Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Licenciatura em Dança 2022


O Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura tem como principal propósito possibilitar ao estudante a articulação entre os conhecimentos práticos, teóricos e didático-pedagógicos adquiridos ao longo do processo formativo. Resulta em uma pesquisa no campo da arte-educação que aborda temas sobre o ensino da dança na atualidade.

 

Saiba mais sobre as bancas clicando aqui

 

 

29/11/2022 

Local: Laboratório de Imagem e Som (LIS)

Horário: 15h00 - 16h00
Título do trabalho:  Envelhecer em movimento: oficinas de movimentação criativa unindo princípios da Proposta Educativa Menegatti e da Técnica Klauss Vianna
Sinopse: O trabalho apresenta uma proposta de oito aulas que unem aspectos da Técnica Klauss Vianna aos princípios da Proposta Educativa Menegatti com objetivo de promover movimentação criativa a pessoas idosas.
Orientanda: Tainá Mendes
Orientadora: Paula Caruso Teixeira

Horário: 17h00 - 18h00
Título do trabalho: Entrelaçamentos entre o Método Pilates e a Técnica Clássica para um ensino contemporâneo de dança
Sinopse: Como é possível ser ainda um número tão pequeno de espaços de ensino de dança que utilizam o Método Pilates como parte do treinamento preparatório para a dança? Em direção às respostas a essa pergunta caminha o presente trabalho.
Orientanda: Victoria Travitzky
Orientadora: Mariana Baruco Machado Andraus

 

05/12/2022

Local: Sala Multiuso - Casa do Lago 

Horário: 08h30 - 09h30
Título do trabalho: Dança e Psicomotricidade: entendendo as influências dos conhecimentos psicomotores sobre o planejamento pedagógico de aulas de dança para crianças
Sinopse: O trabalho tem como objetivo, introduzir noções básicas sobre a psicomotricidade e revelar a importância de seus elementos de estudo no processo de planejamento de aulas de dança para crianças, sobretudo na faixa-etária de 4 a 8 anos.
Orientandas: Giovanna Coelho Baliviera e Gabriela Vitoria Barbosa Vicente
Orientadora: Jussara Miller

Horário: 09h30 - 10h30
Título do trabalho: Do palco para os bastidores: percepções e contribuições para a formação de artistas produtores de dança
Sinopse:
O trabalho visa discutir a formação de artistas produtores da dança no Brasil mediante a atual realidade cultural, as convenções da indústria mercadológica e a bifurcação entre teoria e prática, de modo a contribuir e facilitar essa jornada profissional. 
Orientanda: Ana Carolina Braga
Orientadora: Jussara Miller

Horário: 10h30 - 11h30
Título do trabalho: Processo artístico-pedagógico entre dança e videodança: poética da tecnologia na criação coletiva
Sinopse: A pesquisa aborda a educação sensível suscitada a partir do discurso do movimento e da poética da tecnologia na criação coletiva, a partir da criação de uma oficina entrelaçando a prática artístico-pedagógica em dança e videodança.
Orientanda: Sofia Calil Cruz
Orientadora: Jussara Miller

Horário: 11h30 - 12h30
Título do trabalho: Um caminho antirracista para a educação em dança no Brasil
Sinopse: A pesquisa propõe uma abordagem antirracista para o ensino de dança a partir da pedagogia libertadora de bell hooks e Paulo Freire, da educação somática por Klauss Vianna e do olhar sobre a representatividade negra na dança.
Orientanda: Heloisa Gavazzi
Orientadora: Jussara Miller

Horário: 12h30 - 13h30
Título do trabalho: Professora-artista-pesquisadora: aquela que não separa a pesquisa artística da atuação pedagógica
Sinopse: O trabalho aborda a reflexão sobre a não fragmentação das ações como professora em sala de aula e artista no palco, buscando estabelecer, na prática, relações entre o fazer artístico e o fazer pedagógico.
Orientanda: Marina Dantas
Orientadora: Jussara Miller

 

07/12/2022

Local: Sala Multiuso - Casa do Lago 

Horário: 09h00 - 10h00
Título do trabalho: Refletir outras pedagogias no ensino das artes do corpo
Sinopse: Este trabalho de conclusão de curso surgiu do desejo de criar um ambiente de afeto e acolhimento no espaço educacional, a fim de romper preconceitos através da dança e das artes do corpo em geral.
Orientanda: Sabrina Fagundes
Orientadora: Mariana Baruco Machado Andraus

Horário: 10h00 - 11h00
Título do trabalho: Semeando sonhos, formando cidadãos: os projetos sociais na área da dança
Sinopse: O trabalho propõe uma investigação teórica e de campo sobre a importância de diferentes projetos sociais que desenvolvem um trabalho artístico, tendo a dança como uma de suas linguagens. O objetivo do trabalho é entender e investigar os diferentes funcionamentos, estruturações, abrangências e atuações tomando como exemplo os seguintes projetos: Fábrica de Cultura Sapopemba, Núcleo Luz, Centro Comunitário Joilson de Jesus, Casinha de Sonhar, Ayodele Balé (em São Paulo), Projeto Axé (Bahia), Centro de Artes da Maré e Lona Cultural (ambos no Rio de Janeiro). 
Orientanda:Beatriz Silvestre Rodrigues de Souza
Orientadora: Maria Claudia Alves Guimarães

Horário: 11h00 - 12h00
Título do trabalho: Permeando histórias e contextos: Jazz Dance, fundamentos e transformações
Sinopse: “O que é o jazz-dance?”, “Como defini-lo?" “Como identificá-lo como um estilo?” A fim de responder essas questões e compreender sua essência, esse trabalho se propôs a investigar suas origens, suas raízes, e o seu desenvolvimento ao longo da história, assim como a entrevistar alguns profissionais renomados das cidades de Campinas e de São Paulo.
Orientandas:Júlia Martins Silva  e Amanda Manóchio Chavier
Orientadora: Maria Claudia Alves Guimarães

Horário: 14h00 - 15h00
Título do trabalho: Trânsitos e vínculos entre práticas de improvisação e práticas meditativas nos processos formativos da dança
Sinopse: A pesquisa investiga as relações entre práticas de improvisação em dança e o estudo de práticas meditativas, buscando os benefícios e contribuições desses saberes nos processos formativos da dança.
Orientanda: Iara Medeiros Valente Alberte
Orientadora: Silvia Maria Geraldi

Horário: 15h00 - 16h00
Título do trabalho: Dança e imaginação: Imagikinesis 
Sinopse:Imagikinesis é uma metodologia de dança em desenvolvimento que se nutre da Ideokinesis e do autor/diretor Stanislavski para a criação de atividades imaginativas que buscam o aprimoramento técnico por meio da proposição de imagens e circunstâncias. 
Orientanda: Giovanna Luppe
Orientadora: Holly Elizabeth Cavrell

Horário: 16h00 - 17h00
Título do trabalho: Como K-Pop pode ser um meio para o ensino de conhecimento em dança
Sinopse: A pesquisa “Como o K-POP pode ser um meio para o ensino de conhecimento em dança” busca estudar e sugerir maneiras de inserir conhecimentos contemporâneos da área da Dança dentro de uma aula de K-POP Dance; ultrapassando o caráter de cópia que a prática da dança cover possui e abrindo espaço para a criatividade dos bailarinos.  
Orientanda: Bruna de Oliveira 
Orientadora: Holly Elizabeth Cavrell

 

12/12/2022

Local: Sala Multiuso - Casa do Lago 

Horário: 08h30 - 09h30
Título do trabalho:
Jogos Improvisacionais como Recurso Metodológico no ensino da Dança
Sinopse: Com o intuito de pesquisar processos de ensino que facilitem o desenvolvimento da autonomia criativa e da expressão do corpo dançante, este estudo mergulha no entendimento dos jogos como recurso potencializador nas aulas e na criação em dança.
Orientanda: Luana Oliveira Cardoso
Orientadora: Marisa Martins Lambert

Horário: 09h30 - 10h30
Título do trabalho:
Marcas que caminham para liberdade: voos pedagógicos de uma  prática emancipatória em dança
Sinopse: A pesquisa parte de memórias e registros no corpo de vivências dentro de contextos públicos do ensino da dança. Propõe uma reflexão sobre esses ambientes formativos e apresenta uma prática pedagógica que lança vôos no sentido de um ensino de dança democrático e emancipatório. 
Orientande: (Keo) Helen Karoline dos Santos Marques
Orientadora: Marisa Martins Lambert

Horário: 10h30 - 11h30
Título do trabalho:
As Dimensões do Conhecimento em Dança e as Escolas Públicas de Iniciação e Formação Artística
Sinopse: Como podemos integrar a amplitude dos saberes da Dança ao seu processo de ensino? Esta pesquisa investiga as dimensões do conhecimento em dança em busca de uma formação de pessoas-artistas-docentes mais potente artística e cidadã.
Orientanda: Flora Viviani
Orientadora: Marisa Martins Lambert

Horário: 12:30 - 13:30
Título do trabalho:
Dançar é resistir: Narrativas e aprendizagem 
Sinopse: Esta investigação de TCC licenciatura é um aprofundamento do projeto de iniciação científica da mesma aluna, logo utiliza da mesma coleta de dados e título da pesquisa, mas trata de indagações que a execução do projeto fomentou: Como estes jovens negros chegaram até aqui? Quais são suas narrativas de aprendizagem? Divergem da história dela como estudante?
Orientanda: Camilla Sant’Ana de Lima
Orientadora: Paula Caruso Teixeira

Horário: 14h00 - 15h00
Título do trabalho: A Autonomia das Crianças na Aprendizagem da Dança: Descobertas de Movimentos e Danças no Brincar
Sinopse: A pesquisa foi desenvolvida com os professores de artes da rede pública deAtravés do estudo do trabalho de Lydia Hortélio acerca das culturas da infância - o repertório de brincos, cantigas, parlendas brasileiras - em diálogo com o estudo da abordagem pedagógica Reggio Emilia, este trabalho desenvolve discussões acerca da aprendizagem da dança na infância. 
Orientanda: Laís Taufic
Orientadora: Ana Maria Rodriguez Costas

Horário: 15h00 - 16h00
Título do trabalho:
Estranhar a escola: cruzamentos entre a pedagogia queer e as pedagogias da dança para o ensino de arte na escola
Sinopse: Esta é uma pesquisa teórico-reflexiva e autoetnográfica a partir dos cruzamentos entre pedagogia queer, pedagogias da dança e experiências como sujeito e artista-educador trans e bissexual para um ensino de arte transgressor e transformador na escola.
Orientande: Cova Mariá
Orientadora: Ana Maria Rodriguez Costas

Horário: 16h00 - 17h00
Título do trabalho: A Dança Como Linguagem no Ensino da Arte: Um estudo do currículo paulista com professores do ensino fundamental da rede pública de educação do município de Batatais/SP
Sinopse: A pesquisa foi desenvolvida com os professores de artes da rede pública de educação e Secretário de Educação do município de Batatais/SP, buscando compreender as demandas desses profissionais na organização das aulas de artes, especificamente da linguagem da dança, através da aplicação do Currículo Paulista. A partir da coleta e análise de dados realizadas no percurso da pesquisa foram apresentadas propostas de ensino aprendizagem para o cumprimento dos objetivos elencados pelo Currículo Paulista, a fim de contribuir com a formação de professores na especialidade de Dança.
Orientanda: Joyce Pamela
Orientadora: Ana Maria Rodriguez Costas

Horário: 17h00 - 18h00
Título do trabalho: A dança na formação cidadã de adolescentes participantes de um projeto social no Instituto Arnea
Sinopse: Este trabalho de conclusão de curso busca refletir sobre os aprendizados de uma aula de dança para além de seus conteúdos específicos, no contexto de um projeto social com adolescentes. Além de saberes técnicos e estéticos, o que mais se aprende em uma aula de dança? O que os participantes de um projeto social levam das suas aulas de dança para a vida e para a formação como cidadãos? Essas questões moveram esta pesquisa desenvolvida por meio de revisão bibliográfica, oficinas práticas e entrevistas.
Orientanda: Brissia Dias Gonçalves 
Orientadora: Ana Maria Rodriguez Costas

 

13/12/2022

Local: Sala Multiuso - Casa do Lago 

Horário: 08h30 - 09h30
Título do trabalho:
A experiência da consciência corporal no ensino de Dança para alunos surdos
Sinopse: Este trabalho de conclusão de curso busca refletir e investigar como se dá a experiência da consciência corporal nas aulas de Dança para alunos surdos, através de uma revisão bibliográfica sobre Dança e a comunidade surda e entrevistas com alunos e bailarinos surdos, e professores de Dança de alunos surdos.
Orientanda: Carmem Andres
Orientadora: Ana Maria Rodriguez Costas

Horário: 09h30 - 10h30
Título do trabalho: Dançando Territórios:
Práticas Pedagógicas em Dança para Autopercepção e Coletivização de si 
Sinopse: Pesquisa que discute acerca do fluxo indivíduo / coletivo em aulas de dança para adolescentes, a partir de estratégias de autoconhecimento e integração voltadas à construção da identidade.
Orientanda: Raphaela Carnaúba da Silva e Yasmin Cheh Shu Liang Chung
Orientadora: Marisa Martins Lambert

Horário: 10h30 - 11h30
Título do trabalho: Deficiência Invisível no Ensino de Dança
Sinopse:
Partindo da sua própria biografia e dos desdobramentos da doença crônica como deficiência invisível, a autora propõe refletir sobre processos pedagógicos para o ensino da dança que envolvem respeito à diversidade.
Orientanda: Cássia Natiele Silva Durães
Orientadora: Marisa Martins Lambert

 


Ficha técnica

Elaboração de material gráfico e divulgação: Iady Adrianny de Moura e Vagner da Silva Barrichelo
PROVCOM | Seção de Programação Visual e Comunicação