Projeto Primeira Nota - Matriculas Abertas


 

O Projeto Primeira Nota funciona, desde 2014, através de uma parceria (Convênio) entre a Secretaria Municipal de Educação de Campinas e o Instituto de Artes da Unicamp. O  projeto atende cerca de 320 crianças de 07 a 14 anos com aulas de musicalização, coral infantil, coral jovem, instrumentos de cordas, sopros, percussão, teoria musical e prática de conjunto. Desde o início das atividades, já passaram pela escola mais de 1.000 crianças e adolescentes de diversas regiões de Campinas. 

Todas as crianças e jovens residentes em Campinas podem se matricular e frequentar as aulas gratuitamente. As vagas são ordenadas inicialmente priorizando aqueles que estão matriculados da Rede Municipal de Ensino, caso ainda haja vaga disponível, são convocados os interessados da Rede Estadual de Ensino e, por fim, os frequentadores da rede privada. Também possuímos espaços que buscam atender as demandas da educação inclusiva para as crianças e adolescentes que possuam alguma deficiência cognitiva, dificuldade de aprendizagem, transtornos variados ou superdotação, de acordo com a disponibilidade de atendimento.

A escola funciona em três períodos. Pela manhã, são fornecidos os instrumentos e as salas de aula para estudo individual. No período da tarde, acontecem as aulas de iniciação musical para crianças de 6 a 10 anos, desenvolvendo as habilidades e competências bases para o fazer artístico-musical - canto, manipulação de instrumentos variados, jogos dramáticos e dança. No período noturno, os adolescentes frequentam aulas de instrumentos em 10 diferentes cursos (violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone e percussão). Também neste período, acontecem as aulas de teoria musical, prática em conjunto e canto coral. Atualmente, a escola possui duas orquestras jovens de cordas, uma camerata de cordas jovem, um grupo de sopros e percussão jovem, duas bandas de sopros e percussão, um coral infantil e um coral jovem. O repertório transita entre a música popular brasileira e arranjos do repertório erudito ocidental e temas de filmes.

Todos os alunos e alunas frequentam a escola duas vezes por semana, sendo oferecido transporte escolar, para aqueles que estão matrículas na Rede Municipal de Campinas, lanche e os instrumentos para aula e estudo.

O projeto também visa a formação docente em música, tanto para aulas de arte e educação musical, quanto para a educação específica de um instrumento musical. Todas as professoras e professores da escola são graduandos do curso de licenciatura em música ou bacharelado em música da Universidade Estadual de Campinas, sob supervisão e coordenação de um colegiado de funcionários e docentes do Instituto de Artes da Unicamp – Dep. de Música.

 

Cursos oferecidos:

  • Musicalização: Período da tarde, duas vezes por semana. Alunos de 06 à 10 anos.
  • Instrumentos: Período da noite, duas vezes por semana. Alunos de 11 à 14 anos (Trombone, Tompete, Flauta, Clarinete, Saxofone, Percussão, Violino, Viola clássica, Cello e Contrabaixo).
  • Técnica Vocal: Período da tarde, duas vezes por semana (segunda e quarta-feira). Alunos de 11 à 14 anos.

 

Interessados devem se matricular presencialmente no CEMMANECO (Rua Dr. Betim, 520, Vila Marieta. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). 

É preciso ter entre 6 e 14 anos, levar comprovante de matrícula escolar, certidão de nascimento ou RG (original e cópia), RG dos responsáveis (original e cópia), comprovante de endereço (original e cópia) e 01 foto 3x4. 

Mais informações pelo telefone (19) 3235-2051.

Matrículas abertas enquanto houverem vagas!