A comunidade IA se mantém unida em tempos de distanciamento físico.

Compartilhe aqui sua produção artístico-cultural!

"Cinema de Ficção Científica do Sul: o caso argentino", Prof. Dr. Mariano Paz (Univ. of Limerick, Irlanda)


27/10/2020
Data da produção

Campinas (virtual)
Local

asuppia@unicamp.br
Contato

Esta apresentação oferecerá um panorama do cinema de ficção científica da Argentina, como um exemplo da forma como este gênero tem sido revisitado por cineastas locais. Usando uma seleção de estudos de caso, explorarei um corpus de filmes menos focado no espetáculo e na ação e, em vez disso, centrado na especulação e na alegoria política, mostrando que esses filmes muitas vezes confundem as fronteiras entre a alta cultura e a cultura popular.

Dr. Mariano Paz, da Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais (Univ. de Limerick), cujos interesses estão focados na distopia, política e sociedade na cultura popular latino-americana. Em particular, sua pesquisa até o momento explorou a representação da ciência e tecnologia nos filmes argentinos, cinemas de gênero na América Latina (incluindo o fantástico e a ficção científica), cinemas não naturalistas e literatura na cultura argentina, e a representação da cidade na Cinema latino-americano.

A palestra online será em inglês, com sessão de perguntas e respostas em inglês, português ou espanhol.

Realização: Genecine (Grupo de Estudos sobre Gêneros Cinematográficos e Audiovisuais) - Diretório Grupos de Pesquisa CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3158313099433794

Vídeo original disponível no Canal do Youtube Alfredo Luiz Suppia (https://www.youtube.com/watch?v=i0kHeZ3s8VE).