Seminário de abertura da Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Memorial da América Latina realiza seminário de abertura da
Cátedra Unesco para Integração da América Latina 2021

 

As professoras Ana Carolina de Moura Delfim Maciel e Carla Caffé são as palestrantes convidadas para o evento, dia 11 de agosto

A Rede de Cooperação UNITWIN para Integração na América Latina (Cátedra Unesco Memorial), sediada no Memorial da América Latina, realiza o seminário de abertura das atividades de pesquisa de 2021, dia 11 de agosto, às 19h.

Direcionada pela agenda 2030 da Unesco, a temática da Cátedra no biênio 2020-2021 é “Movimentos da América Latina” e, especificamente em 2021, o título do projeto que direciona as pesquisas é “Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI”. As atividades são voltadas ao tema do refúgio e seus desdobramentos no contexto brasileiro atual e envolvem pesquisas, orientação de bolsistas, seminários, oficinas, rodas de conversa, além da gravação de relatos, englobando os temas do refúgio e dos deslocamentos forçados juntamente com o respeito aos direitos humanos e das possibilidades de acolhimento no âmbito da sociedade.

A prof. Dra. Ana Carolina de M. D. Maciel, professora catedrática da Cátedra Unesco Memorial e presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Unicamp, fará a apresentação da palestra “Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI”. Ana Maciel, que tem importante trajetória acadêmica tanto na temática do refúgio quanto nas pesquisas sobre histórias de vida e audiovisual, contará sobre o projeto de pesquisa de 2021 e apresentará os bolsistas selecionados.

A segunda palestra será da professora, artista, arquiteta e diretora de arte Carla Caffé, que abordará o tema "Era o Hotel Cambridge: os refugiados e a mobilidade em São Paulo". Carla Caffé foi diretora de arte do filme Era o Hotel Cambridge, que apresenta a história de refugiados recém-chegados ao Brasil. Eles dividem com um grupo de sem-teto um velho edifício abandonado no centro de São Paulo, que, em outros tempos, funcionava o hotel de mesmo nome.

A mediação será da Diretora do Centro Brasileiros de Estudos da América Latina (CBEAL) e Coordenadora da Cátedra, Luciana Latarini Ginezi, que fará o lançamento do livro digital Cadernos da Cátedra Unesco Memorial - Movimentos da América Latina, vol. I. A publicação é mais um fruto das atividades realizadas ano passado e traz artigos das bolsistas e da catedrática do programa de pesquisas da Cátedra Unesco Memorial de 2020.

O evento será transmitido pela plataforma Zoom no link: https://us02web.zoom.us/meeting/84286840044 e pelo canal do YouTube do Memorial da América Latina pelo endereço: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp
 

A Cátedra Unesco Memorial para a Integração da América Latina é parte da rede de cooperação Unitwin entre as universidades paulistas públicas (USP, Unesp e Unicamp) e o Memorial da América Latina. Conta, ainda, com a participação da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, Fapesp e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento na comissão de orientação.

Sobre as palestrantes:

Ana Carolina Maciel

 

Ana Carolina de Moura Delfim Maciel é coordenadora da Coordenadoria dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN - Unicamp), presidenta, desde 2019, da Comissão Assessora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - importante instituição na temática do refúgio - ACNUR/UNICAMP. É Internacional Fellow no Institut Convergences Migrations (IC Migrations), em Paris. Realizou entrevistas com doadores do Museu Paulista da USP, no qual desenvolveu a pesquisa "Histórias de vida e o registro audiovisual" no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Realizou pós-doutorado no Museu Paulista da USP, onde desenvolveu a pesquisa "Histórias de vida e o registro audiovisual" no Centre de Recherches Historiques da École des Hautes Études en Sciences Sociales. Destaca-se a sua trajetória na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na qual desenvolve atividades como docente do Programa de Pós-graduação em Multimeios e coordena a plataforma Memórias Covid-19.

 

Carla Caffé

Carla Caffé é arquiteta, artista, diretora de arte e professora. Participou de importantes mostras internacionais, entre elas a Bienal de arquitetura de Veneza 2018. Seus principais projetos realizados em cinema são:  Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, 2017) e Central do Brasil (Walter Salles, 1998). Publicou 4 livros, sendo os mais recentes Era o Hotel Cambridge, arquitetura, cinema e educação, edições SESC e  o livro de artista A(e)rea Paulista, publicado pela Galeria Vermelho. É reconhecida por seus projetos multidisciplinares envolvendo práticas pedagógicas.

Programação:

Abertura | Jorge Damião, Presidente da Fundação Memorial da América Latina.

Palestra Vidas refugiadas: trajetórias no limiar do século XXI | Profa. Dra. Ana Carolina de M. D. Maciel, Catedrática Unesco Memorial, professora da UNICAMP e presidenta da Cátedra Sérgio Vieira de Mello.

Palestra Era o Hotel Cambridge - os refugiados e a mobilidade em São Paulo | Carla Caffé, professora, arquiteta e diretora de artes dos filmes Era o Hotel Cambridge, Central do Brasil, Narradores de Javé.

Lançamento do livro digital: Cadernos da Cátedra Unesco Memorial, Movimentos da América Latina, vol. I | Luciana Latarini Ginezi, Diretora do CBEAL e coordenadora da Cátedra Unesco Memorial.

Encerramento |

Serviço:

Seminário de Abertura Cátedra Unesco Memorial 2021
11 de agosto, das 19h às 20h30
YouTube: www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp
Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/meeting/84286840044