Almeida Prado 80 anos


 

Dias 09 e 10 de agosto (09/08, 10h-21h; 10/08, 08h-21h), no auditório do Instituto de Artes (IA) da Unicamp (Rua Elis Regina, 50, Cidade Universitária Zeferino Vaz), será realizado o colóquio Almeida Prado 80 Anos, em homenagem ao compositor José Antônio Rezende de Almeida Prado (1943-2010), que teria completado 80 anos em 2023.

Um dos mais importantes compositores brasileiros do séc. XX e virada para o séc. XXI, reconhecido internacionalmente por sua obra, Almeida Prado foi também professor de composição e análise do Departamento de Música do IA/UNICAMP entre 1975 e 2000 e parte substanciosa de seu acervo foi doada à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Unicamp.

O evento envolverá palestras, recitais comentados, apresentações artísticas, masterclasses e comunicações de pesquisa, contando com a participação de Prof.a Dr.Maria Lúcia Pascoal (Unicamp), Prof.a Dr.a Adriana Lopes (USP), Prof. Dr. Fernando Corvisier (USP/Ribeirão Preto) e Prof. Dr. Fabio Scarduelli (UNESPAR), além de professores do IA/Unicamp e doutores e doutorandos do PPG em Música do IA/Unicamp.

Organizado em parceria entre o IA/Unicamp (Dep. Música) e o CIDDIC (com apoio do PPG em Música), o evento tem por objetivos resgatar e homenagear uma parte importante da memória de nossa universidade, promover o diálogo entre pesquisadores da obra de Almeida Prado e estimular novas pesquisas sobre sua obra. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.


Programação completa

09/08

10h: Abertura:

Prof. Dr. Francisco Zmekhol N. de Oliveira: Apresentação do evento

Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal (Unicamp): “Almeida Prado/Memória”

Duas Bucólicas, 1999 (Coro do Departamento de Música; reg. Eduardo Lustosa)

Ibeji (Sinfonia dos Orixás, mov. VIII), 1985 (Orquestra do Departamento de Música; reg. Prof. Dr. Carlos Fiorini).

Apresentação: Prof. Dr. Carlos Fiorini (Unicamp)

 

14h: Conferência

Profa. Dra. Adriana Lopes (USP): "A obra musical de Almeida Prado como um manancial de interpretações analíticas"

 

16h: Recital-palestra (obras para piano)

Prof. Dr. Fernando Corvisier (USP/Ribeirão Preto): "O universo sonoro de Almeida Prado"

Sonata nº4, 1984

  • Prelúdio

  • Allegro con fuoco

  • Coral

  • Scherzo

  • Postlúdio

4 Noturnos, 1985-1991
Sonata nº6 - Romanceiro São João da Cruz, 1985

  • Música Silenciosa I

  • Discurso da Alma

  • Discurso da Noite

  • Diálogo da Alma Enamorada da Noite

  • Música Silenciosa II

  • Música Desejosa

  • Discurso da Alma Iluminada pelo Amor

  • Discurso da Noite

  • Solidão Sonora

Cartas Celestes nº 13, 2001

  • Prelúdio – Cometa Honda-Mrkos Pajdusakova

  • Constelação de Taurus

  • As Plêiades

  • Nebulosa do Caranguejo

  • Constelação de Perseus

  • Galáxia NGC221

  • Constelação de Grus

 

19h: Palestra:

Dra. Cintia Albrecht (Dra. pelo PPG-Música IA/Unicamp: "Análise para a performance de Sonatinas para piano de Almeida Prado"

Nhá Euphrazina, 1996 (trompete: Prof. Dr. Paulo Ronqui; piano: Dra. Cintia Albrecht)

Marco Padilha (DCult/Unicamp): "Caminhando com Almeida Prado: o mestre, desde os primórdios do IA"

 

10/08

08h30: Masterclass

Prof. Dr. Fernando Corvisier (USP/Ribeirão Preto): Masterclass com alunos de piano, sobre obras para piano de Almeida Prado

 

10h30: Palestra

Dr. Tadeu Taffarello (CIDDIC/Unicamp): "Missa da Paz e Pequenos Funerais Cantantes: contextualização e análise musical de duas peças da década de 1960"

 

14h: Recital-palestra

Prof. Dr. Fábio Scarduelli (EMBAP/Unespar): "Obra para violão solo de Almeida Prado"

Portrait, 1972/1975

  • Visage Intérieur

  • Visage Extérieur

Livro para seis cordas, 1974

  • Discurso

  • Meditação

  • Memória

Sonata nº1, 1981

  • I – Vigoroso

  • II – Interlúdio (Chorinho)

  • III – Cantiga

  • IV – Toccata-Rondó

Poesilúdios nº1, 1983

 

16h: Sessão de comunicações – doutorandos do PPG-Música IA/Unicamp

Leandro Cavini: “Jardim do amor e da paixão: ciclo para barítono e piano de Almeida Prado e José A. Pinotti”

Renato Fontebasso: “Idiomatismos na escrita violonística de Celebratio amoris et gaudii, para coro e violão, de José Antônio de Almeida Prado”

Eduardo Lustosa: “O catálogo místico de Almeida Prado”

 

19h: Encerramento

Preambulum, 2004 (violoncelo: Prof. Dr. Lars Hoefs)

Dr. Lucca Zambonini (Dr. pelo PPG-Música IA/Unicamp): "Baladas gêmeas de Almeida Prado"

Balada para violoncelo e piano, 1985 (violoncelo: Prof. Dr. Lars Hoefs; piano: Filipe Alexandrino)

Balada para trompa e piano, 1998 (trompa: Dr. Lucca Zambonini; piano: Filipe Alexandrino)

Carta de Jerusalém, 1973 (percussão: Prof. Dr. Fernando Hashimoto, Gabriela Favaro, Pedro Rossi; soprano: Rafaela Duria; narrador: Daniel Luiz; piano: Filipe Alexandrino)


Foto: Acervo da familia de Almeida Prado

José Antônio Rezende de Almeida Prado, figura proeminente da música brasileira, deixou um legado que ressoa através das notas de suas composições e dos ensinamentos transmitidos aos jovens músicos. Nascido em Santos no ano de 1943, Almeida Prado trilhou um caminho brilhante em direção à excelência musical.

Seus acordes foram moldados sob a tutela do renomado compositor Camargo Guarnieri, onde sua paixão pela música começou a florescer. No entanto, foi a partir de 1965 que sua jornada musical tomou um novo rumo. O contato com o compositor Gilberto Mendes marcou um ponto de virada em sua carreira, imprimindo-lhe uma perspectiva enriqueceria suas composições futuras.

O ano de 1969 conquistou o prestigioso I Festival de Música da Guanabara com a magistral peça "Pequenos Funerais Cantantes ao Poeta Carlos Maria de Araújo". Essa conquista não só reconheceu seu talento, mas também estabeleceu sua posição como um inovador na música brasileira.

Em busca de aprimoramento, Almeida Prado embarcou em uma jornada de estudos na França no mesmo ano. Lá, ele teve a oportunidade de aprender com os mestres Olivier Messiaen e Nadia Boulanger, refinando ainda mais sua linguagem musical e expandindo suas fronteiras criativas.

Retornando ao Brasil em 1974, Almeida Prado assumiu o papel de diretor do Conservatório Musical de Cubatão-SP, consolidando seu compromisso com o ensino musical. Seu legado educacional se estendeu para além, quando foi convidado por Zeferino Vaz a lecionar na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde contribuiu com sua expertise de 1975 até sua aposentadoria em 2000.

O brilho de Almeida Prado não se limitou apenas à sala de aula. Dotado de uma técnica pianística excepcional, ele deu vida a mais de 570 obras que atravessaram uma gama diversificada de gêneros e formações. Sua música, rica em emoção e profundidade, transcendeu fronteiras e conquistou reconhecimento internacional.

A melodia da vida de Almeida Prado silenciou em 2010, quando nos deixou em São Paulo. No entanto, seu legado perdura, continuando a inspirar gerações de músicos e amantes da música erudita. Como um dos mais importantes compositores brasileiros do século XX e além, sua contribuição musical e pedagógica reverbera, enriquecendo o cenário cultural brasileiro e internacional. Parte significativa de sua riqueza musical agora repousa sob os cuidados da Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC) da Unicamp, garantindo que sua memória continue a ecoar através das páginas da história musical.

 

Adaptado de https://www.ciddic.unicamp.br/ciddic/colecao-almeida-prado/https://www.unicamp.br/unicamp_hoje/ju/marco2010/ju452pdf/Pag12.pdf. Acesso em 04/08/2023.


Ficha técnica

 

Coordenação geral e acadêmica

Prof. Dr. Francisco Zmekhol N. de Oliveira

Profa. Dra. Denise H. L. Garcia

 

Comissão artística

Prof. Dr. Alexandre Zamith

Prof. Dr. Vinícius S. Fraga

Prof. Dr. Carlos F. Fiorini

 

Equipe de apoio

Igor Abdo

Júlia Cerdá

Leonardo Henrique Paz

Letícia Vicentini Villela

Mateus Santin

Miguel F. S. Ribeiro

Muna Scheuermann Passini

Vitor Alves

 

Comunicação

Vagner Barrichelo

Ton Torres

 

Imagem de divulgação

Francisco Z. N. de Oliveira

Iady Adrianny de Moura

Vagner Barrichelo

 

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música IA/Unicamp

Prof. Dr. Adonhiran B. A. Reis

 

Direção do Instituto de Artes/Unicamp

Prof. Dr. Fernando A. A. Hashimoto

 

Coordenação do CIDDIC/Unicamp

Prof. Dr. Angelo José Fernandes

 

Nossos especiais agradecimentos à Constança de Almeida Prado, ao Prof. Dr. Paulo M. Kühl, ao Prof. Dr. Paulo Ronqui, ao Prof. Dr. José Augusto Mannis e ao Dr. Stéphan Schaub.