“COVIDEOGAMES -- jogos eletrônicos educativos inspirados na pandemia de COVID-19, para conscientização de público infanto-juvenil acerca da necessidade de isolamento social e higiene”

A comunidade IA se mantém unida em tempos de distanciamento físico.

Compartilhe aqui sua produção artístico-cultural!

“COVIDEOGAMES -- jogos eletrônicos educativos inspirados na pandemia de COVID-19, para conscientização de público infanto-juvenil acerca da necessidade de isolamento social e higiene”


Desenvolvimento de jogos do gênero “arcade”, para serem utilizados em celular ou página web, e nos quais são passadas informações sobre a pandemia de COVID-19, necessidade de isolamento, etc. Voltado prioritariamente a público infanto-juvenil, com propósitos claramente instrucionais ou educativos, bem como de “tomada de consciência”. O(s) jogo(s) se inspira(m) em fontes como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e a imprensa internacional (BBC, jornal El País) para fornecer informações e basear a ideia do jogo (e.g. matéria: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-16/radiografia-de-tres-surtos-de-coronavirus-como-se-infectaram-e-como-podemos-evitar.html#?sma=newsletter_brasil_diaria20200617) Em termos de gênero/estilo, podemos afirmar que o(s) jogo(s) apresentará(ão) prioritariamente elementos do gênero “arcade”, com perspectiva top down. Inspirações para o presente projeto são os jogos/franquias Overcooked e Legend of Zelda.

Projeto vinculado ao GENECINE: Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais.

Diretório Grupos de Pesquisa CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3158313099433794

Linha de pesquisa:

Gamecine: Artes cinemáticas e videogames

Objetivos da linha: Desenvolver pesquisa, conhecimento e produtos nas áreas de fronteira entre a história, teoria e prática do cinema e do audiovisual e a história, teoria e prática dos videogames.

NOVO! VERSÃO TESTE BETA 04/08/2020: https://simmer.io/@ErickMF/covideogame-beta-0-2

NOVO! DEVLOG 28/07/2020https://www.youtube.com/watch?v=K6AzRLLr_Gs&feature=youtu.be

NOVO! A PRIMEIRA VERSÃO-TESTE DO JOGO ESTÁ DISPONÍVEL PARA EXPERIMENTAÇÃO AQUI:

https://simmer.io/@ErickMF/~40b83136-4a53-8f7b-ef53-2e4d358cbf73

FAVOR RESPONDER A ESTE QUESTIONÁRIO APÓS SUA EXPERIÊNCIA COM O JOGO:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjaN4z4BMuU3kRc-XuOB4Uhc7Dsn7qBUjeSZIWpZgK6RszJw/viewform?usp=sf_link

NOVO! O JOGO FOI OFICIALMENTE LANÇADO NA 11a EDIÇÃO DO UNIMÍDIA, OCORRIDA ENTRE 16 E 25/10, MAIS PRECISAMENTE NO DIA 18/10, ÀS 15H, COM A "CONVERSA COM O GAMECINE", DENTRO DO UNIMÍDIA.

NOVO! A VERSÃO ALFA DO JOGO ESTÁ DISPONÍVEL PARA O PÚBLICO AQUI:

https://simmer.io/@ErickMF/covideogame-alpha-0-8

Equipe de pesquisa e execução:

Discentes:

Erick Manaroulas

Klebert Palucci

Guilherme Vian

Tomás Xavier

Docente (coordenação geral):

Alfredo Suppia

Resultados pretendidos:

Ao final do projeto, pretendemos fazer a redação de um artigo explicando nossa idéia original, nossa trajetória, processo de desenvolvimento, metodologia e resultados alcançados. O artigo, assinado pelos discentes membros do grupo de trabalho e pelo professor-orientador, será submetido a periódico acadêmico nacional.

O jogo será disponibilizado em plataformas online, tanto para download quanto para se jogar em navegadores web. Pretendemos também oferecer o(s) jogo(s) na qualidade de obras de arte experimentais, a serem possivelmente exibidas em galerias ou espaços culturais -- e.g. a GAIA (Galeria de Arte do Inst. de Artes da Unicamp); Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas-SP, etc.

Todos os resultados obtidos, em termos de videogames, serão publicados para uso gratuito e com código aberto (open source).

Bibliografia preliminar:

ABBRACINE, “Abraccine lança 100 melhores filmes brasileiros no Festival de Gramado”, 4 de setembro de 2016. Disível em https://abraccine.org/2016/09/04/abraccine-lanca-100-melhores-filmes-brasileiros-no-festival-de-gramado/ . Acesso em 22 de junho de 2020.

ALMEIDA, Jane; ARANTES, Priscila; MORAN, Patrícia (Orgs.) Harun Farocki: Programando o Visível. São Paulo: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – USP, 2017.

BATEMAN, Chris (ed.) Game Writing Narrative Skills for Videogames. Boston: Cengage, 2007.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: LIMA, Luiz Costa (org.). Teoria da cultura de massa. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

BORGES, Jorge Luiz. Esse Oficio do Verso, Cia das Letras 2004, Sao Paulo.

CAI J, Sun W, Huang J, Gamber M, Wu J, He G. Indirect Virus Transmission in Cluster of COVID-19 Cases, Wenzhou, China, 2020. Emerg Infect Dis. 2020 Mar 12;26(6).

DELLMANN, S.; RUPPIN, D.; de ZWAAN, K. “Intermediality in early cinema studies: An interrogation of a widely used concept for research practice”. (2012) Utrecht University Repository. Available at https://dspace.library.uu.nl/handle/1874/235396. Acessed on February 25, 2019.

ELLESTRÖM, Lars. “The Modalities of Media: A Model for Understanding Intermedial Relations.” In Media Borders, Multimodality and Intermediality, edited by Lars Elleström, 11-48. Basingstoke , New York: Palgrave Macmillan, 2010.

FLUSSER, Vilem. A Escrita – Ha futuro para a escrita? Sao Paulo: Annablume, 2010.

GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do cinema as mídias interativas. São Paulo: Senac, 2010, 3a ed.

HARRIGAN, Pat; WARDRIP-FRUIN, Noah. Third Person: Authoring and Exploring Vast Narratives. Cambridge: The MIT Press, 2009.

______. Second Person: Role-Playing and Story in Games and Playable Media. Cambridge: The MIT Press, 2007.

JENKINS, Henry. Game Design as Narrative Architecture. In: WARDRIP-FRUIN, Noah; MONTFORT, Nick. (Eds.). The New Media Reader. Cambridge: The MIT Press, 2003.

KAMPF G, Todt D, Pfaender S, Steinmann E. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and their inactivation with biocidal agents. J Hosp Infect. 2020 Mar;104(3):246-251.

MANOVICH, Lev. Software Takes Command. New York: Bloomsbury Academic, 2013.

MANOVICH, Lev. The Language of New Media. Cambridge: The MIT Press, 2001.

MANOVICH, Lev. What is Digital Cinema? In: LUNENFELD, Peter (ed.). The Digital Dialectic: New Essays on New Media. Cambridge/London: The MIT Press, 2000.

MANOVICH, Lev; KRATKY, Andreas. Soft Cinema: Navigating The Database. Cambridge: The MIT Press, 2005.

MUSBURGER, Robert B. Roteiro para mídia eletrônica: TV, rádio, animação e treinamento corporativo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

PAECH, Joachim. “The Intermediality of Film”. Acta Univ. Sapientiae, Film and Media Studies, 4 (2011) 7–21.

PETHŐ, Ágnes. “Intermediality in Film: A Historiography of Methodologies”. Acta Univ. Sapientiae, Film and Media Studies, 2, 2010, pp. 39–72.

SCHELL, Jesse. The art of game design, Elsevier, Estados Unidos, 2008.

SCHMIDT, Victoria Lynn. Story Structure Architect. Cincinnati: Writer's Digest Book, 2005.

SHIRINIAN, Ana. The Uneasy Merging of Narrative and Gameplay, revista eletrônica Gamasutra, 2017.

STANTON, Richard. A Brief History of Video Games: From Atari to Xbox One. London: Robinson, 2015.

TURKLE, Sherry. Video Games and Computer Holding Power. In: WARDRIP-FRUIN, Noah; MONTFORT, Nick. (eds.). The New Media Reader. Cambridge: The MIT Press, 2003.

SALAS, Javier; ZAFRA, Mariano. “Radiografia de três surtos de coronavírus: como se infectaram e como podemos evitar”. El País, 15 JUN 2020. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2020-06-16/radiografia-de-tres-surtos-de-coronavirus-como-se-infectaram-e-como-podemos-evitar.html#?sma=newsletter_brasil_diaria20200617) . Acesso em 22 de junho de 2020.

SUPPIA, Alfredo. “Em torno de cena e da sequencia: problemas de categorizaçao”. Galáxia (Sao

Paulo, Online), n. 30, p. 60-72, dez. 2015. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015220588,

disponivel em http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/20588/18253

TROTTIER, David. The Screenwriter's Bible. Beverly Hills: Silman James, 2010. 5a ed.

VAN DOREMALEN N, et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. 2020. The New England Journal of Medicine doi: 10.1056/NEJMc2004973

VOGLER, Christopher. The Writer's Journey: Mythic Structure for Writers. Studio City: Vogler, 3a ed.

WARDRIP-FRUIN, Noah; MONTFORT, Nick. (eds.). The New Media Reader. Cambridge: The MIT Press, 2003.

WARDRIP-FRUIN, Noah; HARRIGAN, Pat. First Person: New Media as Story, Performance, and Game. Cambridge: The MIT Press, 2004.

XAVIER, Ismail. Maquinações do olhar: A cinefilia como ver além na imanência. In: MÉDOLA, Ana Sílvia; ARAÚJO, Denise; BRUNO, Fernanda (orgs.). Livro da XV Compós: Imagem, visibilidade e cultura midiática. Porto Alegre: Sulina, 2007.

 

Videografia:

Cronologia: de pneumonia misteriosa a mais de 150 mil mortes por covid-19

https://www.youtube.com/watch?v=5NJaUIHtwOo

Coronavírus: como diferenciar sintomas da covid-19 de uma gripe, um resfriado ou uma rinite?

https://www.youtube.com/watch?v=tcrZd5uxajw

Coronavírus: O que a covid-19 faz com o seu corpo

https://www.youtube.com/watch?v=WEMpIQ30srI&t=1s

Coronavírus: 12 dúvidas relacionadas à covid-19

https://www.youtube.com/watch?v=oXYbvA8X3as

Como o coronavírus age?

https://www.youtube.com/watch?v=Cj4UYgMeQWM

O que acontece quando você pega o coronavírus?

https://www.youtube.com/watch?v=5DGwOJXSxq