Bacharelado em violino e o preparo para a docência do instrumento: uma proposta de inclusão de formação pedagógica
Marina Maugeri Santos
Emerson Luiz De Biaggi
Ter, 07 de nov de 2023 às 14:00hs
Este trabalho tem como tema central a formação de bacharéis para dar aula de instrumento proporcionada pelas universidades brasileiras. O trabalho teve como recorte a formação dos alunos de bacharelado em violino. Nossas hipóteses iniciais eram que o curso de bacharelado em instrumento não dá aos alunos bacharéis a formação necessária para se prepararem para a docência, e que são necessárias disciplinas específicas de pedagogia do instrumento para desenvolver tal preparo. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo oferecer uma proposta de inclusão de formação pedagógica, por meio de disciplinas específicas sobre o assunto, para os alunos de bacharelado em violino de universidades brasileiras que ainda não possuem esse tipo de formação. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado em três etapas. A primeira etapa constituiu-se no estudo da bibliografia de referência, que não só nos auxiliou na fundamentação teórica, mas também durante as outras etapas da pesquisa e desenvolvimento do seu produto final. Na segunda etapa foi realizada uma pesquisa curricular, por meio de questionários online com professores de violino de universidades públicas brasileiras, buscando cursos que incluem formação pedagógica para os graduandos no bacharelado em violino. Essa etapa tinha o intuito de coletar dados sobre: quantidade de cursos de bacharelado em violino que possuem formação para docência; opinião dos professores universitários sobre a importância deste tipo de formação; e informações sobre disciplinas já existentes para o desenvolvimento de um modelo de disciplina de pedagogia do violino. A terceira etapa contou com a realização de disciplinas teste sobre pedagogia de cordas friccionadas, realizadas no Instituto de Artes da Unicamp, com a intenção de experimentar conteúdos e formatos possíveis para uma disciplina de pedagogia do violino e/ou de cordas friccionadas. Como resultado e produto final do trabalho, não chegamos a um modelo específico de disciplina, entretanto, a uma proposta para a construção de disciplinas de pedagogia do instrumento. Nesta proposta consideramos seis aspectos que são essenciais de serem considerados no momento de elaboração de uma disciplina de pedagogia do instrumento: a ressignificação da docência do instrumento; escolha do conteúdo abordado na disciplina; prática de ensino; quantidade de semestres para a disciplina; professores responsáveis pela disciplina e sua formação; público alvo da disciplina.