Balanço: Simpósio Internacional Repensando Mitos



 

Com a proposta de utilizar atividades vitais para estimular a criatividade e a produção acadêmica, o IV Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos – Artes Performativas e Formas de Vida, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de outubro, adotou uma programação peculiar – os dois primeiros dias do evento foram dedicados para que os convidados e os organizadores pudessem planejar as atividades que aconteceriam nos três dias seguintes –, mas que funcionou como uma alternativa para aumentar o engajamento e a integração dos participantes, na opinião do organizador do evento, o Prof. Cassiano Sydow Quilici.

“Nos dois primeiros dias, éramos em um grupo menor, mas os convidados já estavam presentes. Isso foi interessante, pois, nesse período, todos puderam entrar um pouco na dinâmica do evento, que não era muito usual. As pessoas foram se engajando e se integrando no processo de uma maneira diferente do que estamos acostumados a ver em outros simpósios”, analisa Quilici.

Segmentado em três eixos, Caminhar, Cozinhar e Sonhar, o evento alternou palestras dos convidados com experiências imersivas. No primeiro eixo, por exemplo, os participantes realizaram uma caminhada contemplativa pela Unicamp (sendo a maior parte do percurso em silêncio e conectados por uma linha de algodão). Ao final da atividade, debateram sobre as sensações e fizeram um mapa em que aplicaram objetos recolhidos ou desenharam vias visitadas.

No eixo Cozinhar, os integrantes debateram sobre como uma experiência trivial na vida cotidiana invoca memórias, sentimentos e a sensação de pertencimento. Já o eixo Sonhar buscou uma reflexão sobre a importância e o significado dos sonhos. “Sonhar não é uma atividade privada. Entre as culturas indígenas e mesmo na brasileira existe uma cultura de compartilhamento de sonhos. Isso é muito forte. Tem relação com a entrada no mundo invisível, da imagem, das sensações mais sutis”, afirma Quilici.

Segundo o coordenador, a meta agora é que o simpósio se desdobre em temas de pesquisa e artigos, além de integrar módulos dos cursos de graduação e de pós-graduação.

Entre os convidados do evento, estiveram Daniel Tércio Ramos Guimarães (Ulisboa, de Portugal), Diego Alves Marques (Unicamp), Marilia Ennes (UFRJ), Natasha de Cortillas Diego (Udec, do Chile), Jorgge Menna Barreto (UCSC), Erika Kobayashi (pesquisadora independente), Alexis Milonopoulos (BR), Lucila de Jesus (Instituto Sedes Sapientiae), Francisco Huichaqueo Pérez (Udec, do Chile), Débora Zamarioli (Unicamp).