Pneuma: um ensaio gráfico sobre a vida e a morte


A exposição PNEUMA, da artista Ingrid Ospina, traz visualmente o último suspiro que resta nos vestígios dos corpos mortos, apresentando de alguma forma a vida que foi vivida e a “vida” que seguiu no corpo inerte. 

Nesta mostra a morte é mais do que um corpo em decomposição, é uma realidade biológica que conecta os territórios da vida e da morte, em um movimento, uma dança, que todos seremos submetidos. Mais do que o morrer, é o estar morrendo.

Relacionando imagens e fazendo contraponto com os diferentes estados da matéria, as obras trazem para o contexto da arte contemporânea uma visão da representação da morte, sua importância em nosso desenvolvimento cultural, provocando a reflexão sobre a impessoalidade com que lidamos com a morte alheia e até com a nossa própria.

PNEUMA é o resultado da pesquisa de mestrado da artista em Poéticas Visuais no Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes, sob orientação da Profa. Dra. Luise Weiss.

A exposição é exibida na Biblioteca Octavio Ianni do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp de 15 de fevereiro a 14 de abril de 2023.