Doutorando de Artes Visuais do Instituto de Artes da UNICAMP é contemplado com Prêmio CAPES de Teses 2020

Bruno Seravali Moreschi, aluno egresso do curso de Doutorado em Artes Visuais foi contemplado nesta quinta feira (01/10/2020) pelo Prêmio CAPES de Teses 2020. Contemplada na área de Artes, a tese intitulada "Olhares mediados: aproximações empíricas e emancipadas em museus" foi defendida dia 28/02/2019 e teve como orientadora a Profa. Dra. Claudia Valladão de Mattos Avolese. 

A tese discute as possibilidades de construção de modos de aproximação em instituições museológicas, baseados em estudos de casos específicos em 29 museus da América Latina e Europa, que foram visitados e problematizados durante o estudo. O resultado é um inventário experimental de possibilidades de atuação crítica nesses espaços de legitimação de arte e de História – com interesse na decodificação de seus discursos e estratégias, revelando seus jogos de poder, explícitos ou implícitos, e, muitas vezes, caminhando em direção contrária a seus procedimentos.

Para acessar a tese, clique aqui

Outros trabalhos derivados da tese foram publicados posteriormente pelo aluno e podem ser encontrados abaixo:

Artigo: Ruukku 12 - Studies in Artistic Research Journal, FI, 2019. (article)
 
Artigo: With Gabriel Pereira. Springer AI & Society Journal (special edition edited by Mitra Azar, Geoff Cox, and Leonardo Impett)

 

Projeto realizado pelo autor na 33ª Bienal de São Paulo:
https://outra33.bienal.org.br/  
 

O Prêmio Capes de Teses é fruto de parceria entre a CAPES, a Fundação Carlos Chagas, a Comissão Fulbright e o Instituto Serrapilheira. Uma tese é premiada em cada uma das 49 áreas de avaliação reconhecidas pela CAPES. Dos trabalhos agraciados sairão os vencedores do Grande Prêmio, oferecido ao destaque de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida, Humanidades e Exatas. A cerimônia acontecerá em dezembro. Acesse aqui a íntegra da publicação do resultado pela CAPES e maiores informações sobre o Prêmio.