Professora lança livro sobre etnomusicologia

Suzel Ana Reily, professora titular de etnomusicologia do Instituto de Artes, acaba de lançar, junto com Jonathan Dueck (George Washington University), uma coletânea entitulada The Oxford Handbook of Music in World Christianities (Nova Iorque, Oxford University Press). O volume, contendo 31 contribuições inéditas, investiga o papel da música nas práticas do dia-a-dia e na história social de diversas religiões cristãs do mundo, incluindo as Américas, a Europa, a África, a Ásia e na Austrália. Cada estudo demonstra como o cristianismo se situa em cada localidade como um ponto de transmissão, transformação e criação de tradições musicais distintas.

Os autores reunidos no volume são, em sua grande maioria, etnomusicóilogos, mas abordam os domínios da música cristã de perspectivas metodológicas distintas, englobando a análise de sonoridades e estruturas musicais, a documentação da história social e musical de repertórios diversos e a etnografia da música e suas práticas performativas em diferentes contextos. Este vasto material está organizado em torno de cinco temas: Música e Missões; Música e Utopias Religiosas; Música e Conflitos Religiosos; Música e Fluxos Transnacionais; Música no Dia-a-Dia.

O volume como um todo apresenta a rica diversidade dos repertórios cristãos, mostrando também como podem ser estuados para investigar como ideais religiosos, capital e poder vêm circulando entre localidades ao longo dos séculos até os dias de hoje. Também busca compreender como grupos cristãos diversos entendem o papel da religiosidade em suas vidas, apresentando as práticas e trocas de repertórios como atividades que envolvem sentimentos profundos enraizados em modalidades e valores culturais. Com foco central sobre as práticas musicais cristãs, o volume acaba por revelar a agência da música tanto na manutenção quanto na mudança de valores religiosos, morais e culturais ao longo de uma história contínua de encontros intercultuais e transacionais, produzindo, por fim, a grande diversidade sonora dos repertórios cristãos da atualidade.

Confira a entrevista da Professora Suzel Ana Reily no Portal Unicamp