Amilton Godoy ministra workshop para alunos do IA


Amilton Godoy (ao piano) em evento no IA

Na terça-feira (12/3), o pianista Amilton Godoy ministrou um workshop para alunos do Instituto de Artes. O encontro ocorreu no Auditório do IA e o músico abordou um pouco da história da música brasileira, a trajetória do Zimbo Trio, grupo que integrou por décadas, e deu dicas técnicas para os estudantes de Música da Unicamp.

O artista, que completou recentemente 83 anos, lembrou de sua trajetória como pianista. Vindo de uma família de músicos, Godoy, que é nascido em Bauru (SP), iniciou sua formação musical estudando música clássica, mas o gosto pela música popular fez com que ele procurasse uma escola na capital paulista.

Já na década de 1960, quando os festivais musicais começavam a ficar populares no País e após ganhar prêmios como pianista, foi convidado a integrar o Zimbo Trio. Com o grupo, gravou mais de 50 discos e realizou turnês por diversos países do mundo. Além disso, o Zimbo Trio era uma das atrações fixas do programa O Fino da Bossa, que tinha Elis Regina e Jair Rodrigues como apresentadores.

Em relação às dicas técnicas, abordou ritmos como jazz, blues, samba e bossa nova e executou exercícios de improviso – lembrando que Godoy é fundador da Clam Escola de Música e é autor de publicações sobre harmonia musical e métodos de piano.

Na noite de terça, ele ainda realiza uma apresentação gratuita no Auditório do Instituto de Artes.