Exposição Impressões

Projeto 18 – IMPRESSÕES, de Vera Figueiredo

A inspiração para este trabalho veio de um registro fotográfico realizado em Gujarat, Índia, em fevereiro de 2012. Fascinada pela beleza das mulheres indianas, suas ricas vestimentas e ímpar elegância procurei minha forma de lhes retratar. No Ateliê Vera Ferro conheci a cologravura, uma técnica, onde não se subtrai material e sim, se agrega à matriz vários tipos de texturas. Isto me permitiu criar bonecas de papelão a partir de minhas fotografias e, numa tentativa de entrar em contato com a riqueza espiritual destas indianas, resolvi vesti-las e ornamenta-las como uma forma de reverenciar esta experiência. Estas bonecas formaram inicialmente um conjunto de matrizes para uma série de gravuras, muitas delas produzidas no curso de extensão de gravura do IA/Unicamp, orientado por Danilo Perillo.

Dei continuidade ao trabalho elaborando, num curso de fotografia sob a orientação de Isabela Senatore, um ensaio fotográfico construído a partir das bonecas. Este ensaio promoveu uma integração deste universo feminino indiano com paisagens de meu cotidiano.

O título Impressões remete ao fascínio causado por esta viagem, pelas mulheres indianas, por minhas mãos nas bonecas até as impressões finais das gravuras e fotografias.

Vera Figueiredo  é de Marília/SP em 1948, trabalhou na Universidade Estadual de Campinas por 35 anos no Instituto de Matemática. A partir de 2007 cursou Aperfeiçoamento em Artes Visuais, IA/Unicamp e Arte Contemporânea na Arquitec/Campinas. Desde então está envolvida com experimentação em artes plásticas, produzindo e apresentando seus trabalhos. Atualmente transita entre Fotografia e Gravura.