Palestra on line com Guga Ferraz


Qui, 18 de jun de 2020
14hs até 16hs

Google Meets
Local

Aberto a:
Restrito

O MAV Unicamp, em parceria com a Galeria de Artes do Instituto de Artes (GAIA), realiza nesta quinta-feira uma palestra on-line com o artista visual Guga Ferraz. Trata-se de evento vinculado a um projeto expositivo que teve o artista convidado pela Direção do Museu para ocorrer na Galeria do Instituto de Artes da Unicamp, parceira nesta proposta. O projeto original contemplava exposição, palestra e contato com alunos, docents e artistas da região interessados. Com a crise da pandemia trazida pelo COVID e o consequente isolamento social, o MAV ajusta parte do projeto acordado com o artista e viabiliza esta primeira etapa on-line, na forma de uma palestra a se estabelecer pela plataforma Google Meet/Unicamp. 

O convite já havia sido feito ao artista para que viesse a Campinas e por aqui, junto de alunos da área de Artes e Humanidades desenvolvesse o projeto expostivo do artista a partir de seus interesses de produção, mais recentes. 

O trabalho de Guga Ferraz tem projeção nacional reconhecida por sua habilidade em tratar de questões que interelacionam arte, espaço público e violência urbana. Ele tem atuado na cena artística de museus, a partir de intervenções artísticas, instalações, objetos e desenhos nos quais explora as relações do entorno, da própria memória da cidade do Rio de Janeiro e suas transformações sociais e usos cotidianos ao longo do tempo. 

Nesta palestra, o artista vai apresentar seu portfólio a partir de uma seleção de trabalhos que travam diálogo com o cotidiano e a memória da cidade do Rio de Janeiro, evidenciados em peças suas, tais como o ‘Ônibus Incendiado’, a ‘Cidade Dormitório’ e as ‘Linhas de Sal’ do projeto ‘Até Onde o Mar Vinha. Até Onde o Rio ia’, realizados no Rio de Janeiro ao longo das últimas duas décadas. Guga também vai abordar aspectos da relação criada entre arte urbana, publicidade e mídias sociais. 

O projeto ‘Jardins Futuros’ instalação editada para ter uma versão a ser instalada na GAIA Unicamp fica postergado para 2021, mas será também tema de discussão prévia neste evento. Além disso, o artista quer dialogar sobre as adaptações às condições de quarentena e debater com os interlocutores os futuros possíveis para além da pandemia. 

Mais informações sobre o artista podem ser conferidas em seu blog pessoal: http://gugaferraz.blogspot.com/ ou em outros sites institucionais dedicados às artes visuais tais como: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa368332/guga. A atualidade e sagacidade com a qual o artista cria seu trabalho igualmente movimentam pesquisas entre a veiculação do circuito e o carater acadêmico que podem ser recuperados por sites tais como: academia.edu ; archdaily (https://www.archdaily.com.br/br/tag/guga-ferraz) ; artsy.net (https://www.artsy.net/artwork/guga- ferraz-ate-onde-o-mar-vinha-ate-onde-o-rio-ia) ; dentre outros. 

A partir deste escopo de produção e visibilidade é que a produção deste artista passa a interessar aos direcionamentos atuais do MAV que mantem seu compromisso com o artista para esta primeira oportunidade de encontro. 

A Unicamp, particularmente por meio da PROEC / DCult, tem compreendido sua atuação universalizante lançando editais para a produção artística recente de forma a incentivar e premiar a produção artística e cultural bastante afetada por este momento particular. Neste sentido também, visando atuar interna e externamente, o MAV Unicamp mantém a programação desta palestra com o artista Guga Ferraz lamentando a impossibilidade de realizar o trabalho completo, mas visando continuar sua aproximação com representantes da classe artística, de pensamento crítico e atual que sejam compartilhados com os públicos intra e extramuros. 

Link para inscrições: https://forms.gle/eGwMVGytvHvYWYb7A