GUITARRA ELÉTRICA NA CANÇÃO POPULAR BRASILEIRA: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DE TONINHO HORTA EM QUATRO ÁLBUNS DE JOÃO BOSCO

Mestrado em Música
Orientando
André Filipe Gonçalves Carreiro
Orientador
Hermilson Garcia Do Nascimento
Data
Sex, 12 de ago de 2022 às 10:00hs
Local
Modo híbrido (à distância pelo Google Meet, e presencialmente na Sala 3 da CPG/IA)
O link da transmissão ao vivo da defesa é disponibilizado nesta página na data da apresentação, próximo ao seu horário de início, e pode ser acessado por todos os usuários (com ou sem vínculo institucional com a Unicamp).
Resumo

O presente trabalho teve como objetivo apresentar apontamentos analíticos sobre a atuação do músico Toninho Horta à guitarra elétrica em quatro álbuns do compositor, intérprete e violonista João Bosco. Inicialmente, contextualizamos o objeto de estudo e discutimos a respeito da dimensão simbólica atrelada ao uso da guitarra elétrica na música popular brasileira fonográfica, visando relacionar o uso desse instrumento musical na discografia analisada com o projeto artístico de Bosco. Para tanto, nos amparamos em depoimentos dos próprios músicos envolvidos, bem como no posicionamento de historiadores e pesquisadores que estudam a polarização entre o anseio pela modernidade e a busca por manter vínculo com a tradição, tema que envolvia o uso da guitarra elétrica em território pátrio nos anos de 1950 a 1960. Nos álbuns referenciados, Horta atua em 19 fonogramas que forneceram o material para análise empenhada nesta investigação, amparada principalmente pelas contribuições do musicólogo Philip Tagg. A escolha por essa ferramenta metodológica ocorreu principalmente pelo destaque atribuído pelo autor à importância de se atentar a elementos musicais que não estão em primeiro plano no processo de análise, a exemplo da guitarra elétrica em contexto de acompanhamento. Tagg também busca dissipar a hierarquia que favorece estudos do ponto de vista estrutural, que se inclinam para o senso de música como linguagem absoluta, em detrimento da atribuição de significados no discurso musical. Os resultados mostraram que os recursos técnicos musicais utilizados por Horta vão ao encontro dos temas propostos por Bosco nos discursos musical e verbal das canções. Ao longo desta pesquisa, relacionamos ainda as escolhas criativas de Horta com músicos apontados por ele como referências em sua formação musical. Por fim, esperamos contribuir com a reflexão a respeito do grau de importância dos participantes envolvidos em uma produção musical, além de fornecer subsídios para aprofundar a discussão sobre temas relacionados à guitarra elétrica e acompanhamento na música popular brasileira.