IA recebe apresentação de harpa de Paola Baron



Crédito: Equipe Provcom (Vagner Barrichelo, João Megale e Luis Massao)

Na terça-feira (7/5), o Instituto de Artes recebeu uma apresentação da harpista Paola Baron, italiana radicada no Brasil há 17 anos. Professora da Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp), Paola foi integrante da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), entre 2007 e 2014 e, atualmente, é harpista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Ela está na cidade para participar do concerto da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) em homenagem aos 100 anos da morte de Giacomo Puccini (veja informações ao final do texto). 

"Eu quero tocar todas as óperas do Puccini nessa encarnação e é muito raro ter essa peça no Municipal em São Paulo (ela vai apresentar Suor Angelica com a OSU). Era é uma das três que me faltavam no catálogo e há trechos de harpa belíssimos nessa obra”, afirma. 

A apresentação no Auditório do IA, segundo ela, teve o propósito de divulgar a prática do instrumento entre os estudantes. “Achei que fosse uma ocasião interessante para apresentar a harpa (aos alunos da Unicamp), já que ela não está na grade de instrumentos do curso de música, falar um pouco da história e de como se dá a difusão dele dentro de uma orquestra”, disse. Ela apresentou obras de Charles Oberthür, John Balsir Chatterton, Camille Saint-Saëns e Giacomo Puccini.  

“São obras de harpistas reconhecidos. A exceção é Madame Butterfly (Puccini), que sempre gostei muito e para a qual fiz um arranjo”, conta. 

A apresentação com a OSU acontece na quinta-feira (9/5), a partir das 20h, no Teatreo Municipal Castro Mendes. A apresentação é gratuita e organizada pelo Consulado Geral da Itália e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.