Projeto "Dança em Pesquisa" começa neste fim de semana em Campinas


Reprodução Correio Popular | Cibele Vieira/ cadernoc@rac.com.br

 

A dança sempre foi uma atividade marcante em Campinas, mas nos últimos anos tem se intensificado um movimento no sentido de oferecer mais formação técnica, profissional, artística e criativa para os dançarinos, diretores e produtores. Tanto que Campinas sedia a Bienal da Dança há cinco edições e neste ano a programação será realizada presencialmente no segundo semestre. Antecipando esse evento, o Sesc e a Unicamp se uniram para conduzir o projeto "Dança em Pesquisa", que começa com apresentações abertas neste fim de semana.

Até junho, a primeira etapa do projeto traz cinco apresentações gratuitas no Sesc, com intérpretes formados e dirigidos por docentes do curso de graduação em Dança da Unicamp, que existe desde 1985. Composto por diferentes apresentações, bate-papos e quatro oficinas práticas e teóricas, o projeto pretende aproximar o público do processo criativo de um espetáculo. "E, para a universidade, interessa ampliar o acesso aos desdobramentos do trabalho que foi desenvolvido em sala de aula, fora do ambiente acadêmico", explica Cássio Quitério, técnico de programação de Dança do Sesc Campinas.

A coordenadora de graduação do curso de Dança da Unicamp, Larissa Turtelli, ressalta que a parceria pretende difundir as pesquisas desenvolvidas para a população de Campinas. "Muitas vezes os trabalhos vão para outras cidades ou são apresentados dentro da universidade e acabam não tendo uma visibilidade para as pessoas da própria cidade que sedia a Unicamp. Vemos o projeto como algo muito enriquecedor para fomentar a área profissional da dança em Campinas e região", afirma.

Neste período de quase 40 anos do curso de Dança, sediado no Instituto de Artes (IA), foram formados muitos profissionais que estão atuando em diferentes áreas, como por exemplo, intérpretes-criadores de grupos independentes, curadores, coreógrafos e professores de dança. Larissa conta ainda que na universidade foi desenvolvido "um saber construído por meio de muita pesquisa em dança, que envolve laboratórios, pesquisas de campo, leitura e escrita de artigos, pesquisas com as novas tecnologias". E o Sesc, por outro lado, contribui para esse cenário com sua programação regular presencial e online na linguagem da dança.

 

Programação permanente

Criado para ser permanente na programação do Sesc, o "Dança em Pesquisa" começa com o espetáculo "Sobre Saias, Chifres e Bandeiras" (sexta-feira, às 20h, no teatro do Sesc, com entrada franca). Permeado pelo afeto à flor da pele do universo da cultura caipira e sertaneja, a montagem traz um entrelaçamento do que as vivências em campo despertaram nos corpos das intérpretes, com suas histórias de vida pessoais e inventadas. Esse espetáculo de dança-teatro foi criado a partir de pesquisas realizadas na manifestação cultural da Catira, em Folias de Reis e com Vaqueiros.

Na sequência será realizada a oficina "Corpo Território" (sábado, das 11h às 14h, no Espaço Arena, com entrada franca) conduzida por Larissa Turtelli, da Unicamp. A oficina propõe uma reflexão sobre encontrar o movimento que vive no corpo pelo contato com o solo, da escuta dos tambores reverberando no peito e do despertar de memórias ancestrais. Ganha vez a coragem da investigação das memórias pessoais e inventadas que estão impregnadas no próprio corpo. A vivência usa método que tem como fundamento sentidos e simbolismos presentes em tradições ancestrais brasileiras.

Ainda em abril será apresentado o espetáculo "Interferências" (no dia 28, às 20h, no teatro, com entrada franca) e a segunda oficina "Impulsos - Movimento, Som, Tecnologia" será no dia 29, das 11h às 14h, também no teatro, com entrada franca. Já na primeira sextafeira de maio (dia 5), será a vez da apresentação "Ferida, um encontro em dois atos", seguido pela oficina "Improvisação na cena: um encontro para com/por dança", no dia 6 de maio.

Integra também a programação a montagem "Desvaneio", prevista para 19 de maio, seguida da oficina "O corpo contemporâneo e técnicas da dança clássica", no dia 20.

A primeira etapa do projeto "Dança em Pesquisa" se encerra com a montagem de "Katharsis", no dia 2 de junho. Depois vem a Bienal Sesc de Dança.

 

Programe-se

Espetáculo: "Sobre Saias, Chifres e Bandeiras"

Quando: sexta-feira, 14/04, às 20h

Onde: Teatro do Sesc Campinas

Entrada Gratuita (a partir de 12 anos)

Retirada de ingressos na Loja Sesc, a partir das 18h

 

Oficina: "Corpo Território"

Quando: domingo, 16/04, das 11h às 14h

Onde: Espaço Arena Entrada Gratuita (a partir de 14 anos)

Inscrições no local, no horário do início da atividade

Informações: tel.: 3737-1500 - Instagram @sescspcampinas

Siga a programação completa no sescsp.org.br/campinas

 

Vem aí a Bienal Sesc de Dança 

Pela quinta vez, o Sesc Campinas vai abrigar, no segundo semestre de 2023, mais uma edição da Bienal Sesc de Dança, que tem por objetivo fomentar e apresentar a produção de dança contemporânea, tanto nacional quanto estrangeira. Em formato presencial, a Bienal provoca uma mudança no perfil básico do público frequentador da unidade, atraindo novas plateias interessadas em conhecer, apreciar e refletir sobre a dança.