Funcionário do IA lança documentário sobre episódio da intervenção

O documentário “Intervenção”, produzido e dirigido por Beto Roldan, funcionário do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, terá sessão de pré-lançamento nesta segunda-feira (31), a partir das 18h, na Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp). O filme traz depoimentos de docentes, alunos e funcionários que vivenciaram o episódio da intervenção na Universidade, em 1981, determinada pelo então governador de São Paulo, Paulo Maluf. O evento será aberto somente a convidados, mas no dia seguinte a Casa do Lago exibirá a obra para o público em geral, em duas sessões, às 16 e 19 horas.

Assista trailler feito para disciplina do IA: http://www.youtube.com/watch?v=RFNuEUZYzw8

“Intervenção”, que tem 100 minutos de duração, começou a ser produzido em abril de 2012, como parte da conclusão da disciplina denominada Técnica de Pesquisa em Midialogia, cursada por Roldan e ministrada no âmbito da graduação pelo professor José Armando Valente. “Eu nasci em 1964 e sempre fui encasquetado com as questões relacionadas ao período do regime militar. Vi muitos documentários e sempre tive vontade de produzir algo a respeito. Quando cursei a disciplina do professor Valente, finalmente tive a oportunidade de me dedicar a um projeto nesse sentido”, conta o funcionário do IA.

De acordo com ele, o filme dialoga com a versão apresentada no livro O Mandarim, a Infância da Unicamp, de autoria do jornalista Eustáquio Gomes, recém-falecido. “O vídeo busca mostrar um panorama das relações de poder nos bastidores de uma Universidade que nasceu e cresceu dentro do período da ditadura militar no Brasil. Os depoimentos que colhi trazem dados complementares aos narrados no livro do Eustáquio. Como produtor e diretor, eu procurei não tomar posição. Minha expectativa é de que as pessoas tirem as suas conclusões a partir do que virem na tela”, afirma Roldan.

Como reuniu cerca de 40 horas de gravações, o idealizador do documentário adianta que pensa em produzir outros vídeos documentais com o material que ficou de fora do primeiro filme. “Minha ideia é fazer uma minissérie, cujos dois últimos capítulos estarão contidos em ‘Intervenção’”. Roldan também diz ter a expectativa de que a obra inicial atinja outros públicos além da comunidade universitária. “Seria ótimo se a RTV pudesse exibi-lo através do Canal 10 da Net”, imagina.

Roldan disse que a despeito de ter feito o filme sozinho – ele foi câmera, produtor, diretor e editor -, o projeto não teria como ser concretizado se não fosse o apoio de diversos órgãos e unidades da Unicamp. “Recebi ajuda do GGBS, STU, Adunicamp e CGU, aos quais agradeço muito. Também agradeço às pessoas que concordaram em dar depoimentos, sem os quais o documentário não teria alcançado a repercussão que está tendo”. Ao todo, foram ouvidos 17 personagens que testemunharam e sofreram as consequências da intervenção na Unicamp.

A intervenção determinada em 19 de outubro de 1981 pelo então governador Paulo Maluf resultou, entre outros aspectos, no afastamento de oito dos 12 diretores de unidades de ensino e pesquisa da Universidade, eleitos por processo democrático. A medida atingiu também 14 funcionários, que cumpriam mandatos como diretores da então Associação dos Servidores da Unicamp (Assuc) e mesmo assim foram demitidos.

Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2014/03/31/funcionario-do-ia-lanca-documentario-sobre-episodio-da-intervencao