No dia 13 de agosto, haverá evento do Fórum Permanente “Imagens e apagamentos do refúgio contemporâneo”. O Fórum se insere nas atividades da Cátedra Sérgio Vieira de Melo / Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) / Organização das Nações Unidas (ONU) / e do Grupo de Pesquisa Cinere (Instituto de Artes [IA]/ Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico [CNPQ]) e pretende trazer uma reflexão colaborativa entre universidade, poder público, representantes de organizações internacionais, refugiados e da sociedade civil acerca dos deslocamentos forçados contemporâneos os inserindo numa perspectiva mais ampla de debate público.
A Academia desempenha um relevante papel na proteção de pessoas forçadas a se deslocar e isso demanda uma ação estruturada e concatenada. A Unicamp vem se destacando pela relevância de suas ações institucionais e vem ampliando o acesso à educação superior para estudantes forçados que enfrentam tais condições. A universidade tem alunos regularmente matriculados provenientes da Síria, Irã, Congo, Angola, Rússia, Cuba, Afeganistão e Serra Leoa.
O evento tem participação de Cátedra Sérgio Vieira de Melo/ ACNUR/ (ONU)/ Unicamp, IA, Instituto de Economia, Ministério Público Brasília, Supremo Tribunal Militar, Tribunal de Justiça do Mato Grosso, Ministério Público/ Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Somente com a participação presencial haverá certificado. O evento é gratuito e acontece no Centro de Convenções da Unicamp.
Inscrições: https://extecult.proec.unicamp.br/evento/24/inscrito/novo
Unidades/Órgãos envolvidos:
Organizadores
Programação (13/8/2024)
9h – Abertura
9h15 – Apresentação Musical
9h50 – Mesa 1 – Perspectivas de Acolhimento e Integração no Refúgio Contemporâneo –
12h – Almoço
14h – Mesa 2 – Protagonismo Migrante em Produções Artístico-culturais
16h – Coffee Break
16h20 – Bate papo com Yan Boechat mediado pelo Prof Omar Ribeiro Thomaz
17h30 – Encerramento