O TROMBONE BAIXO NO ENSINO SUPERIOR: PERSPECTIVAS HISTÓRICAS, DIDÁTICAS E PERFORMÁTICAS

Doutorado em Música
Orientando
Fransoel Caiado Decarli
Orientador
Paulo Adriano Ronqui
Data
Seg, 05 de dez de 2022 às 09:00hs
Local
Resumo

A presente tese oferece uma investigação acerca dos aspectos históricos, estrutura física, elementos técnicos e de performance do trombone baixo com foco no ensino superior no território brasileiro. Para esse fim, fundamentou-se em diversificadas fontes primárias e secundárias com temáticas associadas aos trombones, realizadas por meio de revisão bibliográfica, pesquisa de campo, aplicação de questionários e em dados empíricos do autor. Como resultado, apresenta as semelhanças e as diferenças históricas, físicas, técnicas e de performance existentes entre o trombone tenor e o baixo. Como contribuição para a área de ensino dos instrumentos de metal, apresenta uma revisão e sugestões de materiais didáticos que podem ser utilizados e/ou incorporados nos cursos de bacharelado em trombone baixo no ensino superior na atualidade.