Exposição Cidade Imaginária

Projeto CIDADE IMAGINÁRIA, de Celso Palermo

O projeto proposto é uma investigação do espaço urbano segundo a percepção de cada fotógrafo, celebrando a diversidade de olhares. Parte-se do princípio que a fotografia é um “texto” construído pela articulação dos elementos que a compõe. O conteúdo de uma imagem pode ser manipulado tanto em um artigo de jornal como em uma tese acadêmica. É necessário ter senso crítico. Isso não quer dizer que não exista uma “verdade” que o fotógrafo queira nos comunicar, mas essa comunicação só pode ser entendida dentro de um contexto cultural, aliás, como qualquer linguagem.

Bombardeados todos os dias por centenas de fotografias genéricas de banco de imagens, de tão presente, se tornaram parte da paisagem que distraidamente não mais notamos. Fora do contexto, objetos e eventos se tornam ambíguos. Até o mais banal fica envolto na névoa do mistério, pois só restam pequenas pistas que não nos levarão a pessoas ou lugares, mas criam pontes em nosso imaginário.

Montagem: 03 trípticos de 21x89cm

Celso Palermo é especialista em Artes Visuais formado pela Unicamp, jornalista e fotógrafo. Desde 1986 constrói seu percurso como fotógrafo autoral. Teve seu trabalho reconhecido através de prêmios e convites para importantes exposições. É professor de fotografia em escolas de arte, de cursos livres e especializados. Já atuou como Diretor de Vídeo, Diretor de Fotografia, Diretor de TV e Editor. Foi Presidente da Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som de Campinas-AAMISC; Representante da área de Multimeios no Conselho Municipal de Cultura de Campinas, Membro do Conselho do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas) e Coordenado do Núcleo de Fotografia de Campinas.