A comunidade IA se mantém unida em tempos de distanciamento físico.

Compartilhe aqui sua produção artístico-cultural!

PPGAV_Encontros sobre a pesquisa em artes: Musealização e performatividade: desafios para a história da arte contemporânea


11/06/2020
Data da produção

coordppgav@iar.unicamp.br
Contato

Palestra realizada pelo Prof. Dr. Emerson Dionisio Gomes de Oliveira (professor associado do Departamento de Artes Visuais da UNB) no Evento "Encontros sobre a pesquisa em artes" promovido pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais do IA, realizado entre os meses de maio e julho de 2020.

Resumo: A performance pode ser arquivada? Refletir sobre a questão da reapresentação de ações performáticas, tipificadas dentro dos códigos da arte contemporânea, em instituições museológicas implica compreender as dificuldades em narrar e conceituar o performático no sistema das artes visuais, especialmente na realidade das coleções e instituições brasileiras. É importante problematizar a fotoperformance, a videoperformance e outras linguagens híbridas a partir de suas relações com a documentação sobre a performance, buscando a interseção entre o trabalho de curadores, historiadores da arte e museólogos.