A comunidade IA se mantém unida em tempos de distanciamento físico.

Compartilhe aqui sua produção artístico-cultural!

Leitura Dramática da peça A Ressurreição do Primo Basílio (1879)


27/11/2020
Data da produção

Live realizada pelo YouTube
Local

jean-carvalho4@hotmail.com
Contato

Maria Angélica Ribeiro (1829 -1880) foi uma dramaturga que em pleno século XIX escreveu mais de 20 peças de teatro e que obteve grande reconhecimento artístico pelo público e pelos companheiros de ofício da época. Apesar de ter sido muito aclamada enquanto dramaturga, Maria Ribeiro e sua vasta produção teatral encontram-se esquecidas pelo tempo e pelos estudos teatrais da atualidade.

Foi por isso que no dia 27/11, às 19h, acompanhado de um grupo de alunes majoritariamente do primeiro ano das Artes Cênicas da Unicamp, realizamos, no canal do Laboratório de Dramaturgia, uma leitura dramática da comédia original em um ato A Ressurreição do Primo Basílio (1879), de Maria Angélica Ribeiro. Nosso intuito foi divulgar a existência da autora e apresentar uma de suas obras ao público, fomentando o debate sobre a presença das mulheres na dramaturgia brasileira – principalmente aquela de tempos longínquos. Após a leitura, tivemos um bate-papo para uma breve exposição da pesquisa, compartilhando impressões sobre a obra lida e respondendo aos comentários que surgiram.

*Esse evento integrou a última etapa da pesquisa de Iniciação Científica fomentada pela FAPESP (Processo nº 2019/16461-3), realizada por Jean Carvalho, orientada pela Profa. Dra. Larissa de Oliveira Neves Catalão e intitulada Maria Angélica Ribeiro: aquela considerada a primeira dramaturga brasileira.

Vídeo original disponível no Canal do LabDrama no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=50wj-i06AT4&ab_channel=Lab.Drama.).