Exame de Recital – critérios para submissão de gravações no período de quarentena

A comissão do PPG-Música do Instituto de Artes da UNICAMP no exercício de suas atribuições deliberou, em caráter provisório devido à pandemia global relativo à COVID-19 e amparada nas Resoluções GR 35/2020, 37/2020 e 40/2020 que regulamentam as atividades não presenciais nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, as normas de aceitação de gravações no lugar de exames presenciais para o caso da linha de pesquisa Estudos Instrumentais e de Performance que preveem Recitais de Mestrado ou Doutorado para a sua integralização.

Seguem os critérios de submissão:

  1. Aprovação do PPG Música do exame no formato de gravação (enviar carta em pdf com justificativa assinada pelo aluno e orientador para defesaia@unicamp.br);
  2. Os recitais passam a ser no formato de gravação de áudio e vídeo que deverá ser entregue no ato da submissão do requerimento da Banca de Recital;
  3. A gravação áudio e vídeo a ser entregue deve ser feita em uma tomada única, completa e sem interrupções, onde esteja claramente apresentada a música ou do concerto que será submetido; esta gravação deve ser entregue online à secretaria (defesaia@unicamp.br);
  4. Os elementos principais a serem examinados devem ser audíveis e/ou visíveis: um exame de performance requer uma boa captação de áudio, um exame de regência requer uma boa captação de áudio e vídeo que focalize o gesto, e assim por diante;
  5. Não é exigida uma qualidade profissional de captação e eventual otimização de áudio e vídeo; elementos não atinentes ao que está sendo examinado, como qualidade profissional de vídeo, não terão peso na avaliação da banca, ou seja, não se faz necessária a contratação de profissionais de áudio e vídeo para a produção do material e ele pode ser feito a partir da melhor tecnologia que se tenha à mão em celulares, tablets ou computadores;
  6. O PPG-Música não fornecerá material de captação para estes exames.

Ressalta-se que as solicitações de exames de Recital ainda deverão ser realizadas por meio do preenchimento de formulário específico (CLIQUE AQUI), sendo necessário coletar a assinatura do orientador no documento gerado e encaminhá-lo por e-mail à secretaria de pós-graduação.

 

Quaisquer dúvidas acerca das alterações no procedimento poderão ser sanadas com Rafael, por meio do e-mail defesaia@unicamp.br.