Concerto do GruPU - Grupo de Percussão da UNICAMP
GRUPU – Grupo de Percussão da Unicamp – concerto no Auditório do Instituto de Artes da UNICAMP – 11/05/2022 – 19h
Em 25 anos de intensa atividade artística o GRUPU - Grupo de Percussão da UNICAMP, se tornou um dos mais ativos grupos de percussão erudita do país, incluindo uma agenda regular de concertos, gravações, aparições em programas de rádio e televisão, bem como participações em importantes festivais de percussão da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
Recentemente, no ano de 2019, o GRUPU realizou a estréia do Concerto Duplo para Percussão e Piano, do compositor Mario Ficarelli, atuando como solista da OSUSP na Sala São Paulo. Nesse mesmo ano lança os CDs GRUPUano20 #01 e #02.
Além de uma lista de concertos realizados em todas as regiões do país, destacam-se as incursões do grupo no exterior. Em 2018 realizou sua terceira turnê na Europa tendo realizado concertos na França, Suiça e Espanha, em celebração aos seus 20 anos de trajetória. No mesmo ano o GRUPU atuou como solista da Ithaca College Symphony Orchestra, EUA, tendo gravado o Concerto para Percussão n. 2a, do compositor Marlos Nobre. Em 2005 lançou o CD - Configurações para Percussão Contemporânea, com patrocínio da Petrobrás Cultural. Neste mesmo ano realizou uma série de concertos nos Estados Unidos. Em 2009, o GRUPU realizou sua segunda incursão na Europa patrocinado pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura.
Os projetos multimidiáticos são uma das características do GRUPU como o espetáculo PERSEPHASSA baseado na obra de Iannis Xenakis, em parceria com a companhia de dança Cia. Domínio Público, bem como trabalhos realizados com o Grupo de Dança REDE e Jorge Garcia Companhia de Dança. Em 2010 o GRUPU integrou o espetáculo Cartes Blanches dirigido pelo coreógrafo belga Thierry De Mei.
GruPU – Grupo de Percussão da UNICAMP
Direção: Fernando Hashimoto
Integrantes: Gabriela Favaro, Maria Fernanda Ribeiro, Rafael Peregrino, Bruna Sousa, Ana Paula Marsarioli, Yasmin Guidi, Vasny Florenço, Marcelle Pilot, Pedro Rossi, Pierre Macedo, Nicolas Botelho, Lucas Reginato, Felipe Suto
Convidada especial: Ana Nobre, regência na obra Pulse
PROGRAMA
- Steve Reich (n. 1936), Music for Pieces of Wood (1973)
- Henry Cowell (1897-1965), Pulse (1939)
- Christopher Rouse (1949-2019), Ku-Ka-Ilimoku (1978)
- Nigel Westlake (n. 1958), Omphalo Centric Lecture (1984)
- Lynn Glassock (n. 1946), Between the Lines (1998)
Entrada franca