A comunidade IA se mantém unida em tempos de distanciamento físico.

Compartilhe aqui sua produção artístico-cultural!

Guardami per un Attimo

29/05/2020
Data da produção

Museo Omero/ Italia
Local

daniforchetti@yahoo.com.br
Contato

Esse videoperformance foi realizado para a primeira parte da minha pesquisa de doutorado em arte e acessibilidade, pelo Programa de Artes da Cena/ UNICAMP. Ele foi selecionado para apresentação na Biennale Arteinsieme - cultura e culture senza barriere. Edizione Straordinaria/ 2020. Ele foi filmado no Museo Tattile Statale Omero, na cidade de Ancona/ Itália. Nestes tempos de quarentena eles encontraram essa forma de resistência e fruição da arte para todos, em particular voltado para a difusão da arte para as pessoas com deficiência. 
A bienal estava selecionado projetos de artistas pesquisadores que realizam acessibilidade comunicacional em seus projetos. Neste vídeo conto com audiodescrição e legenda para surdos em italiano. Eles também valorizavam a participação de artistas com deficiência. Neste caso, a trilha sonora do videoperformance foi realizado pelo professor Vilson Zattera, músico e pessoa com deficiência visual, atua no Laboratório de Acessibilidade da UNICAMP, junto com sua assistente e música, Bianca Andréo.

 

https://www.instagram.com/dani_forchetti_acesso_cultural/

https://www.facebook.com/biennalearteinsieme/videos/2508263612608072/

 

Foto: Uirá Kuhlmann

Foto: Uirá Kuhlmann

Arquivo da performance.
Biennale Arteinsieme - cultura e culture senza barriere. Edizione Straordinaria/ 2020, Ancona/ Italia.
#audiodescrição: Foto colorida, retangular, na horizontal de Daniella da cintura para cima, dançando de olhos vendados no Museo Omero. Ela toco os olhos de uma réplica da cabeça de Davi, uma grande escultura branca, em gesso. Daniella é uma mulher de pele branca, cabelos curtos avermelhados. Usa um macacão marrom de mangas curtas. No fundo, sala da exposição com uma réplica da Pietá.