Dias 09 e 10 de agosto (09/08, 10h-21h; 10/08, 08h-21h), no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária Zeferino Vaz), será realizado o colóquio Almeida Prado 80 Anos, em homenagem ao compositor José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010), que teria completado 80 anos em 2023.
Um dos mais importantes compositores brasileiros do séc. XX e virada para o séc. XXI, reconhecido internacionalmente por sua obra, Almeida Prado foi também professor de composição e análise do Departamento de Música do IA/UNICAMP entre 1975 e 2000 e parte substanciosa de seu acervo foi doada à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Unicamp.
O evento envolverá palestras, recitais comentados, apresentações artísticas, masterclasses e comunicações de pesquisa, contando com a participação de Prof.a Dr.a Maria Lúcia Pascoal (Unicamp), Prof.a Dr.a Adriana Lopes (USP), Prof. Dr. Fernando Corvisier (USP/Ribeirão Preto) e Prof. Dr. Fabio Scarduelli (UNESPAR), além de professores do IA/Unicamp e doutores e doutorandos do PPG em Música do IA/Unicamp.
Organizado em parceria entre o IA/Unicamp (Dep. Música) e o CIDDIC (com apoio do PPG em Música), o evento tem por objetivos resgatar e homenagear uma parte importante da memória de nossa universidade, promover o diálogo entre pesquisadores da obra de Almeida Prado e estimular novas pesquisas sobre sua obra. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.
Programação completa
09/08
10h: Abertura:
Prof. Dr. Francisco Zmekhol N. de Oliveira: Apresentação do evento
Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal (Unicamp): “Almeida Prado/Memória”
Duas Bucólicas, 1999 (Coro do Departamento de Música; reg. Eduardo Lustosa)
Ibeji (Sinfonia dos Orixás, mov. VIII), 1985 (Orquestra do Departamento de Música; reg. Prof. Dr. Carlos Fiorini).
Apresentação: Prof. Dr. Carlos Fiorini (Unicamp)
14h: Conferência
Profa. Dra. Adriana Lopes (USP): "A obra musical de Almeida Prado como um manancial de interpretações analíticas"
16h: Recital-palestra (obras para piano)
Prof. Dr. Fernando Corvisier (USP/Ribeirão Preto): "O universo sonoro de Almeida Prado"
Sonata nº4, 1984
Prelúdio
Allegro con fuoco
Coral
Scherzo
Postlúdio
4 Noturnos, 1985-1991
Sonata nº6 - Romanceiro São João da Cruz, 1985
Música Silenciosa I
Discurso da Alma
Discurso da Noite
Diálogo da Alma Enamorada da Noite
Música Silenciosa II
Música Desejosa
Discurso da Alma Iluminada pelo Amor
Discurso da Noite
Solidão Sonora
Cartas Celestes nº 13, 2001
Prelúdio – Cometa Honda-Mrkos Pajdusakova
Constelação de Taurus
As Plêiades
Nebulosa do Caranguejo
Constelação de Perseus
Galáxia NGC221
Constelação de Grus
19h: Palestra:
Dra. Cintia Albrecht (Dra. pelo PPG-Música IA/Unicamp: "Análise para a performance de Sonatinas para piano de Almeida Prado"
Nhá Euphrazina, 1996 (trompete: Prof. Dr. Paulo Ronqui; piano: Dra. Cintia Albrecht)
Marco Padilha (DCult/Unicamp): "Caminhando com Almeida Prado: o mestre, desde os primórdios do IA"
10/08
08h30: Masterclass
Prof. Dr. Fernando Corvisier (USP/Ribeirão Preto): Masterclass com alunos de piano, sobre obras para piano de Almeida Prado
10h30: Palestra
Dr. Tadeu Taffarello (CIDDIC/Unicamp): "Missa da Paz e Pequenos Funerais Cantantes: contextualização e análise musical de duas peças da década de 1960"
14h: Recital-palestra
Prof. Dr. Fábio Scarduelli (EMBAP/Unespar): "Obra para violão solo de Almeida Prado"
Portrait, 1972/1975
Visage Intérieur
Visage Extérieur
Livro para seis cordas, 1974
Discurso
Meditação
Memória
Sonata nº1, 1981
I – Vigoroso
II – Interlúdio (Chorinho)
III – Cantiga
IV – Toccata-Rondó
Poesilúdios nº1, 1983
16h: Sessão de comunicações – doutorandos do PPG-Música IA/Unicamp
Leandro Cavini: “Jardim do amor e da paixão: ciclo para barítono e piano de Almeida Prado e José A. Pinotti”
Renato Fontebasso: “Idiomatismos na escrita violonística de Celebratio amoris et gaudii, para coro e violão, de José Antônio de Almeida Prado”
Eduardo Lustosa: “O catálogo místico de Almeida Prado”
19h: Encerramento
Preambulum, 2004 (violoncelo: Prof. Dr. Lars Hoefs)
Dr. Lucca Zambonini (Dr. pelo PPG-Música IA/Unicamp): "Baladas gêmeas de Almeida Prado"
Balada para violoncelo e piano, 1985 (violoncelo: Prof. Dr. Lars Hoefs; piano: Filipe Alexandrino)
Balada para trompa e piano, 1998 (trompa: Dr. Lucca Zambonini; piano: Filipe Alexandrino)
Carta de Jerusalém, 1973 (percussão: Prof. Dr. Fernando Hashimoto, Gabriela Favaro, Pedro Rossi; soprano: Rafaela Duria; narrador: Daniel Luiz; piano: Filipe Alexandrino)
Foto: Acervo da familia de Almeida Prado
José Antônio Rezende de Almeida Prado, figura proeminente da música brasileira, deixou um legado que ressoa através das notas de suas composições e dos ensinamentos transmitidos aos jovens músicos. Nascido em Santos no ano de 1943, Almeida Prado trilhou um caminho brilhante em direção à excelência musical.
Seus acordes foram moldados sob a tutela do renomado compositor Camargo Guarnieri, onde sua paixão pela música começou a florescer. No entanto, foi a partir de 1965 que sua jornada musical tomou um novo rumo. O contato com o compositor Gilberto Mendes marcou um ponto de virada em sua carreira, imprimindo-lhe uma perspectiva enriqueceria suas composições futuras.
O ano de 1969 conquistou o prestigioso I Festival de Música da Guanabara com a magistral peça "Pequenos Funerais Cantantes ao Poeta Carlos Maria de Araújo". Essa conquista não só reconheceu seu talento, mas também estabeleceu sua posição como um inovador na música brasileira.
Em busca de aprimoramento, Almeida Prado embarcou em uma jornada de estudos na França no mesmo ano. Lá, ele teve a oportunidade de aprender com os mestres Olivier Messiaen e Nadia Boulanger, refinando ainda mais sua linguagem musical e expandindo suas fronteiras criativas.
Retornando ao Brasil em 1974, Almeida Prado assumiu o papel de diretor do Conservatório Musical de Cubatão-SP, consolidando seu compromisso com o ensino musical. Seu legado educacional se estendeu para além, quando foi convidado por Zeferino Vaz a lecionar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde contribuiu com sua expertise de 1975 até sua aposentadoria em 2000.
O brilho de Almeida Prado não se limitou apenas à sala de aula. Dotado de uma técnica pianística excepcional, ele deu vida a mais de 570 obras que atravessaram uma gama diversificada de gêneros e formações. Sua música, rica em emoção e profundidade, transcendeu fronteiras e conquistou reconhecimento internacional.
A melodia da vida de Almeida Prado silenciou em 2010, quando nos deixou em São Paulo. No entanto, seu legado perdura, continuando a inspirar gerações de músicos e amantes da música erudita. Como um dos mais importantes compositores brasileiros do século XX e além, sua contribuição musical e pedagógica reverbera, enriquecendo o cenário cultural brasileiro e internacional. Parte significativa de sua riqueza musical agora repousa sob os cuidados da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Unicamp, garantindo que sua memória continue a ecoar através das páginas da história musical.
Adaptado de https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/colecao-almeida-prado/ e https://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/marco2010/ju452pdf/Pag12.pdf. Acesso em 04/08/2023.
Ficha técnica
Coordenação geral e acadêmica
Prof. Dr. Francisco Zmekhol N. de Oliveira
Profa. Dra. Denise H. L. Garcia
Comissão artística
Prof. Dr. Alexandre Zamith
Prof. Dr. Vinícius S. Fraga
Prof. Dr. Carlos F. Fiorini
Equipe de apoio
Igor Abdo
Júlia Cerdá
Leonardo Henrique Paz
Letícia Vicentini Villela
Mateus Santin
Miguel F. S. Ribeiro
Muna Scheuermann Passini
Vitor Alves
Comunicação
Vagner Barrichelo
Ton Torres
Imagem de divulgação
Francisco Z. N. de Oliveira
Iady Adrianny de Moura
Vagner Barrichelo
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música IA/Unicamp
Prof. Dr. Adonhiran B. A. Reis
Direção do Instituto de Artes/Unicamp
Prof. Dr. Fernando A. A. Hashimoto
Coordenação do CIDDIC/Unicamp
Prof. Dr. Angelo José Fernandes
Nossos especiais agradecimentos à Constança de Almeida Prado, ao Prof. Dr. Paulo M. Kühl, ao Prof. Dr. Paulo Ronqui, ao Prof. Dr. José Augusto Mannis e ao Dr. Stéphan Schaub.