A comunidade IA se mantém unida em tempos de distanciamento físico.

Compartilhe aqui sua produção artístico-cultural!

GAIA UNICAMP: Exposição "Polpa, Água e Matéria" (Luciane Kunde)


15/02/2021
Data da produção

Internet
Local

gaia@unicamp.br
Contato

A Galeria de Arte do Instituto de Artes – GAIA UNICAMP convida para o evento da programação oficial de 2021:  

Projeto GAIA VIRTUAL - Exposição Polpa, Água e Matéria, da artista Luciane Kunde.

“Inúmeras sensações são transmitidas pela poética presente na obra de Luciane Kunde, a artista faz experimentações realizando sua pesquisa de mestrado em artes, as quais resultam nesta admirável experiência artística. No conjunto de delicados trabalhos pertencentes à série Livros de artista, entre outras coisas, são acrescentadas folhas secas e “esqueletos” de folhas, inserindo justaposições e sobreposições de papéis rasgados, tingidos, criando composições de planos inusitados. 

Nos toca profundamente a série Chuvas, que com uma simplicidade extrema em sua realização, produz um resultado poético impactante por sua beleza. Pigmentação da polpa com diversas distribuições em um mesmo campo, “pintando” com a matéria e criando o que a artista chama de Possíveis Paisagens e Céu. Em Casulo o plano do papel ganha o espaço ocupando a tridimensionalidade, flutua levemente com extrema delicadeza, sem aparentar peso ou volume. 

O fluxo de sua obra transcorre com visível naturalidade, seguindo em seu próprio processo, tal qual uma espécie de ritualística de magia. No início é feita coleta e organização da matéria prima, oriunda de inúmeras plantas da natureza, após isto a preparação cuidadosa no cozimento destas fibras vegetais, a polpa, tingimento e pigmentação, dispersão das fibras na água (fluido essencial à vida). Manipulação da polpa na peneira onde a sensibilidade e delicadeza imperam, densidade e espessura, a modelagem da forma da obra, o plano e a tridimensionalidade, resultante da interação da artista com estes elementos. Magia, a matéria é finalizada e surge como intervenção artística. Polpa, água e matéria.”

Sérgio Niculitcheff, 2021.
Orientador de Mestrado em Artes
Instituto de Artes da UNICAMP

Imagem exposição Polpa, água e matéria da artista Luciane Kunde

Visite pelo endereço eletrônico: https://www.iar.unicamp.br/galeria/gaia-virtual/

A exposição ficará disponível online de 15 de fevereiro a 19 de março de 2021.

___
Realização: Galeria de Arte do Instituto de Artes - GAIA UNICAMP.  Website: https://www.iar.unicamp.br/gaia/. E-mail: gaia@unicamp.br 

Projeto Virtual idealizado por Rogério Bordini, doutorando em Artes Visuais - Instituto de Artes UNICAMP.  

Coordenação: Profa. Dra. Luise Weiss.