Estrutura Curricular
REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO (MESTRADO E DOUTORADO)
*Referente a Catálogos 2025 em diante
** Para catálogos anteriores, consultar: https://www.dac.unicamp.br/portal/pos-graduacao/catalogos-de-cursos
Créditos
Cumprir o total de 24 créditos, conforme especificado na integralização, e obter o coeficiente de rendimento mínimo de 2,5 a partir do 2º período letivo cursado.
Aptidão em Língua Estrangeira
O certificado de proficiência em idioma estrangeiro é pré-requisito para a realização do exame de qualificação. São aceitos comprovantes de proficiência dos idiomas: Inglês, Francês, Italiano e Alemão, sendo 1 idioma para Mestrado e 2 para Doutorado (neste caso, um deles obrigatoriamente o Inglês). São aceitos certificados emitidos pelo CELUNICAMP, pelas Universidades Públicas (Estaduais e Federais) e por Instituições constantes no site do Programa.
Exame de Qualificação
Mestrado – Ser aprovado em exame de qualificação até o terceiro (3º) semestre do curso.
Doutorado – Ser aprovado em exame de qualificação até o quinto (5º) semestre do curso.
Atividades Complementares à Dissertação de Mestrado
- Para pesquisas vinculadas à linha de pesquisa Música, Cultura e Sociedade: exposição em ao menos um evento científico (congresso, simpósio, encontro ou similar), com respectiva publicação em seus anais e/ou publicação em periódico especializado com avaliação por pares, como primeiro autor, ou uma monografia com banca.
- Para pesquisas vinculadas à linha de pesquisa Estudos Instrumentais e Performance Musical: 01 recital, ou 01 exposição em ao menos um evento científico (congresso, simpósio, encontro ou similar), com respectiva publicação em seus anais e/ou publicação em periódico especializado com avaliação por pares, como primeiro autor, ou uma monografia com banca.
- Para pesquisas vinculadas à linha de pesquisa Música, Linguagem e Sonologia: 01 composição, ou 01 exposição em ao menos um evento científico (congresso, simpósio, encontro ou similar), com respectiva publicação em seus anais e/ou publicação em periódico especializado com avaliação por pares, como primeiro autor, ou uma monografia com banca.
Sendo:
Monografia: produção de artigo completo no padrão dos periódicos científicos da área, submetidos à banca examinadora.
Composição: submissão à banca avaliadora de obra musical original e completa, produzida pelo discente.
Recital: preparo, realização e registro de apresentação musical completa, produzida pelo estudante, diante de banca avaliadora.
As atividades Recital de Mestrado e Composição de Mestrado são consideradas parte do Trabalho de Conclusão (Dissertação), e serão avaliadas pela mesma banca examinadora responsável pelo julgamento da Dissertação de Mestrado. A critério do orientador da pesquisa, estas atividades podem ser apresentadas na mesma sessão pública da Dissertação ou em sessão complementar. O registro desse trabalho deverá acompanhar a versão final da Dissertação ou em sessão complementar a ser entregue no período de 60 (sessenta) dias após a realização da defesa.
Atividades Complementares à Tese de Doutorado
- Para pesquisas vinculadas à linha de pesquisa Música, Cultura e Sociedade: 02 Monografias (I e II), ou 2 artigos completos publicados, ou aceitos para publicação, em periódicos especializados, com avaliação por pares comprovada, desde que as publicações tenham ocorrido após o ingresso do discente no curso e estabeleçam preferencialmente vínculo temático com o projeto de pesquisa.
- Para pesquisas vinculadas à linha de pesquisa Estudos Instrumentais e Performance Musical: 02 recitais (I e II), ou 2 artigos completos publicados em periódicos especializados, com avaliação por pares comprovada, desde que as publicações tenham ocorrido após o ingresso do discente no curso e estabeleçam preferencialmente vínculo temático com o projeto de pesquisa.
- Para pesquisas vinculadas à linha de pesquisa Música, Linguagem e Sonologia: 02 composições (I e II) ou 2 artigos completos publicados, ou aceitos para publicação, em periódicos especializados, com avaliação por pares comprovada, desde que as publicações tenham ocorrido após o ingresso do discente no curso e estabeleçam preferencialmente vínculo temático com o projeto de pesquisa.
Sendo:
Monografia I e II: produção de artigos completos no padrão dos periódicos científicos da área, submetidos a banca examinadora.
Composição I e II: produção e submissão à banca avaliadora de obras musicais originais e completas, produzidas pelo discente.
Recital I e II: preparo, realização e registro de apresentações musicais completas diante de banca avaliadora.
As atividades Monografia I, Composição I e Recital I devem ser cumpridas até o quinto (5º) semestre, antes do Exame de Qualificação. Estas atividades são realizadas em forma de exame e serão avaliadas por comissão julgadora composta pelo orientador e dois membros doutores, formada a partir dos mesmos critérios usados para a formação da comissão julgadora do Exame de Qualificação.
Obs.: As atividades Composição II e Recital II são consideradas parte do Trabalho de Conclusão (Tese) e serão avaliadas pela mesma banca examinadora responsável pela avaliação da Tese de Doutorado. A critério do orientador da pesquisa, estas atividades podem ser apresentadas na mesma sessão de defesa pública da Tese ou em sessão complementar. O registro desse trabalho deverá acompanhar a versão final da Tese a ser entregue no período de 60 (sessenta) dias após a realização da defesa.
Defesa Pública
O candidato deve ser aprovado em defesa pública de Dissertação ou Tese de Doutorado.
ESTRUTURA CURRICULAR
MESTRADO EM MÚSICA
Integralização
As durações mínima e máxima para o curso de Mestrado são de 12 e 30 meses, respectivamente.
Para obter o título de Mestre em Música o aluno deverá cumprir o total de 24 créditos (1 crédito = 15 h) em disciplinas e atividades, sendo 15 deles em Disciplinas Obrigatórias e 9 em Eletivas, conforme descrito a seguir:
Atividade Obrigatória
AA001 – Dissertação de Mestrado (0 créditos)
Disciplinas Obrigatórias
O aluno deve cumprir obrigatoriamente todas estas disciplinas, obtendo 15 créditos.
MS129 – Metodologia de Pesquisa em Música (3 créditos)
MS231 – Atividades Orientadas I – Mestrado (3 créditos)
MS232 – Atividades Orientadas II – Mestrado (3 créditos)
MS233 – Atividades Orientadas III – Mestrado (3 créditos)
MS260 – Seminário Experimental (3 créditos)
Disciplinas Eletivas
O aluno deve cursar 3 destas disciplinas, escolhidas em comum acordo com o orientador, obtendo 09 créditos.
MS101 – Tópicos Especiais em Composição (3 créditos)
MS102 – Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos (3 créditos)
MS103 – Tópicos Especiais em História e Literatura Musical (3 créditos)
MS104 – Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical (3 créditos)
MS105 – Tópicos Especiais em Música Popular (3 créditos)
MS106 – Tópicos Especiais em Música e Tecnologia (3 créditos)
MS107 – Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas (3 créditos)
MS108 – Tópicos Especiais em Educação Musical (3 créditos)
MS109 – Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual (3 créditos)
MS110 – Tópicos Especiais em Etnomusicologia (3 créditos)
——- Qualquer disciplina dos programas de pós-graduação oferecida pela Unicamp
DOUTORADO EM MÚSICA
Integralização
As durações mínima e máxima para o curso de Doutorado são de 24 e 48 meses, respectivamente.
Para obter o título de Doutor em Música o aluno deverá cumprir o total de 24 créditos em disciplinas e atividades, sendo 15 deles em disciplinas obrigatórias e 9 em eletivas.
Atividade Obrigatória
AA002 – Tese de Doutorado (0 créditos)
Disciplinas Obrigatórias
O aluno deve cumprir obrigatoriamente todas estas disciplinas, obtendo 15 créditos.
MS234 – Atividades Orientadas I – Doutorado (3 créditos)
MS235 – Atividades Orientadas II – Doutorado (3 créditos)
MS236 – Atividades Orientadas III – Doutorado (3 créditos)
MS237 – Atividades Orientadas IV – Doutorado (3 créditos)
MS262 – Seminários Avançados (3 créditos)
Disciplinas Eletivas
O aluno deve cursar 3 destas disciplinas, escolhidas em comum acordo com o orientador, obtendo 09 créditos.
MS101 – Tópicos Especiais em Composição (3 créditos)
MS102 – Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos (3 créditos)
MS103 – Tópicos Especiais em História e Literatura Musical (3 créditos)
MS104 – Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical (3 créditos)
MS105 – Tópicos Especiais em Música Popular (3 créditos)
MS106 – Tópicos Especiais em Música e Tecnologia (3 créditos)
MS107 – Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas (3 créditos)
MS108 – Tópicos Especiais em Educação Musical (3 créditos)
MS109 – Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual (3 créditos)
MS110 – Tópicos Especiais em Etnomusicologia (3 créditos)
——- Qualquer disciplina dos programas de pós-graduação oferecida pela Unicamp