Pós-graduação em Música

Exames da Música: Composição, Monografia e Recital

Alterações no procedimento de solicitação de exames de Recital durante o período de quarentena: critérios para Submissão de Gravações em Substituição aos recitais obrigatórios para a linha de pesquisa ‘Estudos Instrumentais e Performance’

 

Envio eletrônico de solicitações relacionadas à vida acadêmica: CLIQUE AQUI

Solicitação dos Exames de Composição, Monografia* e Recital

A documentação abaixo deverá ser entregue na Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Artes com 30 (trinta) dias de antecedência da data do exame (o não cumprimento do prazo inviabilizará a data do exame). Neste momento deverá ser informado o local do exame.

  1. Para solicitar o exame clique aqui.
    • Preencha os campos do formulário;
    • Atente-se às regras de preenchimento dos membros da banca para mestrado e doutorado;
    • Informe o nome completo dos membros da banca;
    • Depois de preenchidos todos os campos do formulário clique no botão ENVIAR;
    • Após o envio do formulário o estudante receberá um e-mail contendo o PDF referente à solicitação da banca com todas as informações preenchidas;
    • Imprimir o PDF.
  2. Assine e colha a assinatura do orientador nos formulários impressos;
  3. As 05 (cinco) cópias do Programa a ser apresentado deverão ser entregues aos docentes. Para docentes do IA os relatórios poderão ser colocados em seus devidos escaninhos, nos departamentos.

 

* Novas regras para o Exame de Monografia no curso de Doutorado

A Comissão do Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da Universidade de Campinas decidiu pela substituição do sistema de bancas examinadoras para as monografias obrigatórias para a integralização do catálogo do curso de Doutorado em Música (dois para a linha de Música, Cultura e Sociedade e um para as linhas de Estudos Instrumentais e Performance Musical e Música, Linguagem e Sonologia) pelo sistema de pareceres de aprovação.

Para solicitar o exame, o orientador deverá indicar dois pareceristas e um suplente, seguindo o critério:

  • dois membros do programa ou um membro do programa e um membro externo cadastrado; e
  • um membro suplente.

Os pareceristas escolhidos terão quinze dias, a partir da data de aceite, para emitir o parecer e enviá-lo por e-mail à secretaria de pós-graduação (thomasgt (arroba) unicamp (ponto) br). Em caso de reprovação, o trabalho deverá ser corrigido conforme as indicações dos pareceristas e o processo iniciado novamente; em caso de empate, o suplente será acionado para realizar o voto de minerva.

Ressalta-se que permanece válida a possibilidade do exame de Monografia ser substituído por artigo publicado em periódico.

 

* Substituição do Exame de Monografia

De acordo com os catálogos (a partir de 2013) do Programa de Pós-Graduação em Música, os estudantes poderão solicitar a substituição dos Exames de Monografia, conforme critério abaixo:

*“A critério da Sub-Comissão de Pós-graduação, a publicação de artigo em periódico especializado, de conceito A1, A2, B1 ou B2 na classificação do QUALIS Periódicos da CAPES, poderá ser aceita em substituição ao exame de cada uma das Monografias pela comissão julgadora.”

Tais solicitações serão analisadas pela SCPG Música, que poderá ou não aprová-la. Desta forma, a solicitação deverá ser feita até o início do 5º semestre, viabilizando, caso não seja aprovada a substituição, a realização do Exame ainda no referido semestre.

Para submeter a solicitação de substituição, siga os seguintes procedimentos:

  • Verifique se o periódico de sua publicação se encaixa nos critérios*;
  • Preencha o formulário, assine e colha assinatura de seu(sua) orientador(a);
  • Junte o periódico em que consta o seu artigo e entregue na Secretaria da CPG.

Obs.: *Verifique aqui a classificação dos periódicos, segundo a CAPES: http://qualis.capes.gov.br/webqualis/publico/pesquisaPublicaClassificacao.seam?conversationPropagation=begin – Acesse a aba: “Por classificação/Área de Concentração e selecione a Área de Avaliação: “Artes / Música” e realize sua pesquisa.

Dúvidas relacionadas a este assunto poderão ser esclarecidas pelo Thomas (thomasgt (arroba) unicamp (ponto) br).