A comunidade IA se mantém unida em tempos de distanciamento físico.

Compartilhe aqui sua produção artístico-cultural!

AULA DE DESENHO: O CROQUI DE VIAGEM


19/06/2020
Data da produção

haroldogallo@uol.com.br
Contato

Trata-se de uma aula sobre minha experiência com Croquis de Viagem. Compreende os desenhos (croquis) de uma exposição denominada Registro de uma vivência espacial "Firenze Itália" realizada na Galeria de Arte da Unicamp em 2019, bem como outras experiência de croquis de viagem desenvolvidas entre 2017 e 2019. Tratou-se de uma aula para a disciplina "desenho Artístico" do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, estendida aos alunos do curso de Pós-graduação, especialização Conservação e Restauro de Obras de Arte integradas à Arquitetura. Insere-se no Grupo de Pesquisa por mim liderado e registrado no Diretório Nacional de Grupos de Pesquisa do CNPq intitulado “Criação e Projeto: neurociência, permanência e inovação” na linha de pesquisa “Preservação: neurociência e memória”.

É uma revisitação e resgate do croqui, enfatizando-o enquanto instrumento de aproximação e conhecimento cultural, numa época em que os instrumentos tecnológicos dominam a cena. Hoje, torna-se necessário rediscutir e revalorizar os meios e processos tradicionais de aquisição e produção de conhecimento, quando a imagem e sua produção são preponderantes na cultura humana, mas a novidade e a velocidade de substituição se acentuam de forma exponencial: Revisitar as capacidades e habilidades de concentração, aprofundamento, sistematização, paciência, precisão do olhar, visão de conjunto e não fragmentada, quietude e crítica, síntese, dentre tantas outras, torna-se forma de resistência cultural e de inclusão de meios que intensificam a humanidade dos nossos procedimentos.

O objetivo dessa pretendida publicação nas redes sociais é dar acesso à comunidade de forma mais ampla dessa experiência artística e dos instrumentos para sua realização, emulando a atividade do desenho, especialmente nesse momentos de isolamento social, quando o exercício do croqui pode se tornar forma de resiliência.