Exposição Vestígios… Memória

Projeto 27 VESTÍGIOS… MEMÓRIA, de Patrícia Cano Saad

Pretendo evidenciar a questão da memória através das imagens captadas durante uma viagem em 2010, viagem para o “interior”-o meu? o geográfico?. Uma pequena cidade, uma casa visitada inúmeras vezes na infância e neste tempo em ruínas, abandono. A casa deixada à própria sorte nos convida através de suas portas e janelas abertas/escancaradas a adentrar naquele espaço-tempo vivido; agora, partido e perdido.

Minha intenção é desvelar através destas imagens os vestígios de um tempo passado, presente em minha memória. O espaço físico, a casa, a memória da casa grafada em cada detalhe: nas rachaduras, nas texturas, nos tijolos aparentes, nas vigas, nas cores, nos tons que nos saltam aos olhos e nos capturam. Um espaço de vida e de sonhos que se revela.

A memória é reavivada através das cores, dos tons, da luz, das ausências, das presenças. A luz que grafa, emerge das sombras, das reminiscências, do esquecimento, do abandono. A imagem-luz, memórias de luz.

Busco a permanência do evanescente, daquilo que já não é, mas pode vir a ser. Ação do tempo, passagem, tempo de passagem, de transformação, de um novo gesto a partir de um novo olhar. Olhar que une, age, interage, sujeito/objeto.

A exposição é constituída por 12 imagens coloridas (52x35cm) impressas em papel satin com passe-partout e emolduradas com vidro nas dimensões 75x56cm, sendo quatro na posição vertical e as outras oito na horizontal.

Patrícia Cano Saad é profissional em Organização de Arquivos no CEDAE/IEL na seção de Processamento Técnico com formação acadêmica em História (IFCH-UNICAMP-1989) e especialização em Organização de Arquivos (ECA-USP-1990). Participo frequentemente de oficinas, seminários, workshops e jornadas fotográficas voltados para questões teóricas e práticas sobre o fazer fotográfico. Em 2011, realizei minha primeira exposição fotográfica individual em Campinas.