Cinema negro brasileiro: das identidades às fabulações
Natasha Roberta dos Santos Rodrigues
Gilberto Alexandre Sobrinho
Sex, 20 de out de 2023 às 14:00hs
Desde o início do século XX, o cinema brasileiro se interessou pelas questões de identidade nacional, produzindo representações que, em sua maioria, estruturaram a invisibilidade e/ou a marginalização de sujeitos negros na imagem cinematográfica. A defesa da autorrepresentação e as mudanças sociopolíticas do final desse século propiciaram transformações significativas na participação de pessoas negras na comunidade brasileira imaginada através do cinema. O objetivo deste trabalho é compreender o que se configura o cinema negro brasileiro a partir dos anos 2000 e para que direções aponta a produção de imagens de cineastas negras e negros nas duas últimas décadas. A análise fílmica de obras desses e dessas cineastas permite observar os modos de apropriação e elaboração criativa da afirmação da identidade racial nas produções recentes, em especial, de curtas-metragens. Com base nas discussões sobre identidade cultural de Stuart Hall e nas reflexões sobre a fábula cinematográfica de Jacques Rancière, esta pesquisa procura investigar o cinema negro brasileiro enquanto movimento cultural contemporâneo, no qual, por meio da experiência da fabulação, a identidade se torna lugar de criação e reinvenção de si.