCIATURAS EM MÚSICA MODALIDADE EaD
ERICO OLIVEIRA FONSECA PAULO ADRIANO RONQUI Ensino a distância para o aprendizado musical: análise de segmentação de público-alvo para possibilidades de estudo do trompete na universidade
FÁBIO SILVA VENTURA HELENA JANK Interpretação historicamente informada ao piano: um estudo sobre as possibilidades interpretativas do repertório para teclado do barroco alemão
FERNANDO COSTA BARRETO ADRIANA GIAROLA KAYAMA EDIÇÃO CRITICA DA ÓPERA DEMETRIO, DE DAVID PEREZ, COM TEXTO ADAPTADO PARA O PORTUGUÊS DE PIETRO METASTASIO CAPES/PROEX
FERNANDO DE OLIVEIRA MAGRE DENISE HORTENCIA LOPES GARCIA Música-teatro no Brasil: agentes, percursos e desdobramentos FAPESP
FERNANDO VIEIRA DA CRUZ SILVIA CORDEIRO NASSIF Banda de música, ensino e leitura musical
FLIBLIO FERREIRA DE SOUZA JOSÉ AUGUSTO MANNIS A Construção da Espacialidade na Música Eletroacústica para o Audiovisual CAPES/PROEX
FRANSOEL CAIADO DECARLI PAULO ADRIANO RONQUI ESPECIFICIDADES DO TROMBONE BAIXO NO PROCESSO DE ENSINO E NA PERFORMANCE MUSICAL
GILBERTO ASSIS DE OLIVEIRA ROSA JÔNATAS MANZOLLI PRODUÇÃO MUSICAL EM ESTÚDIO: ferramentas analíticas para apreciação crítica do registro sonoro
GUILHERME MARQUES DIAS FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO Estilo e identidade musical: um estudo a partir da performance sui generis do baterista Nenê CAPES/PROEX
GUSTAVO NUNES BONI MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Improvisação, técnicas estendidas e live electronics: perspectivas sobre a prática do contrabaixo no grupo de free jazz
HELDER TOMAS PINHEIRO EMERSON LUIZ DE BIAGGI Propostas para a Fundamentação Didática da Performance Musical em Duo de Violões CAPES/PROEX
HELLEM PIMENTEL SANTOS FIGUEIREDO SUZEL ANA REILY O musicar do grupo Ponto de Partida e a construção de uma linguagem para o teatro musical brasileiro
HERSON MENDES AMORIM JORGE LUIZ SCHROEDER BANDAS DE MÚSICA: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO MUSICAL EM CONTEXTOS NÃO FORMAIS CAPES/PROEX
ISAAC WILLIAM KERR LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA O PROTAGONISMO DA ORQUESTRA DE ANTÔNIO CARLOS GOMES EM SUAS ÚLTIMAS ÓPERAS: INVESTIGAÇÃO DE SUA ESCRITA ORQUESTRAL PARA SEU POSICIONAMENTO NO DRAMA
ISAC RODRIGUES DE ALMEIDA ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS Quando ela toca Jobim: improvisação e interação musical no Trio de Eliane Elias, na década de 1990
ITAMAR VIDAL JUNIOR PAULO JOSÉ DE SIQUEIRA TINÉ ANTINOMIES I – A Partitura Perdida de Rogério Duprat CAPES/PROEX
IVAN LOPES BUENO EDUARDO AUGUSTO OSTERGREN ORQUESTRA EDUCACIONAL – uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento progressivo de técnica e de repertório
JONAS MONTEIRO ARRAES LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA Carlos Gomes e o circuito artístico-musical de Belém do Pará (1878-1896)
JÚLIO CÉSAR DE MELO COLABARDINI JORGE LUIZ SCHROEDER Música Popular na Universidade: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem
KARINE AGUIAR DE SOUSA SAUNIER SUZEL ANA REILY TAPIRAYAUARA:O MUSICAR LOCAL NA COMUNIDADE DE SANTA MARIA DO RIO MAUÉS-AÇU NO AMAZONAS CAPES/PROEX
KLESLEY BUENO BRANDÃO SILVIA CORDEIRO NASSIF O arranjo como ferramenta para o desenvolvimento da musicalidade: proposta de curso de prática de música popular brasileira para graduandos em música
LEONARDO VIEIRA FEICHAS EMERSON LUIZ DE BIAGGI
LUCAS ZEWE URIARTE JOSÉ AUGUSTO MANNIS Jogos musicais na atualidade: técnicas, procedimentos e ideias criativas FAPESP
LUCILENE FERREIRA DA SILVA ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES O desaparecimento da Melodia na Música tradicional da Infância
LUIZ FERNANDO VALENTE ROVERAN CLAUDINEY RODRIGUES CARRASCO Som e excitação nos jogos digitais: funções psicoacústicas da trilha sonora de videogames na experiência do jogador
MARCELLA TRAMONTE CARLOS GONÇALVES MACHADO NETO RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA E MEMORIALÍSTICA DA MÚSICA FEMININA EM SÃO JOÃO DA BOA VISTA – SP
MARCELO ROCHA DOS PASSOS PAULO ADRIANO RONQUI Estratégias pedagógicas para atuação do trompetista no cenário da música popular instrumental realizada no Brasil
MARCOS DA SILVA MAIA HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO Guitarra e baião: da canção de Luiz Gonzaga ao legado na música instrumental
MARIA ELISA XAVIER DE MIRANDA POMPEU REGINA MACHADO QUALIDADE VOCAL E SENTIDO: uma investigação sobre o potencial semântico da qualidade vocal em interpretações de Gal Costa e Maria Bethânia CAPES/PROEX
MARIANA SANTOS TEÓFILO SUZEL ANA REILY A música que soa e resiste nos cantos da cidade de São Paulo: Cartografia da música popular hispano-americana CAPES/PROEX
MARINA MAUGERI SANTOS EMERSON LUIZ DE BIAGGI O preparo do bacharel para ensinar: uma proposta de inclusão de formação pedagógica para alunos de bacharelado em violino
MATEUS VINICIUS CORUSSE REGINA MACHADO A educação musical e o músico católico: estudo de caso múltiplo CAPES/PROEX
MATHILDE TANIA FILLAT ALEXANDRE ZAMITH ALMEIDA O violino na música popular brasileira: questões técnico-interpretativas
MATTEO RICCIARDI ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES O perfil profissional e de formação do(a) professor(a) de música: um estudo comparativo entre Brasil e Itália.
MICAEL ANTUNES DA SILVA JÔNATAS MANZOLLI Análise musical e fenômenos perceptivos: estudo assistido por modelos psicoacústicos e computacionais FAPESP
MIGUEL CLEMENTE RUBIO JOSE EDUARDO FORNARI NOVO JUNIOR MuViL: Videogames educativos como recursos de apoio didático na educação musical CAPES/PROEX
PAULA ANDRADE CALLEGARI PAULO MUGAYAR KÜHL As virtudes retóricas no tratado Le Istitutioni Harmoniche (1558) de Gioseffo Zarlino
PAULO ROBERTO MACHADO DE PAULA CARLOS FERNANDO FIORINI A SINFONIA N 4 (DA PAZ) DE CLAUDIO SANTORO E O REALISMO SOCIALISTA BRASILEIRO: (IM)POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS CAPES/PROEX
RAFAEL SOUZA PALMEIRA FERNANDO AUGUSTO DE ALMEIDA HASHIMOTO A bateria na música Afro-baiana: linguagem e interpretação a partir dos ritmos do Candomblé Ketu CAPES/PROEX
RAFAELA HADDAD COSTA RIBAS ANGELO JOSÉ FERNANDES Os 12 Poemas da Negra de Camargo Guarnieri CAPES/PROEX
RAISSA AMARAL MAGRINI ANGELO JOSÉ FERNANDES A importancia do leitmotiv na criação dos personagens femininos nas óperas de Ernst Mahle CAPES/PROEX
RAMÓN DEL PINO MANUEL SILVEIRA FALLEIROS Processos de des(re)territorialização da improvisação brasileira
RAQUEL MENDONÇA MARTINS SUZEL ANA REILY OS FUNKS DAS PERIFERIAS DE SÃO PAULO COMO DEMARCADORES DE TERRITÓRIO PELA VIA DO FAZER MUSICAL LOCAL: ESPAÇO SONORO, IDENTIDADE E TENSÃO
RENAN MORETTI BERTHO LENITA WALDIGE MENDES NOGUEIRA A nova revitalização do choro no interior de São Paulo FAPESP
RICARDO ALEXANDRE DE FREITAS LIMA REGINA MACHADO A voz do dono: assinatura vocal no canto brasileiro popular CAPES/PROEX
SANDRA REGINA CIELAVIN ADRIANA DO NASCIMENTO ARAUJO MENDES Portal Coral: Ambiente Virtual de Aprendizagem aplicado à Educação Musical
SARA CECÍLIA CESCA JORGE LUIZ SCHROEDER Estética e Educação Musical no ensino superior: ferramentas filosóficas na prática docente
SERGIO NAIDIN SUZEL ANA REILY O julgamento dos critérios e os critérios de julgamento: a influência da competição na performance das baterias de Escola de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
STEPHEN COFFEY BOLIS FABIO SCARDUELLI Vida e obra de Milton Nunes – Retratos de um professor-compositor e intérprete CAPES/PROEX
TAÍS DANIELA LEITE VIEIRA ADRIANA GIAROLA KAYAMA Heroína de Carlos Gomes: Cecilia
VICENTE SAMY RIBEIRO ANTONIO RAFAEL CARVALHO DOS SANTOS MODALISMO PÓS-TONAL, MODERNIDADE E IMAGINÁRIO NACIONAL NA MÚSICA DE ANTÔNIO CARLOS JOBIM EM SUA FASE PÓS-BOSSANOVISTA (1970-1994)
VICTOR ROCHA POLO HERMILSON GARCIA DO NASCIMENTO O violão acompanhador na MPB da década de 1970: análise de levadas rítmicas em gêneros brasileiros